Terça-Feira, 02 de Abril de 2024, 16h37
BARRACO NO STF
Governador critica postura de mulher de deputado: "fala desonesta"
Ministro suspendeu audiência após ataques de Nilma
Da Redação
O governador Mauro Mendes (União) criticou indiretamente, sem citar nomes, a atitude da empresária do ramo de iscas, Nilma Silva, que é mulher do deputado estadual Wilson Santos (PSD), durante audiência de conciliação sobre a lei do Transporte Zero no Supremo Tribunal Federal (STF), realizada nesta terça-feira (2). A reunião foi cancelada e ficou sem resolução após a fala de Nilma da Pesca, que foi tida como desrespeitosa pelo ministro André Mendonça.
“A pessoa fez afirmações acintosas contra mim e contra outras pessoas. Falas mentirosas, desrespeitosas e desonestas. E o ministro [André Mendonça] não poderia aceitar, diante da Suprema Corte, alguém agir daquela forma. Então ele suspendeu a sessão”, declarou Mendes em coletiva de imprensa. Para o governador, o encontro entre representantes de diversos Poderes, com a intermediação do ministro André Mendonça, que é relator da ação do MDB e PSD que contesta a constitucionalidade da Lei do Transporte Zero de pescado no Estado, foi suspenso por conta do comportamento de Nilma.
“A motivação de alguns desses partidos não é o que a gente reputa de republicana. Uma das supostas representantes desses partidos foi a pessoa que faltou com o respeito com o próprio ministro”, afirmou Mendes, ao completar que "o que levou o ministro a suspender o processo, porque ele achou aquilo uma afronta a esse princípio altamente elogiável dese tentar conciliar com diálogo, honestidade e com sinceridade. O ministro deu a repreensão na pessoa que assim agiu. Cortou a palavra dela e suspendeu a reunião”. Após a suspensão da audiência, o ministro afirmou que ele decidirá sobre a constitucionalidade ou não da lei.
Em meio à audiência de conciliação, a empresária pediu a palavra ao ministro para falar em nome do segmento da pesca de Mato Grosso e foi autorizada. No entanto, em meio ao discurso da esposa, o deputado Wilson Santos começou a filmá-la, momento em que foi advertido pelo ministro.
Ainda em meio ao discurso, em defesa de seus argumentos, Nilma passou a atacar a família e as empresas do governador Mauro Mendes, quando o ministro perdeu a paciência e cancelou a conciliação. "Está cassada a palavra da senhora. A senhora não tem decoro. A senhora realmente consegue ultrapassar os limites [...] Não vou mais trazer as partes como agora, porque infelizmente não corresponderam à confiança. Está frustrada a tentativa de conciliação”, bravejou André Mendonça.
Lei do Transporte Zero
A polêmica lei do Transporte Zero proíbe o transporte, armazenamento e venda do pescado dos rios de Mato Grosso, salvo a modalidade pesque e solte, assim como a pesca de subsistência aos ribeirinhos. A legislação foi sancionada neste ano e é alvo de resistência por parte de pescadores e ribeirinhos.
Conforme proposta do Governo de Mato Grosso na audiência de conciliação, ficaria proibido o transporte apenas de algumas espécies como: barbado, bicuda, cachara, carapari, dourada, dourado, jaú, matrinchã, pacu, pintado, piraíba, pirara, pirarucu e surubin.
Porém, todas as demais espécies de peixes, estimadas em mais de 100, poderiam ser pescadas, transportadas e comercializadas, dentro das cotas permitidas pela lei.
Veja o vídeo da entrevista do governador:
Ermelinia | 11/04/2024 12:12:41
Bem que meu marido falou essa mulher está brigando a favor da pesca, não tem cara de pescadora. Agora que eu entendi a briga do deputado Wilson Santos, contra o governador sobre a pesca a mulher dele é empresária das isca da pesca é o que eu sempre falei esse deputados são todos ricos, estão ali ocupando cargo para beneficiar eles próprios no poder duvido se alguém da famÃlia dele não estivesse ganhando dinheiro na pesca ele estaria brigando indo até em BrasÃlia.
Luis | 04/04/2024 09:09:07
MMENTE SÓ CRIOU ESSA BANDALHEIRA PARA ENCOBRIR OS GARIMPOS D SUA PROPRIEDADE QUE LANÇARA MUITO, MAS MUITO, MERCÚRIO NOS RIOS E CONTAMINARà OS PEIXES, E CONSEQUENTEMENTE QUEM OS COMER . MAIS UMA ARDILOSA ARMAÇÃO DA ATUAL GESTÃO... !!! QUANDO TERMINAR ESSE GOVERNO, A FACÇÃO ESTARà BILIONÃRIA, E A JUSTIÇA , DIFICILMENTE CONSEGUIRà COLOCA-LA NA CADEIA ... " PEIXES PEQUENOS " IRÃO VER O SOL NASCER QUADRADO, COM TOTAL MERECIMENTO, MAS O VERDADEIRO BANDIDO , NÃO !!! NÃO GOSTO DE WILSON SANTOS QUE É TÃO OU MAIS CORRPUTO QUE A TUAL GESTÃO, MAS GOSTO DE VER O CIRCO DOS CORRUPTOS PEGANDO FOGO E ATIRANDO EM SEUS PRÓPRIOS PÉS !!
Valdeci | 03/04/2024 12:12:56
Seja claro com a população Sr governar,sua intenção nunca foi preservar peixe nenhum e sim enteresse em beneficiar alguns amigos e a si próprio,chega de lenga lenga já sabemos.
coelho | 03/04/2024 10:10:48
mulher sem educação oportunista essa sabe se inconveniente
FÃÂBIO | 03/04/2024 08:08:45
Quero ver os comissionados e estagiários comentando aqui viu, quem tá mandando não é o tenente não, sou eu!
Olho vivo | 03/04/2024 08:08:18
Sinceramente não gosto do Wilson tranquilamente mais gosto menos do Mauro garimpeiro. Vejo muitos comentários de caráter polÃtico partidário e isso não tem nada a haver com a discussão. O que mata peixe são os esgotos das cidades e eo mercúrio dos garimpeiro, que inclusive a PF pediu a prisão do filho de MM por isso, proibiram a caça, construção de poço e agora dá pesca. Tudo dado por Deus para alimentar o pobre. Tudo isso para enriquecer os ricos e escravizar os pobres. As leis são verdadeira escravidão da atualidade e que serve só para os honesto por que para os desonesto a lei é nada é a mesma coisa.
Dmostenes | 02/04/2024 21:09:26
Não foi por isso que foi suspenso a conciliação, a bem da verdade foi pq o Governo não aceitou os termos da AGU e do Ministério da Pesca, que tb pediram pra suspender a lei da cota zero, o governador não gosta de perder, e foi inflexÃvel, o ministro aguarda novamente uma posição da PGR, que já foi contra essa lei, só o governo que não vê o quanto essa lei é prejudicial a todas as cadeias de pesca, todos reclamando, essa foi a semana santa mais pobre em termos de rendimentos para todos.
Lud | 02/04/2024 19:07:45
Esse governo está a 6 anos enganando a população mato-grossense, faz tudo na surdina mente descaradamente.
Tomaz | 02/04/2024 18:06:00
Faz o L gurizada da beira do rio
FORAMAUROMENTES | 02/04/2024 17:05:42
Wilson Santos hj se volta contra o MMentes,mas num passado bem recente se virou foi contra os servidores e votava sempre com o governo, então que ambos se virem um com outro,e o pessoal da pesca com certeza ajudou a eleger e a reeleger esse MMentes
Barao | 02/04/2024 17:05:41
Mais uma vez essa senhora e seu marido , o deputado Wilson protagonizando momentos de vergonha para Mato Grosso. Chega desse povo na polÃtica.
De BH | 02/04/2024 17:05:38
Na minha terra existe um ditado popular. QUEM CONVERSA MUITO Dà BOM DIA A CAVALO. Essa muiézinha certamente mal amada..bobalhona..revoltada por ser uma PTista e com o medo de perder seu "emprego" , achou que estava na casa dela...achou que estava em Cuiabá e deu com os JUMENTOS nágua...KKKKKKKKKKK Ela pensou que do outro lado estariam os "ministrecos empregados" do LULADRÃO...e se fudeu.!!!
Luciano | 02/04/2024 17:05:31
Wilson e Neuma = Patati Patatá?
Maria Auxiliadora | 02/04/2024 17:05:30
Quando mauro mente fez polÃtica de forma republicana?? Quem Apoiou e ainda apoia um desqualificado, mentiroso, vulgar, incompetente e corrupto como Bolsonaro não pode atirar pedra em telhado alheio.
Cuiabano Raiz | 02/04/2024 17:05:25
Essa Nilma e igual Neneu, sem caráter e personalidade.
Observador | 02/04/2024 17:05:13
Estamos vivendo um massacre dos ribeirinhos e pescadores profissionais! O G$vernad$r e seus amiguinhos só pensam em dinheiro e mais dinheiro.
Cuiabana | 02/04/2024 16:04:59
NÃO TEM ESSA NÃO QUEM INVENTOU ESSA COISA VERGONHOSA FOI O SEU GOVERNO... AGORA DAR UMA DE JOÃO SEM BRACO A COMUNIDADE DE PESCADORES Jà ESTÃO A MÃNGUA... VAI VISITAR ESSE PESSOAL...QUEM ESTARIA POR TRAZ DE TODO ISSO TEM QUE APURAR.
Lei do Parto Adequado é promulgada em MT
Quarta-Feira, 13.08.2025 16h39
Projeto em Cuiabá defende fim de esmola e apoio a políticas públicas
Quarta-Feira, 13.08.2025 16h38
Projeto facilita inclusão de entidades no Nota MT
Quarta-Feira, 13.08.2025 16h04
Comissão de Saúde discute projeto de prevenção à gravidez
Quarta-Feira, 13.08.2025 16h04
PL cria Selo “Empresa Amiga do Idoso” em Cuiabá
Quarta-Feira, 13.08.2025 16h01