Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 16h54
TARIFAÇO
"Não adianta dobrar a aposta", diz Mauro
ALLAN MESQUITA
GAZETA DIGITAL
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), defendeu, na quarta-feira (9), que o governo federal não responda ao "tarifaço" anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a mesma intensidade. Para ele, uma retaliação imediata pode piorar ainda mais a crise comercial e trazer danos econômicos severos ao Brasil. “Não adianta dobrar a aposta porque ele dobra do outro lado. E ele é muito grande, ele consegue fazer isso”, alertou.
A fala do governador vem após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmar que, caso os Estados Unidos imponham a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, o Brasil vai aplicar o princípio da reciprocidade, previsto em lei aprovada pelo Congresso Nacional. “Se ele vai cobrar 50 de nós, nós vamos cobrar 50 deles", disse Lula.
Mauro Mendes, no entanto, faz um apelo por sensatez. Ele reforçou que o Brasil depende fortemente do comércio exterior, tanto nas exportações quanto nas importações, e que o momento exige estratégia, não confronto. “Nós temos uma interdependência do comércio internacional, tanto na importação quanto da exportação. O Brasil é um país que precisa dessa boa relação para continuar garantindo o saldo da balança comercial”, pontuou.
O governador também destacou os riscos de prejuízos econômicos caso a escalada continue. “As contas do governo federal não andam bem. Imagina num cenário de redução de exportações, num cenário onde nós tenhamos desequilíbrios mercadológicos causados por essas interferências”, avaliou.
Mauro evitou tomar lado político na crise entre Lula e Trump, mas criticou o viés ideológico nas decisões de ambos os líderes. “Eu não quero entrar num debate ideológico nesse momento, se Lula tá certo, se Bolsonaro tá certo, mas acho que Lula tem que focar no nosso país, nos nossos problemas, assim como o Trump tem que fazer no dele”, disse.
JOAO DA SILVA | 11/07/2025 08:08:56
OS TRAIDORES DO BRASIL E QUEM SAQUEA A NAÇAO REU POR 3 INSTANCIA INFLUENCIADOR DE BANDIDOS SO VIVE ARRODEADO DE PICARETAS APOIADOR DO HAMAS DO MADURO E DE TANTOS OUTROS TRANQUEIRAS
João Carlos | 10/07/2025 23:11:22
Os grandes Traidores da Pátria são a FamÃlia do Bozonaro que articularam esse plano do Tarifaço para prejudicar o Brasil, querendo que o Trump faça ameaças a Soberania do Brasil. O Presidente Lula vai se reunir com o setor exportador para definir a melhor estratégia, mas ele não se curvará de joelhos para o Trump como o Bozonaro fez!
Carlos Nunes | 10/07/2025 20:08:04
Pois é, essa crise gigantesca que ameaça o Brasil foi causada pelo tio Lula, que falou demais, e teve atitudes que contrariaram tio TRUMP. Teve a ideia de fazer uma campanha mundial pra mudar O DÓLAR de moeda internacional de Comércio. Por que intrometer no DÓLAR, que o mundo inteiro aceita e confia? Tio Lula abraçou o HAMAS e o IRÃ, inimigos ferrenhos dos Estados Unidos e Israel. Que provocação foi essa? Provocação desnecessária e inútill... péssima pro Brasil. Não brinquem com tio TRUMP. Tio TRUMP não é de brincadeira. Essa crise com os Estados Unidos vai longe. Vem aà uma enxurrada de Sanções...cada uma pior do que a outra. Tio Lula entrou na lista negra dos Estados Unidos e de Israel. Entrar nessa lista é um mal negócio. É péssimo. Essa Guerra terá começo, mas não terá fim. Já vi esse filme. Mexeu com O DÓLAR, mexeu com o paÃs inteiro.
Do Primeiro Mundo | 10/07/2025 19:07:41
Agora sim!! O EX PRESIDIÃRIO LULADRÄO CACHACEIRO, colocou o Brazil e os brasileiros no FUNDO do FUNDO do poço com suas BABAQUICES, enche o CÚ de CACHAÇA, fala tantas MENTIRAS abobrinhas para FUDER com que o PRESIDENTE BOLSONARO deixou. O PRESIDENTE BOJSOBARO deixou o paÃs com a casa arrumada, com um SUPERÃVIT nunca deixado por nenhum outro presidente. Aà o $TF/T$E coloca esse FANTOCHE ANALFABETO CACHACEIRO LADRÃO e acaba com tudo. Parabéns ao TRUMP.!
José | 10/07/2025 18:06:54
Os canalhas "patriotas" agora estão com essa conversa mole tentando tirar o foco. O "Brasil acima de tudo" era só para enganar otários, os malucos do AI5, massa de manobra para eleger polÃticos do centrão e da direita, que depois de eleitos ficam contra esses pobres burros. Os "patriotas" canalhas preferem defender o bozo e famÃlia, dentre eles o traidor banaminha e o laranjão maquiavélico, a defender o Brasil, que patriota FDP é esse? Não votem em polÃticos do centrão e da direita, está mais do que provado que são inimigos do povo.
João da Silva Sauro | 10/07/2025 18:06:47
Bobagem! Os senadores vão garantir a permanência dos que soltaram Lula com base no CEP! Nossos senadores são bem éticos e militantes polÃticos: vão aceitar perder bilhões pra defender o golpe do Lula lá do STF, construÃdo via G. Mendes "vai lá Lula, disputa lá com Bolsonaro, a gente inventa alguma coisa aqui pra te soltar, mas fecha como PSDB, hein! Pega o Alckmin, ai você ganha nosso apoio aqui no STF! Fica tranquilo, Lula, a conta não vai chegar não, a gente é forte e a Direita brasileira é burra..." A Direita brasileira é burra... Será mesmo?
Sou de direita sou corrupto sou MALUCO | 10/07/2025 18:06:29
Mauro mentir entendi de contaminar os rios com agrotóxicos e mercúrio,de relações exterior ele é igual os malucos golpistas, tem que ter retaliações SIM.
João da Silva Sauro | 10/07/2025 18:06:25
As tarifas de Trump pegam diretamente no bolso de 52 senadores. Mas, esquerdinhas (que ficam caladinhos na soltura do Lula por "CEP"), fiquem tranquilos: não vai acontecer nada não, ok? Gilmar Mendes e demais ministros do PSDB e PT, responsáveis pela soltura pelo CEP de Lula, não serão impinchados no Senado, porque nossos senadores irão perder bilhões do próprio bolso para salvar esses ministros e Lula. Nós não queremos impeachment de Lula. Queremos dos MINISTROS DO STF INDICADOS PELO PSDB E PELO PT e dos QUE SOLTARAM LULA.
Ronaldo | 10/07/2025 17:05:59
ISSO PORQUE ESSE GOVERNADOR E UM COVARDE E PUXA SACO DE AMERICANO!
Direitos Humanos | 10/07/2025 17:05:40
Fica tranquilo, petista querido que fingiu que não vimos como foi a soltura de Lula para concorrer à s eleições: Fica tranquilo, que agora, os senadores, LEVANDO FUMO DE 70% DE TARIFAS, agora eles, QUEM SABE NÉ, acordem para a realidade: o impeachment dos ministros que soltaram Lula. Sem impeachment dos ministros que soltaram Lula, sem redução de taxas. Eu disse: de TODOS OS MINISTROS QUE SOLTARAM LULA, não tem "bode expiatório" na conversa não. É TODOS, todos que votaram para "DESCONDENAR" Lula, que tinha uma pena de 14 anos de cadeia fixada NÃO PELO MORO, mas pelo SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, a 3ª instância da justiça do paÃs, com 33 ministros. Queremos ver até onde vocês acham que irão com essa SESSÃO DE FINGIMENTO DE VOCÊS....
Elizeu | 10/07/2025 17:05:14
O melhor remédio é o diálogo sempre, tá certo o governador, afinal se aumentar o valor dos nossos produtos em reciprocidade eles podem comprar de outros, e como potência industrial que são, caso não vendam pra nós quebra nossas empresas como a Embraer que depende de peças e componentes que somente eles produzem, logo o melhor é dialogar.
Servidores da Sema não pedem perícia e tem condenação mantida em MT
Domingo, 20.07.2025 22h45
Manobra mantém cargo de ex-deputada de MT no Governo Lula
Domingo, 20.07.2025 21h29
Empresário de MT teve complicações em cirurgia e perdeu 33 quilos na prisão
Domingo, 20.07.2025 21h05
Cuiabá estuda parceria com Exército em escolas municipais
Domingo, 20.07.2025 21h04
Deputado vê "conversa fiada" em saída de deputado e quer Riva no comando
Domingo, 20.07.2025 20h20