Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 10h10
PRODUÇÃO DE GRÃOS
PT vai a Justiça para barrar ampliação do período de plantio de soja em MT
Partido alerta que medida facilita proliferação da ferrugem asiática da soja
RAFAEL COSTA
Da Redação
A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Helena Póvoas, determinou que o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) se manifestem a respeito do pedido de liminar formulado pelo próprio PT que pede a imediata inconstitucionalidade de uma instrução normativa formulada pelo Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso) que autoriza o Estado a seguir o calendário nacional do plantio de soja, pois prejudica gravemente as medidas sanitárias essenciais para o combate da proliferação da ferrugem asiática.
A doença em questão é causada pelo fungo Pakopsora pachyrhzi e o seu avanço resulta na desfolha precoce da soja, o que impede a formação completa dos grãos e reduz, drasticamente, a produtividade do plantio. A praga se desenvolve a partir de um “triângulo”, no qual se faz necessária a interação de três fatores: o hospedeiro, o patógeno e o ambiente.
O partido alega que a instrução normativa faz o Estado renunciar a uma obrigação ilegalmente, delegando poderes a União e ignorando dispositivos da Constituição de Mato Grosso bem como os estudos técnicos realizados para combater o fungo da ferrugem asiática da soja. Além disso, alega ser uma estratégia ilegal de aderir a um calendário, sem qualquer justificativa plausível, para aumentar o período de plantio da soja em contradição ao período praticado desde 2015 em Mato Grosso.
"Foi colocado em risco à população de atividade agrícola mato-grossense e brasileira em grave risco de danos irrecuperáveis, com a oportunização de desenvolvimento da resistência por parte do fungo da ferrugem asiática da soja com relaçãos aos funticidas já existentes", alegou o PT. Isso porque a ampliação do período de cultivo da soja poderá facilitar a proliferação da ferrugem asiática ao não obedecer o prazo recomendado pelos especialista de "vazio sanitário" e do "período de semeadura para controle da ferrugem asiática".
A Ferrugem Asiática, doença fitossanitária causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi foi identificada no Brasil pela primeira vez em 2001 e é facilmente difundida com o auxílio dos ventos, alcançando todas as regiões produtoras de soja do país, caso não seja adequadamente tratada.
O parasita depende de uma conjugação de fatores para sobreviver e depende de um hospedeiro para se instalar, com destaque para os grãos de soja. A partir do momento em que se instala nas folhas da leguminosa, seus esporos sobrevivem por até 55 (cinquenta e cinco) dias.
"A suspensão do plantio por um período de 60 a 90 dias como outrora adotado pelo Estado de Mato Grosso, minimiza as possibilidades de que o fungo se espalhe por ação do vento. Por outro lado, o estabelecimento de um calendário nacional para o período de semana pode prejudicar toda a produção nacional, já que os estudos mostram a maior probabilidade de contaminação na fase de enchimento dos grãos. Por isso, a prevenção massiva da contaminação dos grãos de soja é que se adotou o vazio sanitário, período obrigatório em que não haverá plantios de soja em áreas sob sistema de irrigação, áreas de cultivo tradicional ou quaisquer outras modalidades de cultivo", sustenta o PT.
Como se trata de uma discussão eminentemente técnico científica, a Ação Direta de Inconstitucionalidade só será levada a julgamento pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça, após a manifestação de todas as partes que figuram na ação, o que atende a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).
Pacufrito | 24/01/2022 14:02:45
Só uma pergunta, que diferença faz para esta turma do sangue sugas do PT, se a plantio da soja se estender? este povo nunca trabalhou na vida, eles vivem de sugar os outros, porque será que eles teriam interessem neste assunto?
Leal | 24/01/2022 14:02:25
Aà TEM?!!! Desde quanto o PT e os petistas em geral estão preocupados com as coisas do agronegócio??? Aliás , do agronegócio os governos petistas passados só queriam os bilhões dos impostos, mais nada. E para a raia miúda de Esquerda , o agro é o maior dos males da Direita, mesmo sendo o setor da Economia que mais cresce e segura as pontas do nosso paÃs. Desde quando esse pessoal se preocupa com o vazio sanitário e o combate a ferrugem asiática ??? Pode procurar que aà tem segundas ou terceiras intenções ?
alexandre | 24/01/2022 14:02:16
Quem entende de plantio e terras, é agricultor e indea, não é partido politico....só atrapalha...
Cada coisa que se lê | 24/01/2022 13:01:36
PETISTA não serve nem como adubo pq contamina a terra. Essa é a raça mais lixo que pisou nesta terra.
Lullixo | 24/01/2022 13:01:27
No Brasil de polÃticos vagabundos, os petistas se sobressaem. Esse partido é um câncer para o paÃs.
Márcio | 24/01/2022 11:11:57
O PT/PSOL/REDE são partido de vagabundos, gente da pior espécie possÃvel. Essas escórias não fazem nada pelo Brasil e querem voltar ao poder para roubar, como sempre fizeram. O que mais me admira é ver alguns, uma minoria, não ter vergonha na cara e afirma que votará no Lula Ladrão.
Maria José Ferreira | 24/01/2022 11:11:39
O QUE PENSA OS MEMBROS DESSE PARTIDO? ROUBARAM BILHÕES DOS BRASILEIROS, MANDANDO DINHEIRO PARA PAÃSES COMO VENEZUELA, CUBA, ETC. ENQUANTO ESSE DINHEIRO PODERIA TER SIDO INVESTIDO NO BRASIL, COM A CRIAÇÃO DE UTIs, HOSPITAIS, MAS, ´SO PENSARAM EM ROUBAR. AGORA, QUER INPEDIR A PLANTAÇÃO DE ALIMENTOS? SERà QUE ELES QUEREM VER A FOME AUMENTAR. ESSE PARTIDO REPRESENTA O QUE Hà DE PIOR NA FACE DA TERRA.
Antonio Carlos | 24/01/2022 11:11:33
Eu odeio o PT, os petistas e demais membros dos partidos de esquerda.
Genésio Alecastro | 24/01/2022 11:11:31
Tem que ser muito canalha votar num partido como esse. Aliás, votar num ladrão que nos roubou e foi colocado em liberdade pelos indicados do STF, na minha opinião, trata-se de pessoas do mesmo nÃvel. O PT é um partido de criminosos e quem vota neles, também é.
JOSÉ MARIANO | 24/01/2022 11:11:18
Essa gente é sem noção. O PT só deseja o mal para o Brasil. Pra eles, quanto pior, melhor, desde que prejudique o governo Bolsonaro. Os estados governador por petistas são os que tem o ICMS com a maior alÃquota, encarecendo substancialmente o preço da gasolina.
Antônio | 24/01/2022 11:11:16
O que esse partido tem a ver com isso, sabe tanto que 16 anos o agro quase foi a falência.
Ademir | 24/01/2022 11:11:15
PT , Partido dos Trambiqueiros nunca produziram nada, só vivem de companheirada, cargos públicos, mamatas, corrupção, desvios , aberrações contra a familia, apoiadores de traficantes, bandidos, ditadores, assassinos, estrupadores, terrorristas, tudo que é de ruim, resumindo, pra nada servem!!!!! Agora imaginem estes estrupiicios, querendo falar sobre trabalho, produção, sol a sol.
APOLINARIO GENTIL USKNOV | 24/01/2022 10:10:43
Quem lê até pensa que o pt tem alguém com massa cinzenta capaz de entender [talvez nem consigam ler] uma normativa dessas ou que algum petista ja plantou soja. São tão desprovidos de capacidade cognitiva que não entendem o que são estações do ano e que no Brasil, dada a grande extensão territorial, o que vale no sul não vale, no centro oeste, no norte, no nordeste ou no sudoeste.
Marcos | 24/01/2022 10:10:36
O vazio sanitário da soja é uma estratégia de manejo que tem a finalidade de reduzir a sobrevivência do fungo causador da Ferrugem Asiática (Phakopsora pachyrhizi) durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra PIOR QUE QUALQUER É PRAGA QUALQUER FERRUGEM ASIATÃCA É ESSE TAL DE PT QUE NÃO TRABALHA E SÓ INVADE TERRA ALHEIAS MST E AGORA SE METENDO EM ÃREA QUE NÃO LHE COMPETE VÃO TRABALHAR BANDO DE INFAME PRAGA MUNDIAL
Rockfeller | 12/09/2022 20:08:20
E o PL Partido dos Ladrões amigos do Bozo!
Zé do Pátio se filia ao PV e quer levar ex-governador para sigla
Sábado, 26.07.2025 10h44
Ex-presidente da AL terá que devolver R$ 8 milhões desviados com empresas fantasmas
Sexta-Feira, 25.07.2025 19h35
Prefeita cria Secretaria Adjunta da Mulher em VG
Sexta-Feira, 25.07.2025 18h21
Prefeito garante R$ 6,5 milhões para asfalto
Sexta-Feira, 25.07.2025 18h20
Desembargador se declara suspeito para julgar ex-prefeito em Cuiabá
Sexta-Feira, 25.07.2025 17h40