Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024, 12h25
SISAMNES
PF destaca "negócios" entre advogado e assessores de desembargador de MT
Zampieri foi executado há quase um ano em Cuiabá
LEONARDO HEITOR
Da Redação
O relatório que resultou na deflagração da Operação Sisamnes, na terça-feira (26), pela Polícia Federal, foi apontado que o advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023, mantinha contato frequente com um dos assessores do desembargador Sebastião de Moraes Filho. Na decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a ação policial, foi detalhado que os dois negociavam decisões judiciais que incluíam ainda outro servidor que atuava no gabinete do magistrado afastado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (26) uma segunda operação que mira o empresário Andreson de Oliveira Gonçalves, suspeito de venda de decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros tribunais. A PF cumpriu a prisão preventiva do lobista e executa busca e apreensão contra assessores de ministros, incluindo chefes de gabinete. A operação foi autorizada por Cristiano Zanin, relator da investigação.
A PF também mira desembargadores de Mato Grosso suspeitos de envolvimento com o grupo. De acordo com a decisão que autorizou a deflagração da operação, Roberto Zampieri mantinha conversas frequentes com o adviogado Rodrigo Vechiato da Silveira, assessor do desembargador Sebastião de Moraes Filho e que deixou a função para atuar num conhecido escritório na avenida do CPA, em Cuiabá. Os investigadores apontaram que o servidor exercia, à época, influencia no gabinete do magistrado.
Em uma determinada ocasião, Zampieri procurou Rodrigo para intermediar o julgamento de um agravo de instrumento que tramitava no gabinete do desembargador. O diálogo aponta um possível acerto entre as partes, mas, por alguma razão, o magistrado não acatou o recurso.
Por conta disso, o assessor orientou que fosse proposto um novo recurso, se disponibilizando ainda para ‘organizar’ a decisão. Na mesma oportunidade, Roberto Zampieri informou a Rodrigo sobre a existência de “honorários”, termo utilizado por eles para se referir a ‘contratos’ com clientes que buscam comprar decisões judiciais dos desembargadores do TJMT envolvidos no esquema.
Poucos dias depois do contato, em 16 de março de 2021, o advogado afirmou ter feito o novo recurso e que teria conversado com Sebastião de Moraes Filho, que reconsideraria a decisão inicial.
Rodrigo: “Bom dia. Conseguiu fazer o agravo interno?”.
Roberto Zampieri: “Sim, daqui a pouco te passo aí. Ontem eu conversei com o chefe, ele disse que vai reconsiderar, mas quero que você pilote isso p mim com o Rafinha. Pode ser?”.
“Rafinha”, de acordo com os investigadores, seria o assessor Rafael Macedo Martins, responsável por minutas de votos para o desembargador Sebastião de Moraes Filho. Suas menções nas conversas contemplariam, possivelmente, os termos “amigo”, “rapaz” ou “menino”, segundo o relatório da Polícia Federal.
Os investigadores detalharam ainda uma série de diálogos firmados entre Rodrigo e Roberto Zampieri entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2023, tendo como foco o pagamento de propina para compra de decisões judiciais. Os valores também beneficiariam Rafael Macedo Martins e o desembargador Sebastião de Moraes Filho.
Veja os diálogos interceptados
Roberto Zampieri: “Você tem ideia do valor que vai vir p [sic] mim? Não entendi, p [sic] vai ser 40 mil? Isso? Rodrigo, deixa eu ver outra situação, com o chefe está resolvido. Mas esse valor não manda não. Deixa quieto”.
Rodrigo: “60 chefe – 20 menino – 42 imposto. Sobra 127 pra gente”.
Roberto Zampieri: “Essa vou fazer p [sic] você pela amizade não precisa pagar nada não”.
Rodrigo: “Não Não... se você quiser me dar uma participação do seu aceito kkkk, mas é justo passar. Vou te passar 100 sexta. 60 (aprox. 10 mil dólares) + 40. Acabaram de cumprir lá”.
Roberto Zampieri: “Boa tarde. Cumprir a decisão do TJ, isso?”.
Rodrigo: “Isso”.
Rodrigo: “Boa tarde Dr... Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, que venha um ciclo de muito trabalho e realizações nesse 2022. Sexta superei os limites de transferência, mas deu tudo certo. Conte comigo e não esqueça aqui desse seu novo colega de profissão, temos grande empreitada juntos ainda acontecendo e que virão”.
Rodrigo: “Bom dia Dr. Vê [sic] se consegue resolver pra mim essa questão do nosso amigo hoje, não aguento mais ele me pedindo”.
Roberto Zampieri: “Boa tarde. Tudo bem? Passe p [sic] os dados da sua conta, por favor”.
Rodrigo: “Boa tarde”.
Roberto Zampieri: “Vou passar o valor do Rapaz/Rafa”.
Rodrigo: “uhn.. ah tá [sic]. Não esquece de mim Dr. Se não der, só me avisa que já falo la tb [sic], pq o rapaz fica me perguntando”.
Roberto Zampieri: “Bom dia. Obrigado. Vou te passar um agravo da Monte Alegre que vai ser distribuído hoje. A Juíza da Barra está descumprindo a decisão do Des. E se não liberar o Alvará p [sic] levantar os valores depositados, ainda mais agora nesse momento do plantio, s [sic] empresa não planta e QUEBRA. Eu conversei cedo com o Des. eu fui na casa dele. Ele disse que pode falar com o Rafael, disse que vai deferir. Outra coisa, aquele saldo sei [sic] vai hoje”.
Roberto Zampieri: “Bom dia. Tudo bem? Passe p [sic] mim os dados da conta p [sic] eu passar aqueles 50 mil do rapaz”.
Roberto Zampieri: “Boa tarde Rodrigo, tudo bem? Eu estive com o Des hoje, e ele me disse que iria pedir p retirar de pauta esse recurso acima. Pedi p [sic] ele ver se reavalia a decisão dele. Você teria como confirmar com o rapaz se foi solicitado isso mesmo? Obrigado”.
Rodrigo: “Pediu e vai sair”.
JOSEH | 27/11/2024 15:03:41
Conversa de bandidos, já dá pra saber quem matou Zamp
flavio | 27/11/2024 15:03:33
Esse capeta desse careca deve estar ardendo no inferno, ja foi tarde. bandido safado. vendia todo mundo muitas vezes ate sem saberem. VAGABUNDO
Vai feder | 27/11/2024 13:01:34
Quando será exposto a Conversa dos advs Christiano e Paulinho ? Só no aguardo da matéria Do juvena e da Helena
Apreensão de agenda pela PC-MT descobre grupo de "espiões assassinos" no Brasil
Quarta-Feira, 28.05.2025 23h05
Prefeito exonera chefe, mas mantém secretário após "dança da chuva"
Quarta-Feira, 28.05.2025 21h03
Advogado acusa omissão do Estado
Quarta-Feira, 28.05.2025 18h44
Projeto amplia prioridade em processos administrativos
Quarta-Feira, 28.05.2025 18h27
Deputado propõe espaços de acolhimento nos hospitais regionais
Quarta-Feira, 28.05.2025 18h21