Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 14h30
DILEMA DEMOCRATA
Governador quer lançar deputado em Cuiabá, que evita enfrentar EP
Mauro Mendes deseja que Botelho seja candidato governista na capital
WELINGTON SABINO
Da Redação
Com a confirmação das eleições municipais para os dias 15 e 29 de novembro, o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), que acabou de ser reeleito para o terceiro mandato como presidente do Legislativo Estadual, voltou a sinalizar que pode entrar na disputa pela Prefeitura de Cuiabá. Disse que já teve uma conversa com o governador Mauro Mendes (DEM) na qual trataram sobre o assunto, embora nada ficou definido.
"Eu não estou trabalhando focado nisso. Agora pode acontecer, não estou descartando também a hipótese de participar da eleição. Depende de diversos fatores, evidentemente", ponderou o democrata.
Ao longo de 2019, ele teve o nome aventado para a disputa por diversas vezes, mas alegava que não tinha interesse em ser o sucessor do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que está apto a buscar a reeleição e é seu amigo. Na conversa com o governador, Botelho afirma ter deixado claro que seu foco não é a disputa para a Prefeitura da Capital, mas se houver condições favoráveis e consenso no grupo político, a ideia pode ser avaliada.
"O governador me perguntou se eu poderia ser candidato, se eu teria interesse. Eu disse que a princípio poderia ser, se vários fatores acontecessem. Não estou focado nisso, mas pode ser que nós venhamos a participar lá na frente dessa eleição", comentou o deputado.
A prioridade no momento, diz Botelho, é terminar o semestre e votar projetos importantes e de interesse do Governo, como a conclusão da reforma da Previdência. Somente depois do recesso parlamentar é que ele pretende discutir melhor o tema eleições municipais.
Eduardo Botelho deixa claro que caso o prefeito Emanuel Pinheiro confirme que disputará a reeleição, ele está fora. "Foi uma das coisas que eu coloquei, não para o governador, mas pra mim. Especialmente por conta da relação de amizade que tenho com o prefeito Emanuel, construída aqui dentro dessa Casa e eu não gostaria de entrar num embate com ele. A disputa eleitoral é um pouco dura e passa, inclusive, para agressões e discussões pessoais e não gostaria de ter isso com um amigo. Então, foi uma colocação que eu fiz sim", justificou Botelho.
FÁBIO GARCIA
Dentro do Democratas, o presidente estadual da legenda, o ex-deputado Fábio Garcia, continua sendo a principal aposta de Mauro Mendes, seu padrinho político. Ele foi secretário de Governo na gestão de Mendes como prefeito de Cuiabá e a partir de 2013 coordenou os principais projetos que marcaram a gestão de Mendes no Palácio Alencastro.
Com a projeção política que conseguiu, Garcia disputou as eleições de 2014 e foi eleito deputado federal. Em 2018, recuou de buscar a reeleição e aceitou ser o primeiro suplente do senador Jayme Campos. Botelho sabe da preferência do governador pelo nome de Garcia. "Do grupo, existem outros nomes. O deputado Fábio Garcia é um nome forte. Por enquanto é o nome mais cotado, eu diria assim, para disputar a eleição aqui de prefeito", disse Botelho em entrevista ao Resumo do Dia.
Pesa também a favor de Garcia o fato de outros nomes do DEM - como os secretários Mauro Carvalho e Gilberto Figueiredo -, não estarem aptos a disputa. Eles não se desincompatibilizaram dos cargos a tempo de poder concorrer a eleição.
Analista PolÃtico | 06/07/2020 17:05:31
Não basta o Dr. Jaime Campos ser Prefeito da VG e Senador, agora quer ser também Prefeito de Cuiabá, lamentável.
Ggm | 06/07/2020 17:05:23
Fora cambada corrupta.
Indignado | 06/07/2020 17:05:04
Governador fica ai discutindo polÃtica ao invés de agir pra cuidar do povo de MT que o elegeu ele culpa o Emanuel outro irresponsável para queima lo,O deputado traidor do povo Eduardo Botelho se for msm se candidatar irá sentir oque o Wilson Santos sentiu em 2016 o desprezo o ranço dos servidores e seus familiares.O poder para eles sempre mais importante do que a vida do povo seja de MT seja de Cuiabá .
Cleyton | 06/07/2020 16:04:19
Péssimo candidato a qualquer cargo eletivo.
Carlo | 06/07/2020 15:03:55
Botelho, Mauro Mendes ou Emanuel Pinheiro, é dificil escolher quem é o pior. Só porcaria, os cuiabanos estão f.......🥺
Octávio Augusto Regis de oliveira | 06/07/2020 15:03:38
Botelho não e bobo e sabe do desgaste do governador CANOA. FURADA
Antônio | 06/07/2020 15:03:27
Isso deputadozinho pilantra candidata aÃ... Mas concorre com jumento para vê se vc ganha seu lixo...
Eleitor | 06/07/2020 14:02:33
Governador respeite a dor daqueles que morreram pela Covid19, ao invés do senhor esta preocupado com o poder se preocupe em instalar mais UTI porque tem uma fila de mais de 100 pessoas esperando que com certeza muitos não alcançaram esta suas UTI. O senhor é o prefeito tiveram 4 meses para agilizar tudo que fosse necessário e vocês ficaram fazendo showzinho na mÃdia, agora estão até falando em se juntar para tentar o poder. Governador, espero que o povo de Mato Grosso em especial de Cuiabá tenha vergonha na cara e não vote nem no seu grupo e nem no grupo do Prefeito de Cuiabá porque vocês mostram que a vontade de continuar nas tetas do poder fala mais alto do que o desejo de salvar a vida do proximo.
Zeca | 06/07/2020 14:02:32
Vixe será que os eleitores de Cuiabá jogou pedra na cruz e acertou, misericórdia.
Índios protestam em Fórum contra cassação de prefeito: "juiz não gosta de nós"
Sexta-Feira, 04.07.2025 17h10
Vereadora defende permanência da Santa Casa
Sexta-Feira, 04.07.2025 16h32
"Melhor visitar Câmara que cadeia", dispara Abilio a ex-vice de EP
Sexta-Feira, 04.07.2025 16h01
TCE-MT recebe balanço de gestão da Prefeitura de Cuiabá na quarta-feira (9)
Sexta-Feira, 04.07.2025 15h13
Prefeito demite procurador gravado se masturbando em sala em MT; vídeo
Sexta-Feira, 04.07.2025 15h05