Terça-Feira, 14 de Setembro de 2021, 18h59
ELEIÇÕES 2022
Nova juíza do TRE traça como meta "combate às fakenews" em MT
Da Redação
A juíza federal Clara da Mota Santos Pimenta Alves foi empossada no cargo de juíza-membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. A magistrada, que exercerá as atribuições no biênio 2021/2023, assume o cargo na vaga ocupada pelo juiz federal Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza.
O juiz federal Fábio Fiorenza permanecerá no Tribunal por mais um biênio, mas agora, na condição de juiz-membro substituto. A solenidade de posses de ambos magistrados ocorreu, nesta terça-feira (14/09), em cerimônia virtual transmitida ao vivo no canal do TRE no YouTube.
O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, abriu a cerimônia desejando aos empossados um biênio exitoso. “Sabemos que o próximo ano é eleição geral, complexo e que será marcado por desafios. Temos dois magistrados habituados aos feitos eleitorais e tenho certeza que darão conta de todas as ações que virão aos seus conhecimentos. Sejam bem-vindos”.
Também deram boas-vindas aos empossados a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora, Nilza Maria Pôssas de Carvalho, o procurador regional eleitoral, Erich Raphael Masson e os juízes-membros Gilberto Lopes Bussiki, Jackson Francisco Coleta Coutinho, Armando Biancardini Candia e Bruno D’Oliveira Marques.
A juíza federal agradeceu as felicitações, falou dos desafios do cargo e da importância de poder contribuir com a Justiça Eleitoral. A “Minha saudação é muito simples. Estou emocionada. A missão de servir a Justiça Eleitoral é uma das mais honrosas da vida jurisdicional. Me coloco aqui numa posição de aprendizado, de escuta ativa e de rememorar a minha passagem pelo TRE-RO, onde tive a felicidade de servir a Justiça Eleitoral no pleito de 2014 e pude testemunhar a competência, o engajamento e a dedicação desta Justiça na realização de eleições livres e democráticas. Efetivamente uma experiência que nos marca. Existem variados modelos de organização de pleitos eleitorais e acho o nosso um modelo exitoso, único. Ano que vem teremos um pleito complexo, é outra magnitude, outra abrangência de desafios. Nós, antigamente, nos preocupávamos com comícios cheios antes da hora, agora, temos que nos preocupar com o fluxo informacional descontrolado e com as Fake News. Temos desafios referentes ao financiamento das candidaturas, das campanhas, estamos discutindo um novo código. Quero servir e cooperar com o Colegiado na posição de muita humildade, diálogo e aprendizagem. Contem comigo, vocês terão em mim uma juíza dedicada e disposta a esse desafio”
O juiz federal Fábio Fiorenza também agradeceu as felicitações. “Tenho orgulho de ser sucedido pela Dra. Clara. Tenho certeza que é um grande ganho para o Tribunal. A Dra. Clara é conhecida por sua inteligência, competência e combatividade em todas as áreas que decide atuar e tenho certeza que, aqui no TRE, não será diferente. Estou gostando de ser juiz-membro substituto depois de ter sido titular, pois assim a despedida é suave. Vamos nos despedimos aos poucos. Vou participar das sessões nas quais a Dra. Clara não puder comparecer e mais ativamente, nas Eleições 2022, que prometem ser bastante movimentadas do ponto de vista da propaganda eleitoral, que geralmente é reservada para o juiz federal substituto cuidar, na condição de juiz auxiliar da propaganda”.
Juíza federal desde o ano de 2011, Clara da Mota Santos Pimenta Alves já atuou no Distrito Federal, Bahia e Roraima. Atualmente é juíza Presidente da Turma Recursal do Mato Grosso. A magistrada é ex-integrante do TRE-RO, no biênio 2014-2016. Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia e Mestra em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília e Doutoranda em direito econômico pela Universidade de São Paulo. Também atua como professora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).
Moraes manda deputado de MT sair de acampamento no STF
Domingo, 27.07.2025 14h15
TCE nega pedido de empresa e mantém suspenso pregão em Cuiabá
Domingo, 27.07.2025 12h53
Vereador deixará Podemos com chegada do presidente da AL
Domingo, 27.07.2025 11h29
Presidente do PT quer expandir representatividade no Estado
Sábado, 26.07.2025 18h29
Zé do Pátio se filia ao PV e quer levar ex-governador para sigla
Sábado, 26.07.2025 10h44