Terça-Feira, 13 de Abril de 2021, 12h30
BUROCRACIA QUE MATA
Mendes critica Anvisa e cita "boicote" da União por demora em registro de vacina russa
Governador diz que 1º lote de vacinas Sputinik V compradas pelo Estado deveriam chegar em 20 de abril
WELINGTON SABINO
Da Redação
A demora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em liberar a vacina de fabricação russa, Sputnik V, para uso no Brasil foi duramente criticada pelo governador Mauro Mendes (DEM). Ele faz parte do grupo de 12 governadores que se uniram em dois consórcios (da Amazônia e do Nordeste) para comprar direto de um fundo russo 37 milhões de doses do imunizante. Porém, ainda não conseguiram autorização para importar a vacina por causa de uma série de dificuldades colocadas pela autarquia federal.
Mendes interpreta a demora da Anvisa como uma ação proposital para "boicotar" a compra dos imunizantes feita por governadores do Norte e Nordeste, já que o Governo Federal, representado pelo presidente Jair Bolsonaro, não tomou a frente da situação. Conforme ele, o Governo de Mato Grosso comprou 1,2 milhão de doses da Sputnik, o que seria uma "redenção" para o Estado, pois conseguiria vacinar muitas pessoas. A previsão era que o embarque do primeiro lote fosse feito no dia 20 de abril.
"Mas até agora não tivemos a aprovação da Anvisa, é lamentável. Nós fizemos uma reunião um dia desses com 12 goveradores e toda a diretoria da Anvisa. Foram 4 horas de reunião, chegou um ponto que eu perdi a paciência e falei: gente pelo amor de Deus só diga pra nós o que tem que ser feito e nos ajude a resolver, estamos no meio de uma guerra contra o vírus e não podemos ficar nos apegando em burocracias. Se falta algum documento diga claramente qual é e nos ajude, ajude os brasileiros que vão receber essa vacina", disse Mauro Mendes em entrevista à Rádio Capital FM, na manhã desta terça-feira (13).
Num primeiro momento, o Governo federal mostrou interesse em pagar pelas 37 milhões de doses da vacina russa para incluir no Plano Nacional de Imunização (PNI), pois é sua obrigação distribuir vacinas para todos os Estados. No entanto, isso também não se concretizou.
Por isso, Mauro Mendes lembra que se os governadores acabarem pagando pelo insumo, eles não vão aceitar que o imunizanate seja incluido no PNI, pois nesse caso, cada Estado deverá ficar com as doses que adquiriu.
Contudo, ainda não previsão de quando a autarquia vai liberar a importação do imunizante russo. "A gente está nessa briga com a Anvisa e vamos torcer pra que a gente consiga vencer essa queda de braço para o bem de milhões de brasileiros, que serão vacinados mais rapidamente e os mato-grossenses também. Mas eles não tem pressa, infelizmente".
Para Mauro, não está descartada a interferência política na agência. "A Anvisa é um órgão do Governo Federal, então ai os brasileiros façam as suas conclusões. Infelizmente não deveria estar tendo essa demora. A lei é muito clara, entrou lá teria que liberar com 72 horas e até agora não liberou, ai fica alegando que está faltando documento", criticou.
Para o gestor, essas dificuldades e burocracias são intencionais por parte do Governo Federal, sob o comando de Jair Bolsonaro. "Os técnicos que estão trablhando junto com a Anvisa representando todos esses estados, tem hora que eles dizem que sentem uma má-vontade, de não querer liberar porque foi uma compra feita por governadores. É ridículo isso, é um absurdo isso, mas vamos continuar insistindo e se Deus quiser vamos continuar botar essas vacinas aqui no Brasil". disse Mendes.
Nesta segunda-feira (12), a Anvisa informou que a visita às instalações da fábrica da vacina contra covid-19 Sputnik V foi adiada a pedido do Fundo Soberano da Rússia, responsável legal pelo imunizante. Dessa forma, foi adiado para 19 de abril o início da vistoria, que estava previsto para o dia 15( próxima quinta-feira). Esse procedimento deve durar cinco dias e integra o protocolo para liberação do uso de uma vacina no Brasil.
Galileu | 22/04/2021 08:08:13
Isso é injusto,querer comparar o Governo do Mauro Mendes com os Governos do Pedro Taques e Silval Barbosa. Isso é mesmo comparar o time do Flamengo com o time Poconé Esporte Clube. Com todo o respeito a cidade de Poconé.
Galo | 13/04/2021 17:05:16
MAURO DORIA MENTIS LAKAKAKA
Thiago | 13/04/2021 16:04:53
Governador, muito obrigado pela preocupação em comprar as vacinas, isso é um ponto. Mas o senhor me comprar uma vacina para o Estado de Mato Grosso que sequer esta aprovada pela ANVISA em um dos paÃses mais burocráticos do mundo que é o Brasil e ainda sair por ai fazendo propaganda politica da aquisição das vacinas já é demais. Comprar uma vacina não aprovada pela ANVISA por mais de 50 milhões de reais é uma gafe e incompetência sem tamanho realizada pela sua gestão.
Quero Progredir | 13/04/2021 15:03:01
Governador tá recebendo quantos $$ dos russos para insistir em vacina sem comprovação de eficácia ?
CANHÃE | 13/04/2021 14:02:07
CUIDADO MAURO MENTE....VACINA QUE NEM A OMS TEM REGISTRO !! QUE NENHUM PAÃS ALEM DA RUSSIA USA.QUE A VIGILÂNCIA SANITÃRIA NÃO APROVOU.....SE LIGA..A CPI DOS GOVERNADORES E PREFEITOS VEM AI !! E O BOLSONARO Jà FALOU QUE NÃO TEM NADA A ESCONDER...Jà VC.
Dos Santos | 13/04/2021 13:01:52
Suspeita?..Certeza, por isso que tem haver CPI. Mas, sempre tem os puxa-saco, Bolsonaristas que fazem vista grossa e ainda defendem o Governo.
JOAO | 13/04/2021 13:01:25
AGORA O DORIANA DO CERRADO JA QUE POR CULPA EM BOLSONARO, PARA AI.
KID BENGALA | 13/04/2021 13:01:24
PODE DEIXAR O DO BOLSONARO ESTà GUARDADO PRA 2022, VAI LEVAR UMA PIABA QUE PERDERà ATÉ O CAMINHO DE CASA. ESSE CARA É UM DEMENTE E UM PSICOPATA, ESTAMOS NAS MÃOS. EU VOTEI NELE MAS NÃO VOTO MAIS, E VOU TRABALHAR CONTRA A REELEIÇÃO DELE. FEZ POUCO DA PANDEMIA O TEMPO TODO. O ÚNICO CULPADO DO QUE ESTà ACONTECENDO É DESSE PALHAÇO QUE INFELIZMENTE ESTà NA PRESIDENCIA. A CPI DA COVID TEM QUE TIRAR ELE DA PRESIDENCIA.
Kerupi | 13/04/2021 13:01:24
Vc é retardado, Governador? Vc aplica um golpe de Marketing e depois fica dando xilique. A vacina russa não foi liberada pq a fabricante não é capaz de liberar os documentos necessários que comprovem sua eficácia. Deve ser mais uma vacina feita a base de água de privada vendida por esses comunistas . Os xinguiling já anunciaram a baixa eficácia de suas vacinas, sendo necessário uma terceira dose. Quer comprar vacina, Governador? Compra das fabricantes que já estão liberadas pela Anvisa e para de insistir em vacina que nem foi aprovada, ou vai parecer que o senhor estaria recebendo comissão por isso, assim como o Calcinha Apertada!!!! Cuidado com a CPI do Covidão ela pode te pegar
Fernando | 13/04/2021 13:01:05
VAI TRABALHAR MAURO MENDES .
Estude | 13/04/2021 12:12:14
A anvisa é uma autarquoa especial , 100% técnica formada por servidores em sua grande maioria de carreira e independente... Para de passar vergonha, estude meu amigo...
Leal | 13/04/2021 12:12:11
Pare com isso, governador...Estão pipocando efeitos colaterais graves com algumas vacinas e o senhor aà querendo vacina aprovada a toque de caixa ... faça sua parte!!!
Thompson | 13/04/2021 12:12:08
Essa vacina não pode jamais ser aprovada a toque de caixa como quer o governador. Ninguém é obrigado a tomar uma vacina que nem sequer foi aprovada pela Anvisa.
Ggm | 13/04/2021 12:12:08
E o bozo que segura, e o covid só destruindo famÃlias. Paletó está imitando ele.
PF pede mais prazo ao STF para investigar esquema com lobista de MT
Sábado, 10.05.2025 17h01
Deputado de MT aposta em recuo de Lula e crê em 3ª via
Sábado, 10.05.2025 16h28
Bolsonarista vai pedir "cabeça" de colega de partido em Cuiabá
Sábado, 10.05.2025 11h24
STF confirma falha em tornozeleira de golpista em MT
Sábado, 10.05.2025 10h57
Abilio defende nome do PL para Governo de MT
Sábado, 10.05.2025 10h34