Política

Segunda-Feira, 30 de Março de 2020, 10h20

COMÉRCIO FECHADO

Prefeito se revolta com promotor em MT: "vão comer na casa dele"

Após dizer que preferia morrer com barriga cheia, prefeito gera nova polêmica

RODIVALDO RIBEIRO

Da Redação

 

Prefeito de Sapezal (distante 499,5 quilômetros de Cuiabá), Valcir Casagrande supostamente "detonou" o promotor de justiça João Marcos de Paula Alves, que pediu e conseguiu na Justiça  suspensão de parte de um decreto expedido por ele para flexibilizar medidas de isolamento social recomendadas pelo Ministério da Saúde para frear a disseminação do novo corona vírus. “Na segunda [30], os comerciantes vão vir rasgando em cima dele”, é possível ouvir num áudio de WhatsApp cuja autoria e divulgação foram atribuídas ao prefeito, que teria confirmado o ato à imprensa.

Na decisão atacada pelo prefeito, o juiz Daniel de Souza Campos determina suspensão de trechos do decreto 37/2020 que autorizavam abertura das casas noturnas e empresas de buffet e cerimonial, organizadoras de festas, além de bares, já a partir da próxima sexta-feira (5), junto com retorno de academias e similares. Num tom agressivo e ameaçador, cheio de frases nem um pouco republicanas — visto ser uma virtual autoridade eleita falando de um servidor público de órgão de controle —, a voz atribui à Promotoria da cidade responsabilidades em caso de desabastecimento que supostamente acontecerá com a paralisação de todas as atividades não-essenciais, como preconiza a OMS (Organização Mundial de Saúde), seguida em todo o Ocidente.

“Eu quero ver esse promotor, na segunda-feira, onde é que ele vai se enfiar. Os comerciantes vão vir rasgando em cima dele, eu quero ver o c... de cotia assobiar. Eu vou fazer o quê? Fiz a minha parte. O que eu podia fazer, eu fiz. Agora esse povo aí vai fazer o quê? Eles acham que não... que temos que deixar fechado. A população vai ficar com fome e vai lá na casa dele comer. Eu fiz o que eu pude para a coisa andar”, consta no arquivo de mensagem instantânea.

Casagrande disse que enviou a mensagem somente a um amigo que ele acreditava que não divulgaria o áudio, além de afirmar que não se tratou de um ataque pessoal ao promotor. “Não tem nada a ver com o promotor. Eu tenho uma posição, ele tem outra e cada um tem suas ideias. Nós não podemos ficar criando atrito, prefeito com promotor, com juiz. Não tem atrito. Isso é sacanagem de gente da oposição, que fica estressando por nada”, disse, mantendo, entretanto, posição a favor do decreto por esse estar alinhado ao decreto do governador Mauro Mendes (DEM) que, no entendimento dele, caminha no mesmo sentido.

O prefeito garantiu que não vai recorrer da decisão e irá acatar as determinações do magistrado da cidade, que prevê multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento. O despacho alude aos posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro feitos em pronunciamento oficial chamando a Covid-19 de “gripezinha ou resfriadinho” e do próprio governador. “Seja em decorrência dos mais recentes posicionamentos emitidos publicamente pelo presidente da República, seja pela emissão do decreto nº 425/2020, pelo Governador do Estado de Mato Grosso, o questionado decreto municipal nº 037/2020 instaurou risco de danos incomensuráveis à realidade local frente à pandemia global”, consta em trecho da decisão.

OUTRO LADO

Em nota, a Associação do Ministério Público de Mato Grosso reagiu as declarações do promotor. "Assim, incorre, a nosso ver, em açodado equívoco o Senhor Prefeito de Sapezal, ao expender comentários imerecidos sobre a atuação do referido colega de Ministério Público, os quais não contribuem para a posse da verdadeira dimensão do angustiante problema, nem tampouco para apaziguar os ânimos da população, num momento que exige temperança, racionalidade e responsabilidade, de cuja ordenação o Promotor faz-se mensageiro", citou a entidade.

 

NOTA PÚBLICA

A Associação Mato-Grossense do Ministério Público, em resposta às afirmações feitas pelo Prefeito de Sapezal, Sr. Valcir Casagrande, vem a público tecer as seguintes considerações:

A pandemia do Coronavírus (COVID-19) já acometeu no Mundo mais de 678 mil pessoas, provocando a morte de 31.776 seres humanos, o que nos reveste de profundo pesar e sobreleva os posicionamentos do Ministério Público do Estado de Mato Grosso em defesa da vida dos nossos concidadãos e concidadãs.

Só no Brasil, já foram confirmados 4.006 casos de Coronavírus, com o registro de 116 mortes com ele relacionadas, ressalvando-se que os testes de confirmação têm sido realizados apenas para pacientes internados.

Nesse cenário, o Promotor de Justiça João Marcos de Paula Alves, de Sapezal, atuando na defesa dos direitos à vida e à saúde, adotou, judicial e extrajudicialmente, as medidas necessárias para que as recomendações divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde fossem observadas no Município de Sapezal, levando em consideração que o isolamento social é a providência de maior relevância e eficácia para conter a propagação dessa grave e preocupante pandemia, neste momento em que o vírus se dissemina com o seu ímpeto inicial entre nós. A cautela ministerial ombreia-se com os esforços empreendidos e propalados pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Sobre o isolamento social, é oportuno registrar que, na data de ontem, o próprio Ministro da Saúde, cautelosamente reforçou o pedido para que as pessoas permaneçam em suas casas e resumiu a gravidade do momento ao proferir a frase “Estamos preparados para ver caminhões do exército com corpos”.

É de destacar que o Dr. João Marcos de Paula Alves age na proteção da vida e da saúde, no elevado exercício de suas funções constitucionais e legais, adotando providências para assegurar que as recomendações definidas pelas autoridades da saúde do nosso País possam ser respeitadas e levadas a bom termo, em consonância com a gravidade do problema, fazendo-o com o zelo de observar o seu dever funcional, de modo que as medidas preventivas sejam cumpridas rigorosamente no âmbito da sua atuação.

Assim, incorre, a nosso ver, em açodado equívoco o Senhor Prefeito de Sapezal, ao expender comentários imerecidos sobre a atuação do referido colega de Ministério Público, os quais não contribuem para a posse da verdadeira dimensão do angustiante problema, nem tampouco para apaziguar os ânimos da população, num momento que exige temperança, racionalidade e responsabilidade, de cuja ordenação o Promotor faz-se mensageiro.

Por essas razões, a Associação Mato-Grossense do Ministério Público exorta o Prefeito de Sapezal à retomada do diálogo respeitoso e da conjugação de esforços para conter o avanço dessa grave pandemia, a fim de que, nestes momentos primeiros, os mais angustiantes, adotemos medidas e regramentos aos quais todos os homens de bem deste País devem apor o seu consentimento.

Nessa linha, é que rogamos por bom senso e lucidez, lembrando que o mês de abril se apresenta como o mais cruel dos meses, germinando lilases de terra morta, parafraseando o genial T. S. Eliot.

 

Márcio Florestan Berestinas

Diretor de Defesa Institucional

 

Rodrigo Fonseca Costa

Presidente da AMMP

Comentários (11)

  • Teodorico Montemayor - CP-45 |  30/03/2020 13:01:50

    JULIO ARRAIS, a sua maconha tá estragada? Tá sem grana pra comprar mais? Terminou a mamata e perdeu a boquinha? Quero só ver esse povo que tá apavorado, só fazendo asneiras, dizendo que esse viruleco vai fazer isso e aquilo, quando der em nada, como irão consertar as cagadas que estão fazendo? Igual ao desembargador Perri, que contrariou um decreto de MAURO MENDES (outra m... mas aqui correto), quando perceber a asneira que fez? Hoje saiu na mídia que o governo suplementou o judiciário em alguns milhões de reais. UMA MÃO LAVANDO A OUTRA? TROCA E APAGAÇÃO DE FAVORES ESCUSOS? QUE VERGONHA DOS PODERES DESSE ESTADO!

  • Cuiabano  |  30/03/2020 12:12:33

    ....a palavra convence, mas o exemplo arrasta! Que o diga a grampolandia que esta próximo de fazer novo aniversário.

  • Julio Arrais |  30/03/2020 12:12:32

    Quando a morte campear o Estado de Mato Grosso, todos os seguidores do Bolsonaro que possuem cargos públicos devem ser cassados, impedidos a começar pelo Governo do Estado de Mato Grosso. Temos certeza que quando formos impedir o Mauro Maldade, o imbecil do planalto já terá seu pedido de impedimento aceito pelo presidente da câmara. Assim será.

  • Amaral de souza |  30/03/2020 12:12:17

    Esse prefeito tinha de ser lançado aos porcos...

  • Pacufrito |  30/03/2020 11:11:58

    Ja falei aqui e vou repetir, a população deveria ir a porta destes imorais, eles querem tudo fechado, porque sabem que o seu esta garantido, o salários destes imorais dia 30 de cada mês esta na conta. chega de ser refém destes imorais, tem que ir para frente da casa dele mesmo e exigir que ele de uma solução, eles só sabem proibir, dar sugestão de como resolver, não fazem.

  • jose a silva |  30/03/2020 11:11:56

    Essa Associação de m... juntamente com seus associados devem ir a m... também! Se o povo for corajoso da uma taca nesse juizeco e o expulsa daí, acampa em frente a sua casa, faz algo! Esse povo acha que é DEUS? Estão lá pra servir à sociedade e não se servir dela! São funcionários e servidores do povo e não o contrário! Eu como cidadão de MT sinto extrema vergonha no lugar desse povo, do judiciário, por suas atitudes mesquinhas e covardes e que não condizem com a realidade! Estão fazendo estardalhaço por pouca coisa, tempestade em gota d'água! Esse viruleco não é nem 10% do que apregoam! Matou mais de 30 mil pessoas no mundo? Tem doenças e outras causas que matam muito mais! Um só avião que cai mata mais de 100 na hora e de uma vez só! Por que fecham rodovias então? Matam muito mais! POLITICAGEM INTERESSEIRA DO JUDICIÃRIO, DO LEGISLATIVO, TODOS MANIPULANDO E MANIPULADOS! VERGONHA!

  • Critico |  30/03/2020 11:11:39

    PARABÉNS PREFEITO. QDO ALGUÉM PEDIR AJUDA MANDA NA PROMOTORIA NO GABINETE DO JUIZ. ELES RECEBEM SEUS POLPUDOS SALAROS SALARIOS O RESTO É O RESTO

  • analista social |  30/03/2020 11:11:04

    ESSE PREFEITO ESTà INSTIGANDO A POPULAÇÃO CONTRA O PROMOTOR DE JUSTIÇA, ISSO É CRIME, ESTà CRIANDO UM CLIMA DE REBELIÃO EM SAPEZAL, PROVANDO QUE ELE QUER O CAOS NA CIDADE. ESSE DESEQUILIBRADO DESSE PREFEITO TEM QUE SER PRESO IMEDIATAMENTE.

  • Paolo |  30/03/2020 10:10:38

    Certíssimo o prefeito parabéns.

  • Coronavirus |  30/03/2020 10:10:34

    MP tá na hora de representar criminalmente esse PREFEITO que só fala ASNEIRA....Tà NA HORA.

  • Marlova |  30/03/2020 10:10:24

    Só isso? O C* do Cotia não mandou prender o imbecil?

Confira também: Veja Todas