Segunda-Feira, 15 de Julho de 2024, 09h48
ATAQUE DE ÓDIO
ONG repudia proposta que barra crianças em parada LGBT
BRENDA CLOSS
Da Redação
A ONG Mães Pela Diversidade de Mato Grosso repudiou, por meio de nota pública na última quarta-feira (10), o projeto de lei 2274/2023 do deputado bolsonarista Elizeu Nascimento (PL), que busca proibir a participação de crianças nas Paradas LGBTQIA+ ou em eventos similares em todo o Estado. O coletivo classificou a proposta como um "ataque de ódio e de destruição" contra à diversidade humana, liberdade e democracia.
O deputado, que no momento está de licença médica, justifica que apresentou o projeto em 2023 com o objetivo de "proteger" crianças e adolescentes de participarem dos eventos "muitas vezes contra suas vontades". Para ele, as manifestações podem até ter caráter respeitoso e educativo, mas têm apresentado "desvios de finalidade".
"Observamos atualmente uma distorção desse importante movimento social. A vulgarização, a agressão às famílias tradicionais, às religiões, às pessoas com opiniões políticas diversas e, especialmente, a erotização precoce de crianças e adolescentes têm se tornado mais evidentes", explica o bolsonarista.
O coletivo, por sua vez, argumenta que os mesmos que são contra a Parada LGBTQIAP+, são os que nunca foram pessoalmente acompanhar o evento e tentam apenas desmoralizá-lo. "Esses mesmos políticos e autoridades que se negam a reconhecer a existência de nossas famílias e de suas necessidades enquanto cidadãos de direitos, são os mesmos que sempre nos discriminam, perseguem, e nos atacam como se fossemos seres extraterrestres. São os mesmos que, disfarçados de paladinos da moral e da família Cristã, destilam o ódio e incitam a violência contra nossas famílias", diz trecho da nota.
Nascimento pontua em seu projeto que o intuito não é afrontar a essência do movimento LGBTQIA +, mas sim condenar e proibir a utilização de imagens de crianças nesses eventos. Segundo ele, na maioria dos casos, as crianças ainda não possuem o discernimento necessário para uma compreensão definitiva sobre sua orientação sexual.
Por outro lado, a ONG Mães pela Diversidade cita o artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê o direito à liberdade compreendendo os aspectos de ir, vir e estar nos lugares públicos e espaços comunitários, opinião e expressão; crença e culto religioso; brincar, praticar esportes, participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação e participar da vida política, na forma da lei.
"Neste país, muitos políticos usam crianças e adolescentes para postarem fotos, especialmente em período eleitoral, em eventos públicos e de grande participação popular, segurando armas de fogo. Os que nos atacam e nos segregam socialmente, estes sim, praticam a opressão, a perseguição, e querem forçar as nossas famílias a se enquadrarem nos seus padrões de família, usando do poder político e destilando o ódio que carregam no coração, para impor suas ideologias questionáveis", aponta o coletivo.
O projeto foi aprovado pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Gilberto Cattani (PL) e aguarda votação dos parlamentares, prevista para a próxima semana.
Gustavo | 15/07/2024 16:04:30
Deveria ser proibido mesmo a utilização de crianças nesses eventos deveria ter prisão e até a perda da guarda da criança se tiver tal exposição.adultos imundos, mundanos
Hobbes | 15/07/2024 11:11:51
Nesses eventos a erotização, exposição da nudez, libidinagem e ataques as pessoas que divergem são, claramente e sem dúvida alguma, os pontos altos. Isso de forma alguma é ambiente para crianças e, apesar de não ser sequer eleitor desse deputado, concordo com o posicionamento. Alguém precisa defender nossas crianças.
Max | 15/07/2024 11:11:45
Parabéns Dep. Elizeu, para trabalhar as crianças não podem, olha a inversão de valores.
Defe | 15/07/2024 11:11:22
Queria saber se os pais desses homossexuais os incentivaram a serem? Certamente não!E pq querem q as crianças sejam futuros homossexuais?Deixe eles escolherem a vida q querem levar e a opção sexual. Não é mais democrático? Tem q proibir mesmo!!
Eduardo S. | 15/07/2024 10:10:02
Mais uma vez o poste mijando no cachorro, onde ja se viu, insentivar crianças a ser gay...isso mostra a decadencia da familia e ao inves de ensinar a ser educado, respeitar os mais velhos e a todas as pessoas, prferem dizer que o filho de 9 anos poder ser o que quiser..absurdo isso, emprenhando desde cedo na cabeça da criança, como se issso fosse normal...ate quando..
Juíza aponta que ex-deputado cumpriu apenas "metade" de sentença
Sábado, 03.05.2025 19h15
Senador defende CPI para investigar de venda de sentenças no TJ de MT
Sábado, 03.05.2025 15h45
Janaina aponta antecipação do embate político no governo
Sábado, 03.05.2025 14h58
Governo melhora avenidas de acesso a nova ponte entre Cuiabá e VG
Sábado, 03.05.2025 14h30
Prefeitura eleva nível de técnicos e concede licença-prêmio
Sábado, 03.05.2025 12h41