Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2024, 19h06
TRANSPORTE ZERO
MT lembra Dourado e aprimorará Lei para proibição da pesca
Acordo foi firmado em audiência de conciliação na ADI
Da Redação
O Governo de Mato Grosso deve encaminhar uma proposta aprimorada da Lei do Transporte Zero ao Supremo Tribunal Federal (STF) em até sete dias. O acordo foi firmado em audiência de conciliação nesta quinta-feira (25.01), na sede do órgão, em Brasília.
O governador Mauro Mendes esteve na audiência, junto com representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), da Advocacia Geral da União (AGU), deputados federais e estaduais, e os secretários Fábio Garcia (Casa Civil), Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente) e Grasi Bugalho (Assistência Social e Cidadania). “Ouvimos os argumentos dos órgãos federais e vamos apresentar algumas modificações na lei para contemplar os interesses dos pescadores, que poderão continuar exercendo sua profissão e, ao mesmo tempo, preservando algumas espécies importantes para o desenvolvimento do turismo de pesca”, garantiu o governador.
Ele argumentou que a lei em vigência leva em consideração a diminuição de espécies de peixe nos rios de Mato Grosso, bem como da atividade pesqueira. “Preocupado com isso, o Estado de Mato Grosso propôs uma pausa para recuperar e repovoar os rios. Nós temos algumas espécies que são mais visadas comercialmente. E elas são muito importantes para o turismo da pesca, que gera milhares de empregos na região. É uma cadeia muito longa, que envolve hotelaria, transporte e alimentação”, explicou.
O governador ainda pontuou que a captura da espécie dourado foi proibida anos atrás, e que a medida garantiu o repovoamento da espécie nos rios, o que tem atraído turistas para o Estado. “A mesma medida pode ter efeito com as demais espécies de peixes”.
Cidadão Matogrossense | 26/01/2024 08:08:23
Muitos aqui devem conhecer a história dos caçadores de elefantes na Ãfrica que se transformaram em fiscais das reservas e hoje protegem os elefantes naquele continente. Vai aà uma dica que pode revolucionar as polÃticas públicas voltadas aos pescadores. Que tal transformar os pescadores que moram à margens dos rios em fiscais (contratados) desses rios? Por exemplo, atribuindo a responsabilidade por tudo o que acontece em um trecho do rio, próximo à sua moradia, a esse fiscal (poder-se-ia até intercalar os trechos, como trechos de 1000m, com fiscalização dupla com o pescador à montante em 500m e à jusante em 500m). Esses fiscais teriam contato direto com as equipes de repressão para casos mais graves que não conseguissem resolver e seriam sumariamente exonerados em caso de faltas graves ou reiteradas. Esses pescadores conhecem tudo o que de irregular ocorre nos rios (lugar de uso de redes, espinheis, cevas fixas, boiões, anzóis de galho, corrico, etc) e sairiam muito mais baratos e seriam mais eficientes, já que estão nos locais onde os problemas acontecem o tempo todo.
jorge kurassaki | 26/01/2024 00:12:18
ALGUÉM Jà "ESTUDOU - PESQUISOU " QUANTOS KILOS DE PEIXE " UM" JACARÉ COME POR DIA ???? BASTA PERGUNTAR AO RIBEIRINHOS-PESCADORES IRÃO DIZER ; +- 4 À 8 KLS " POR DIA " FÃCIL DE FAZER AS CONTAS? NÃO SENHOR PORQUE VC NÃO SABERà QUANTOS JACARÉS EXISTE ,POREM VC PODERà VER QUE OS JACARÉS SÃO MUITOS!!!!. PODERIA ABRIR ESPAÇO , TEMPO DE UM ANO DE CAÇA AO "COMEDOR DE PEIXES VORAZ"
Sociedade | 25/01/2024 22:10:33
Governo hipócrita....
SERGIO | 25/01/2024 21:09:19
LIBERA O DOURADO, ELE É UM PREDADOR SÓ DE PEIXES VIVOS, JACARÉ É UM BICHO PREGUIÇOSO, SÓ COME PEIXES E TEM MAIS DE 3 MILHÕES NO PANTANAL, IMAGINA ELE COMENDO 1 KG POR DIA... PARA DE MIMIMI GOVERNADOR, VC QUER FAVORECER PSICULTORES DE MATO GROSSO...COTA ZERO JAMAIS.
Claudir | 25/01/2024 19:07:52
Sr Governador a pescaria do dourado nunca acabou, a pescaria predatória sempre existiu e é exercida pelos profissionais, os amadores vão pescar um por um, não em volume como os profissionais, cada rancho no rio tem seu espinhel que é proibido, o que tem em excesso é jacaré, ceva, e pesca predatória, o que deveria ser feito é fiscalização eficiente, liberar a captura regulamentada do jacaré, fiscalização efetiva, e repovoento dos rios, o pescador amador não depreda o rio o prazer dele e ver a linha correr e pegar um por um, isso não acaba com o peixe, ele não solta rede, não pesca na piracema e paga por isso, já os demais, há de se pensar
Temos que evoluir | 25/01/2024 19:07:11
O ser humano tem que evoluir mentalmente e espiritualmente, a proibição da pesca, do desmatamento, da mineração de ouro são temas atuais, assim como em breve carros a combustão, plantio de soja, consumo de carne vermelha tb serão proibidos no futuro, e poderemos evoluir como seres humanos mais iluminados espiritualmente.
Vereador vê Mauro e Fagundes como nomes fortes
Domingo, 11.05.2025 15h06
Max defende cronograma de pagamentos
Domingo, 11.05.2025 14h55
TJ vai julgar ação contra ex-primeira dama e empresários por fraudes e propina
Domingo, 11.05.2025 12h07
Justiça não acha bens de ex-servidora e suspende processo temporariamente
Domingo, 11.05.2025 12h04
PL prevê punir secretários e servidores que tentarem barrar fiscalização
Domingo, 11.05.2025 11h12