Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 16h25
TRANSPLANTE
Prefeito de Cuiabá se licencia para doar rim a primeira-dama
RAFAEL COSTA
Da Redação
O prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) vai se licenciar do cargo pelos próximos 10 dias para retirar um dos seus rins e doar a esposa e primeira-dama, Virgínia Mendes. O procedimento será realizado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, na próxima sexta-feira, 28 de março. No mesmo dia, a primeira-dama já recebe o rim retirado do marido.
A recuperação pós-cirúrgica do prefeito é considerada simples. Na segunda-feira, 31 de março, ele já deve receber alta do hospital. Até o final da semana que vem, Mauro Mendes já deve estar de volta a capital. “A pessoa que doa um rim tem condições de levar uma vida normal após a cirurgia. O outro órgão faz as funções normais”, declarou
A recuperação da esposa é um pouco mais complexa, pois será necessário os médicos avaliarem se ocorrerá rejeição ao rim doado. Ela deve ter alta do hospital em até 10 dias após a cirurgia, mas será necessário se manter na cidade de São Paulo por até um mês. “É necessário ter um cuidado muito forte nos primeiros 30 dias que é considerado um período sensível”, disse.
Mauro afirmou ainda que a esposa, mesmo após transplantada, deverá tomar medicamentos para evitar complicações do rim doado por toda a vida. Porém, ela poderá fazer as mesmas atividades e ter uma vida normal após o transplante.
Desde que a primeira-dama retirou os rins, no dia 17 de fevereiro, Mauro Mendes e outros familiares realizaram exames de compatibilidade para serem possíveis doadores. Na última sexta-feira, os médicos anunciaram a família que o prefeito possui as melhores condições para doar o órgão.
Durante o período de licença, a prefeitura de Cuiabá será comandada pelo procurador-geral do município, Rogério Gallo. Como o vice-prefeito eleito, deputado João Malheiro (PR), desistiu de assumir o cargo, o primeiro na linha sucessória é o presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro. Todavia, o parlamentar também está licenciado para tratar de problemas de saúde.
Desta forma, o procurador-geral aparece como sucessor do prefeito. O prefeito reiterou ter confiança no trabalho do procurador, que ocupa o cargo desde o início da gestão do socialista. \"Não existe nenhuma recomendação ou ação especial nestes dias que estarei de licença\", destacou.
TRATAMENTO
Virgínia Mendes apresenta problemas nos rins desde o ano de 2012. Durante a campanha a prefeitura de Cuiabá, Mauro Mendes parou por duas vezes as atividades para acompanhar a esposa em São Paulo para tratamento de Saúde. As vésperas da eleição, ela foi internada num hospital particular de Cuiabá devido a mais uma crise renal.
A primeira-dama tem um quadro de doença renal policística. Como o tratamento não apresentou evolução, os médicos decidiram pela retirada dos rins e aguardar um transplante. A cirurgia de retirada do órgão ocorreu no dia 18 de fevereiro e, desde então, Virgínia Mendes está na capital paulista onde é subsmetida a tratamento de hemodiálise, que é a filtragem do sangue.
VEJA MAIS
Mauro Mendes já admite sair do cargo por até 30 dias
Primeira-dama recebe alta, mas segue em SP até fazer transplante
Primeira-dama deixa UTI e se prepara para realizar transplante de rins
Primeira-dama retira rins e aguarda transplante
PF pede mais prazo ao STF para investigar esquema com lobista de MT
Sábado, 10.05.2025 17h01
Bolsonarista vai pedir "cabeça" de colega de partido em Cuiabá
Sábado, 10.05.2025 11h24
STF confirma falha em tornozeleira de golpista em MT
Sábado, 10.05.2025 10h57
Abilio defende nome do PL para Governo de MT
Sábado, 10.05.2025 10h34
Desembargador barra criação de cargo de “procurador comissionado” em município de MT
Sábado, 10.05.2025 08h01