Política

Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025, 14h58

TEMPORAL

Políticos reagem a estragos e defendem linhas políticas em Cuiabá

Oposição e situação tem novo embate em meio a caos

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

O forte temporal que atingiu Cuiabá nesta terça-feira (8), justamente no dia em que a cidade comemorou 306 anos, repercutiu entre os vereadores e políticos que têm como a capital de Mato Grosso seu reduto eleitoral. Parlamentares utilizaram as redes sociais para comentar os estragos e cobrar providências do poder público.

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, a chuva torrencial registrou 100 milímetros. Diversos pontos da cidade foram alagados, como a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Prainha, Fernando Corrêa, entre outras. Os córregos Oito de Abril e Barbado também transbordaram.

Michelly Alencar (UB) esteve nos bairros Pedregal e Renascer para acompanhar de perto os danos causados pela chuva. Jeferson Siqueira (PSD) denunciou suposta coação de servidores para participação forçada em mutirões de limpeza organizados pela Prefeitura.

Além disso, ele relembrou que a Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Leblon foi inaugurada pela equipe de intervenção, sob o comando do Governo do Estado. “Passando para me solidarizar com todos os servidores públicos da rede municipal de saúde, principalmente da UPA Leblon, que mais uma vez foram submetidos ao descaso do poder público. Lembro perfeitamente quando essa obra foi inaugurada pela intervenção. Nós sabíamos que ela não estava pronta, mas infelizmente a passos largos quiseram entregar para mostrar algum tipo de resultado”, disparou. 

Já Maysa Leão (Republicanos) responsabilizou gestões anteriores pelo abandono de áreas vulneráveis, apontando falta de investimentos estruturais ao longo dos anos. “Como cuiabana, como cidadã e como vereadora eu me sinto na obrigação de fazer um balanço das negligências que levaram a essa situação. Em 1º lugar esse problema de drenagem em Cuiabá é uma herança da negligência de gestões passadas; Piorada por 8 anos de uma gestão marcada pela corrupção! Cuiabá precisa com urgência absoluta debater, ajustar e aprovar na Câmara, o plano diretor”, publicou.  

Presidente do Legislativo Municipal, vereadora Paula Calil (PL) esteve nesta quarta-feira (9) na UPA Leblon para ouvir os funcionários e se colocar à disposição para auxiliar no que for preciso. O vereador Daniel Monteiro (Republicanos) republicou um post antigo que trata da ausência de arborização urbana, o excesso de cimento, a ocupação desordenada e a falta de um sistema eficiente de drenagem que se agravam quando chove.

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) também se solidarizou com os cuiabanos ao postar um vídeo com o local onde funciona o Shopping Popular de forma improvisada alagado. O ex-prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), não se manifestou. O atual gestor, Abilio Brunini (PL) publicou um desabafo pedindo para que a população mantenha a cidade limpa e se atente ao descarte irregular de lixo pelas ruas. 

PAULA.jpg

PAULAA.jpg

DANIEL.jpg

LUDIO.jpg

MAYSA.jpg

JEFF.jpg

MICHELLY.jpg

Comentários (8)

  • Aldo  |  09/04/2025 18:06:41

    Pura lacração, passou a chuva ninguém faz nada, nem prefeito e nem vereadores vão falar mais do assunto, mesmo porque a maioria são negacionistas das mudanças climáticas, vivem lacrando nos grupos terraplanistas.

  • Próprio |  09/04/2025 17:05:29

    Interessante que o Paletó falava o mesmo que esse vereador, que a UPA Leblon estava 98% pronta quando a intervenção assumiu, se estava 98% pronta que fez a estrutura? Pra dizer que foi ele(paletó)que fez estava praticamente pronta, mas quando dá problema não é comigo, aí é Ninja.

  • Lud  |  09/04/2025 16:04:43

    A verdade que esses secretários que colocam para administrar não conhecem os bairros da periferia e nem sabem o que é trabalhar, vivem em condomínio fechado e na praça popular.

  • Cris |  09/04/2025 16:04:32

    E do que adianta o Plano Diretor, se não cumprem o que está contido no Plano? Plano Diretor sem Carta Geotécnica não é Plano. E o povo precisa de educação! Parar de jogar lixo nos córregos, ruas, terrenos baldios.

  • xomano |  09/04/2025 15:03:40

    este vereador que se diz pastor foi expulso da igreja agora vem se dar uma de bom moço ficou 8 anos com o nenel não fez nada reelegeu por causa da .........que Cuiabá inteiro sabe vamos cassar ele e pronto

  • Pedrinho  |  09/04/2025 15:03:35

    falar nisso por onde anda o chefe do gabinete deste pastorzinho o DG Rony sumiu aí tem boi na linha kk

  • Argemiro Lopes |  09/04/2025 15:03:27

    Gostaria de Saber onde foi que o BRT funciona com energia? engraçado eu acho que alguns politicos ao inves de ajudar só sabe criticar parece que fica o dia todo esperando uma tragédia pra abrir a boca, pessoal vamos deixar um pouco de lado brigas politicas e interesses pessoal e focar um pouco na população, quem elegeu vçs foi o povo, nada melhor que mostrar um pouco de serviço, Cuiabá uma capital ótima de se viver e quem esta acabando com nossa cidade são esses politicos que só sabem encher os bolsos com maracutaia e não fazem nada por Cuiabá.

  • Barão  |  09/04/2025 15:03:03

    Plano diretor está há 17 anos parado e agora esperando aprovação, gestão passada teve 8 anos pra fazer e não fez, esperamos que o prefeito pare de limpar rua ou seja amarelinho e envie para a câmara aprovar logo. Só assim a cidade vai poder crescer ou alguém acha que em 17 anos a população de Cuiabá não cresceu ? E os mais humildes não conseguem comprar lotes nas regiões centrais pq é muito caro e com isso acabam invadindo e construindo em lugares proibidos. Programas habitacionais não avançam pra resolver a questão do déficit habitacional porque não existem áreas pra isso ou seja o caos vai só aumentando porque tudo vai ficando sobrecarregado, infraestrutura, trânsito e tudo mais. A vereadora Maysa está coberta de razão ?????? Aliás uma das poucas né pq ali na câmara já vi vereador insistindo em adensar a região com mais prédios e comparando sombra de prédios com as de árvores, uma das maiores estupidez que já ouvi, será que agora ele aprende que temos que deixar pelo menos o mínimo de área verde na região central e não sair enchendo de prédios só pra agradar construtoras de prédios de alto luxo.

Confira também: Veja Todas