Política

Domingo, 01 de Outubro de 2023, 15h46

SEM NOTIFICAÇÃO

Projeto de lei busca anular multas de trânsito em MT

Mensagem de autoria do deputado Dr. João foi aprovada em 1ª votação

Da Redação

 

Um projeto de lei (1486/2023) apresentado pelo deputado Dr. João (MDB), na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), obriga os órgãos de trânsito do estado a explicitar nas notificações de penalidade de trânsito o teor do artigo 281, parágrafo único, inciso II, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O texto foi aprovado em primeira votação, nesta quarta-feira (27).

O artigo citado estabelece que o auto de infração será arquivado e seu registro julgado insubsistente se, no prazo máximo de 30 dias, não for expedida a notificação da autuação.

“Esta aprovação é um avanço importante para a transparência e a segurança jurídica no trânsito. É uma medida simples, mas que pode evitar que cidadãos sejam prejudicados por erros ou atrasos da Administração Pública”, destaca o deputado Dr. João.

De acordo com a justificativa do projeto, a medida visa dar concretude aos princípios da moralidade e da publicidade que devem pautar a atuação da Administração Pública.

"No caso de infrações previstas no CTB, o poder de polícia administrativa submete-se a evento futuro e certo, previsto em lei que, se ocorrer, extingue a eficácia do ato administrativo de emissão da multa de trânsito", diz o texto.

"A divulgação desse dever que grava a Administração Pública e limita seu poder de polícia decorre dos deveres de lhaneza, de lealdade e boa-fé objetiva que devem pautar a relação entre a Administração Pública e o cidadão", completa.

O projeto de lei foi aprovado pela ALMT e segue para segunda votação.

Comentários (2)

  • JOSEH |  01/10/2023 22:10:40

    Emílio acho que pode sobre autarquia estadual. (Detran, Semob, PM e GM)

  • emilio da costa |  01/10/2023 18:06:15

    A Assembléia pode deliberar sobre Lei Federal?

Confira também: Veja Todas