Quarta-Feira, 24 de Abril de 2019, 11h32
Não reconhecer calamidade não muda nada, diz Mendes
GAZETA DIGITAL
A resposta da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), de não reconhecer o estado de calamidade financeira de Mato Grosso, não muda em nada a situação do Estado, segundo o governador Mauro Mendes (DEM). O chefe do Executivo estadual afirma que os outros 6 estados que fizeram o mesmo decreto também não foram reconhecidos pelo governo Federal.
Mendes disse que recebeu a notícia “com maturidade” e que esse fato “não muda nada da realidade lamentável que nós estamos no Estado de Mato Grosso”.
Apesar da resposta negativa do governo Federal, Mendes afirmou que “a relação não muda com o governo Bolsonaro”. O governador alegou que mesmo sem o reconhecimento do estado de calamidade financeira, a situação continua crítica.
Para o governador, essa decisão da STN não prejudicou a comunicação com o governo Federal, que está “ajudando em outras coisas”, como a “negociação com Bank Of América (...) e várias outras ações que foram decorrentes daquela, não do decreto em sim, mas decorrente da lamentável situação que o Estado se encontra”.
Nesse processo de recuperação financeira do governo do Estado, Mauro diz que ele e sua equipe tem “feito insistentes rodadas em Brasília”, mas ainda sem nada prático. “Nós temos se virado com recursos que nós temos. E, graças a Deus, nós conseguimos perceber que o Estado está começando a sinais de que vai se recuperar”.
Um dos auxílios financeiros que pode ajudar o Estado é a liberação de R$ 400 milhões do Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX) de 2018, que até agora não tem previsão de ser pago. “Tudo depende da União. Estamos trabalhando com as nossas pernas e estou pedindo ajuda para o governo Federal. Mas se ela não vier, Vou ficar aqui justificando? Não, vou trabalhar, vamos arregaçar as mangas, mas economizar. O presidente Jair Bolsonaro tem os problemas dele e eu tenho os meus. Ele cuida do Brasil e eu de Mato Grosso”, explicou o governador.
Em meio a protestos, Justiça suspende reunião sobre extinção de autarquia em MT
Sábado, 12.07.2025 14h20
Presidente da AMM quer vaga na Assembleia
Sábado, 12.07.2025 12h32
TRE julga recurso de derrotada contra prefeito reeleito em MT
Sábado, 12.07.2025 11h56
Cattani diz que senador é candidato do PL e cita 'decepção' com vice
Sábado, 12.07.2025 09h49
Comitê de Governança debate políticas públicas eficientes
Sábado, 12.07.2025 09h34