Política

Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 09h00

BATEU PESADO

Mauro critica Taques por não admitir erros e "só culpar Silval e crise" em MT

Ex-prefeito de Cuiabá afirma ainda que duodécimos foram "inchados" nos dois primeiros anos da atual gestão

LEONARDO HEITOR

Da Redação

 

O ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, apontado como um dos principais nomes na corrida eleitoral para o Governo do Estado apontou erros cometidos pelo governador Pedro Taques (PSDB) em sua gestão. Ele também criticou o discurso do atual chefe do executivo estadual de colocar a crise fiscal que Mato Grosso vive atualmente no ex-governador, Silval Barbosa.

Mauro Mendes também apontou que ao criticar o orçamento elevado dos poderes, Taques acaba dando um tiro no pé, tendo em vista que foi o próprio governador quem aumentou os repasses para o Tribunal de Justiça (TJ-MT), Assembleia Legislativa (AL-MT), Defensoria Pública, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público Estadual (MPE), em 2015.

“Se falar que não teve erros, é tapar o sol com a peneira. Cabe ao governador dizer quem errou. Ficar falando só que é Silval Barbosa, ele poderia ter, no começo de seu mandato, tomado as medidas e corrigido alguns erros que ele atribui ao ex-governador. Ele fala que os poderes gastam muito, mas quem que aumentou o orçamento dos poderes, em 2015? Devia ter começado este ajuste lá atrás. Não deveria ter aumentado tanto o orçamento dos poderes. Ele aumentou tanto, que agora não consegue pagar”, afirmou o ex-prefeito em entrevista a Rádio Vila Real.

De acordo com o ex-prefeito, o governador vivenciou sim uma crise financeira que influenciou negativamente nas contas do Estado, mas que desde o ano passado, esta crise tem dado sinais de que está acabando e apontou um comparativo com outros estados. “Houve crise sim. Falar que não existiu é desconhecimento. Mas temos muitos indicadores positivos que não dá mais para ficar com discurso de crise. Quantos estados brasileiros estão atrasando salário hoje? Se fossem 20, tudo bem, mas são cinco ou seis, que tem problemas de caixa. Se temos um problema grave, é porque falhas foram cometidas. O problema não brota sozinho. Alguém errou no passado. O governador deve ter culpa nestes três anos, como tem culpa do Silval, de lá de trás”.

Mendes conclui, destacando que Taques realmente herdou problemas que surgiram não apenas na gestão de Silval Barbosa, mas também questões históricas, como a da saúde pública, a quem ele apontou como problema nacional. “Os problemas não nasceram nos últimos três anos. Temos que ser justos. Tem problema que nasceu em 2014, em 2013, 2010 e outros de longa data. Falar que o caos na saúde pública é culpa do Pedro Taques, é uma injustiça. Isso é um problema estrutural de décadas, no Brasil inteiro. Não é fácil resolver”, afirmou.

Entre as possíveis soluções que poderiam ter sido adotadas pelo governador, o ex-prefeito aponta promessas que foram feitas por Pedro Taques, que ainda não foram cumpridas. “Ouvi por muito tempo que o governo estava preparando uma reforma administrativa, tributária e agora te pergunto. Houve alguma delas, nos últimos três anos?”, completou.

GESTÃO NA PREFEITURA

O ex-prefeito afirmou que um exemplo que Taques poderia ter visualizado, diz respeito ao que ele fez em sua gestão, na Prefeitura de Cuiabá. Mauro Mendes contou que, ao perceber que a crise estava se anunciando, tomou medidas para minimizá-la.

“Lá em 2014, quando acabou a Copa, comecei a sentir o cheiro da crise. Conversei com alguns amigos em São Paulo, Brasília e aqui, e percebi claramente que vinha uma crise pela frente. Estes sinais estavam estampados e tomei algumas medidas na Prefeitura, como reduzir de 23 secretarias para 17. Cortei gastos, demiti comissionados e fiz contingenciamentos e um enxugamento na máquina. Quando anunciei isso, alguns secretários me questionaram, dizendo que eu estava sendo pessimista. Eu disse que era melhor se preparar para o pior, pois se não acontecesse, iria sobrar dinheiro para investir na cidade e se ela viesse, estaríamos preparados”, contou.

Ele criticou o governador Pedro Taques por não ter tomado medidas semelhantes na gestão estadual, que diminuiriam o impacto dos efeitos da crise em Mato Grosso, o que o colocaria numa posição melhor atualmente, citando como exemplo o aumento da arrecadação nos últimos exercícios fiscais. “A crise veio, em 2015 e 2016. Houve uma crise séria no Brasil, com muito desemprego e queda na arrecadação. Empresas fecharam portas. Em 2017, ela acabou. Houve crescimento econômico, o PIB voltou a crescer, a geração de emprego voltou a ficar positiva. Em Mato Grosso, só teve aumento de arrecadação nos últimos três anos. Reclamar e jogar a culpa na crise é muito mais para quem não fez a lição de casa na hora certa”.

 

Comentários (25)

  • jocadomas |  09/02/2018 16:04:37

    o taxis entrava pela porta de tras quando queria falar com o silval, a moça que trabalhava la dizia que não podia ir embora enquanto ele estava falando com o silval, inclusive o bezerra falou pra ela que o silval estava louco pois ia dar 5 milhoes para a campanha do taxis para não ser investigado , e ele deu com certeza

  • Claudio |  09/02/2018 16:04:22

    Mauro Mendes Governador no 1 turno pessoal. Nos livramos desse governo incompetente e corrupto de uma vez.

  • alexandre souza martins |  09/02/2018 16:04:19

    Mendes TEM O MEU VOTO, falou tudo que eu queria falar, PEDRO TAQUES NÃO SABE GOVERNAR, infelizmente, um governado fraco que não soube administrar o estado com excessos de arrecadação todos os anos, com a agricultura e pecuária em expansão, péssimo gestor, dos piores que poderiam ter gerido Mato Grosso, sem falar que é um cara sem palavra, mau caráter, que não sabe negociar, que ninguém gosta dele, que acordos não duram mais que 1 dia. Por tudo isso e por todas as mentiras que este governador tenta colocar como verdade para diminuir o fracasso que foi o seu governo É QUE O MEU VOTO SERà PARA MAURO MENDES, QUE SE DEUS QUISER SERà O PRÓXIMO GOVERNADOR, PARA CORRIGIR TODAS AS CAGADAS QUE ESSE ATUAL GOVERNADOR FEZ. Não adianta o cara ter boas intenções tem que ter competência e isso o Pedro Taques NÃO TEM, mostrou isso no seu governo, SÓ MI MI MI, choradeira, colocando a culpa nos outros, não é homem digno de admitir seus erros, CONTRATOU MUITO QUANDO NÃO DEVERIA, inchou a maquina pública quando era pra reduzir, quis fazer bonito em determinadas áreas e detonou outras, gastou muito com segurança, e afundou a saúde pública. Ao mesmo tempo que negava direitos aos servidores públicos admitia milhares de outros servidores, com péssimas assessorias e precárias previsões de impactos financeiros futuros REGAÇOU O FINANCEIRO DO ESTADO. Alguns secretários fizeram tantas coisas incorretas que quando ele acertou em algum secretário já era tarde demais para corrigir os problemas gerados.

  • pierre |  09/02/2018 15:03:26

    Qq um tem meu voto.. VAI QUE É SEU MAURO. AGUENTA O CALDEIRAO DE MALDADES QUE TAMOCONVOCE

  • Renata |  09/02/2018 14:02:13

    ESSE COMO O ATUAL GOVERNADOR VAI DEFENDER O AGRONEGÓCIO. SÓ PARA LEMBRAR:: "isenção fiscal do agronegocio é de 4,9 bilhoes, isenção do PRODEIC é de 3,5 bilhoes, o fex devolver 500 milhoes os 4,5 bilhoes é prejuizo para o contribuinte de Mato Grosso..aumento de repasses para os Poderes de 88%. MS e GO cobram ICMS dos produtores..."

  • Zemane |  09/02/2018 13:01:39

    Kkkkk !!!!!! E só TROLL do SOCIOPATA e puxa saco do PTX !! É mesmo assim comentários SEM APROVAÇÃO ! Vide enquete no MÃDIA NEWS site TOTALMENTE CHAPA BRANCA onde PTX leva FERRO na PROPORÇÃO de 5 PRA 1 !!!!! EXATAMENTE como o LADRAO do W$ para prefeito !!!!! Pessoal muito DESPREPARADO !

  • Pedro Gardes |  09/02/2018 12:12:44

    Esse cidadao Mauro Mente, se locupletou dos incentivos fiscais, deixou 57 obras inacabadas, carimbou para si dois mega contratos Iluminacao publica e aguas cuiaba, e socio de silval barbosa! Entao e compreensivo que venha dd publico romper com PEDRO TAQUES, por nao pactuar e nem dar guarida para esse legitimo MARGINAL do COLARINHO BRANCO!

  • tom cpa |  09/02/2018 12:12:15

    esse verme demagogo socio de silval e muito facio falar mal ne seu porcaria pau mandado de mulher pau rodado de merda porque na epoca da copa ficou quietinho e deixou o governo acabar com cuiaba

  • Makson Oliveira Flauzino |  09/02/2018 11:11:40

    Todos um bandos de mentirosos....

  • Gilmar |  09/02/2018 11:11:32

    Esse aí e o mesmo dos mesmos que estão aí, não se iludam. Procurador Mauro para acabar com esse rodízio que só sangra Matogrosso.

  • Antonio |  09/02/2018 11:11:31

    Melhor Prefeito dos últimos vinte anos. Será um bom governador.

  • Jorge Villas |  09/02/2018 10:10:53

    Qualquer um, menos Pedro Taques, até esse cara pálida serve...Fora Taques!!!!!

  • Doralice |  09/02/2018 10:10:45

    QUANDO CANDIDATO PTX COM SUAS ESCUTAS JA SABIA A SITUAÇÃO DO ESTADO E A CRISE JA ESTAVA INSTALADA NO BRASIL. PORQUE ELE INSISTIU EM SE ELEGER Jà QUE NÃO TINHA UM PLANO DE TRABALHO PARA O ESTADO DE MATO GROSSO ALEM DO SEU PROJETO DE ARAPONGAGEM? SILVAL E CRISE SÃO DESCULPAS PARA INCOMPETENCIA, PREPOTENCIA, ARROGANCIA, ETC....

  • ARAGUAIA |  09/02/2018 10:10:42

    Mauro Mendes, para o GOVERNO, com Blairo Maggi, na reeleição ao SENADO. Vamos juntos.

  • Paulo Torquato |  09/02/2018 10:10:23

    ESSE PULHA ATÉ AGORA DEFENDIA TAQUES E AGORA Tà DESCENDO O KCT NO ANÃO??? POLÃTICOS SÃO UM N O J O. VOTO N U L O.

  • Contribuinte |  09/02/2018 10:10:11

    Esse governo é perfeito! Ele não erra! Nunca errou! Tudo é culpa do Silval! Ninguém pode criticar que logo é tachado de "viúva do Silval! Agora tá ai, quebraram o Estado! Um rombo de 3 bilhões de reais em 3 anos! E ainda tem gente que vem defender!

  • henrique Beltão |  09/02/2018 10:10:03

    Se é candidato tudo bem. Agora deve se explicar para a população sua nefasta sociedade com o ladrão, corrupto e traidor de Mato Grosso: Silval Barbosa. Te dou 5 minutos para isso!!! 1...2...3...

  • Indignado  |  09/02/2018 09:09:55

    Pior Governador da História do MT se chama Pedro Taques, o cidadão é tão ruim que superou até os Campos na administração.

  • Analista Político  |  09/02/2018 09:09:48

    O Estado não está falido porra nenhuma, ele está mal administrado. Se tivesse Pedro Taques não estaria louco para ser reeleito. Fora Pedro Taques!

  • contribuinte |  09/02/2018 09:09:28

    Certo Mauro mas sem dinheiro e grupo ninguém ganha eleição

  • CIDADÃO CUIABANA |  09/02/2018 09:09:21

    Pois então hein?.... diga uma obra de relevância qdo erá prefeito no período dos dois primeiros anos qdo o Gov. era o Silval Barbosa??? NENHUMA NÃO É?... O Sr. somente mostrou serviços( obras) em Cuiabá depois que o atual GOVERNADOR PEDRO TAQUES assumiu a gestão do Estado, ele sempre lhe apoiou... E o Sr. mostrou ser um bom mau agradecido, " TRAIRà ". ISTO É FATO!!!

  • exercito russo |  09/02/2018 09:09:17

    acredito que se esse Mauro Mendes se candidatar será governador......

  • Arthur |  09/02/2018 09:09:13

    Falou pouco e disse tudo! Se sair candidato leva no 1 turno.

  • MT em chamas  |  09/02/2018 09:09:06

    Acabou se o q era doce,foi dada a largada para as próximas eleições,o balcão de negócios e maldades estão abertos

  • Indiguinado |  09/02/2018 09:09:05

    Já vem ele de novo com seu discurso de salvador da Pátria. A cidade é só buracos dos seus asfaltos que era para dura trinta anos ja que segundo o mesmo era todos CBUK. LEMBRA QUE ELE Mauro FALOU na campanha QUE A SAÚDE TINHA DINHEIRO MAS O QUE FALTAVA ERA GESTÃO E QUE DISSO ELE ENTENDIA. E AÃ, ELE DEU JEITO NA SAUDE! Cuidado com os salvadores da pátria de plantão. Eles estão voltando. Prometeu novo PSM pra Dez de 2014 não fez. Cuidado é pouco. Veja http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?id=12403¬icia=duas-semanas-apos-inauguracao-orla-do-porto-tem-piso-danificado-e-sujeira-as-margens-do-rio#!prettyPhoto

Confira também: Veja Todas