Política

Sábado, 06 de Janeiro de 2018, 15h09

DEU NA FOLHA S. PAULO

Reportagem lembra escândalos e cita que Taques tem pouquíssimos aliados

Folha de São Paulo aponta que candidatura a reeleição de tucano ainda é incerta

PABLO RODRIGO

FOLHA S. PAULO

 

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), ex-procurador que ganhou destaque por combater a corrupção, entra no último ano de mandato com seu futuro político incerto, após denúncias sobre seu governo.

A tentativa de reeleição dependerá da colaboração de poucos aliados que o tucano ainda tem. Caso contrário, poderá disputar novamente uma cadeira no Senado.

Em 2015, Taques ganhou projeção nacional ao ser o primeiro governador a apoiar o impeachment de Dilma Rousseff. Em seguida, deixou o PDT e se filiou ao PSDB tendo o então presidente do partido, Aécio Neves, como um dos principais apoiadores.

Taques tem como padrinho político o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), que deve ser peça fundamental em 2018.

Ex-procurador da República, Taques ingressou na política após ter se destacado em casos de combate a corrupção ao crime organizado. Em 2002, assinou o pedido de prisão que levou o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) à cadeia.

Também liderou as investigações que resultaram na Operação Arca de Noé em Mato Grosso, com a prisão do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro, então chefe do crime organizado no Estado.

Após passar anos sob escolta policial, Taques deixou a carreira em 2009 para disputar o Senado em 2010 e, após quatro anos, o governo. Venceu nas duas.

CAIXA DOIS

Após três anos de governo, Taques se tornou alvo da delação do ex-governador pelo PMDB Silval Barbosa.

Hoje em prisão domiciliar, Barbosa disse em depoimento que houve caixa dois em 2014 na eleição do atual governador e que liberou R$ 10 milhões para a campanha do hoje tucano.

Taques falou na época que o delator foi seu adversário político e que hoje tenta "fazer vingança pessoal".

O governador também viu seu nome ser envolvido em um suposto esquema de fraudes em licitações na Secretaria da Educação de Mato Grosso, com pagamento de propina de empresários com o objetivo de quitar dívidas de campanha.

O caso, revelado em 2016, levou o ex-secretário Permínio Pinto para a cadeia.

Recentemente Taques se tornou investigado pelo Superior Tribunal de Justiça por conta do chamado "escândalo dos grampos", que envolvia uma central de interceptações telefônicas clandestinas contra adversários políticos, advogados, jornalistas e magistrados.

Ele nega ter cometido qualquer irregularidade e defendeu a investigação para que o assunto seja esclarecido.

Na administração pública, o governador do PSDB também vem enfrentando percalços com os servidores.

A crise financeira do Estado fez com que os salários dos funcionários fossem escalonados por alguns meses, após 20 anos de pagamento em dia.

À reportagem Pedro Taques evitou falar sobre as eleições deste ano. O assunto, diz, só será discutido por ele a partir de março. "Atualmente sou candidato a ser um bom governador para o meu Estado".

 

Comentários (53)

  • General Pompeu |  08/01/2018 22:10:28

    O problema da grande (e esmagadora) maioria dos funcionários públicos, salvo honrosas e raríssimas exceções, é a indolência; insolência que beira à preguiça jeca tatu; ineficiência próxima a vagabundagem; acomodamento letárgico é uma profunda (e poe profunda nisso) ignorância...decoram meia dúzia de paginas e depois que passam em concursos mequetrefes simplesmente do alto de sua obtusidade, só sabem reclamar interesses privados e particulares em causa própria travestidos debrum discurso fácil é preguiçoso da coisa pública. Pouca vergonha indolenres...não aguentariam uma semana na iniciativa privada...

  • Esclarecido |  08/01/2018 19:07:51

    Quem passa em concurso público, passa devido a sua competência, muitas vezes tendo apoio somente da família. Portanto, ninguém dá esta vaga. Esta vaga é resultado de muito esforço e dedicação. A estabilidade vem do trabalho atuando com técnica, capacidade, e seguindo os princípios éticos e legais. Perde-se muitos finais de semanas, feriados, carnavais, páscoas, aniversários para conquistar este espaço. Perde-se horas do convívio com a família em prol deste trabalho, e sem esperar nenhum reconhecimento por parte de quem quer que seja! É injusto e covarde ver campanha na mídia desmoralizando os servidores públicos, estáveis ou não. Se o governo está em crise, a culpa não é de quem estudou e passou em concurso público. Concursados não sonegam impostos (eles já vem retido na fonte), e todos os anos apresentam a declaração de renda, e pagam ao Leão. Ao contrário de muitos, que burlam o sistema além de receberem incentivos fiscais. A quebra da previdência e finanças públicas são resultado de muita corrupção dos últimos tempos; de renúncias fiscais, inadimplência dos grandes devedores, uso indevido da finalidade e má administração dos recursos públicos. Não se deixe enganar! A crise econômica e política, a falta de acesso à saúde, ensino, segurança pública e demais serviços por parte da população não é culpa do funcionalismo público. Onde estão os paladinos da justiça e fiscais da lei?

  • Paulo Soares  |  07/01/2018 22:10:01

    procuradorMauro neles vamos elegero procurador mauro para governador

  • Victor  |  07/01/2018 17:05:11

    Um Procurador da República que abandona o cargo para ser político. Desconfiei desde o início. Depois do escândalo da secretaria de Educação não tive dúvidas, não estava bem intencionado.

  • Senhor Sincero |  07/01/2018 16:04:21

    Ao: Cícero Catilina, isso é uma discussão muito mais ampla sobre quem está criticando, se é servidor público ou não meu caro. Os desmandos do Estado realmente são "mais sentidos" na pele pelo servidor, porém fica aqui uma indagação pra você que não deve ler muito ou simplesmente não gosta de se informar: o dinheiro do servidor público gera riquezas pro Estado, movimenta supermercados, postos de gasolina, comércio, faculdades, etc, etc. Outra pontuação, se você não é servidor mas vai a um pronto socorro, vai saber dos desmandos do atual governador. Se você anda nas estradas, vai perceber. Enfim, o fato de ter muita gente criticando, não quer dizer que sejam "somente servidores públicos", quer dizer sim, que a maioria da população (melhor esclarecida é claro) NÃO ESTà CONTENTE com o atual governo. Isso é fato, não são meras conjecturas como a sua!!!

  • Dalabrida |  07/01/2018 15:03:54

    Governo corrupto, secretário de Educação e coordenador de campanha preso por desvios de mais de 50 milhões em menos de um ano.

  • Silvano |  07/01/2018 15:03:51

    Não sou defensor do governo Silval, entretanto, o estado só está com a situação financeira ruim em razão de decisões equivocadas da atual gestão. A o assumir o Estado o governador realizou uma série de concursos, aumentando os gastos correntes, aumentou exageradamente o número de comissionados e o valor das DGA s, pagas aos cargos de chefia.

  • Cuiabano |  07/01/2018 15:03:40

    Tem poucos que apóia por um motivo bem simples. Moralidade e Gerir com Responsabilidade . As viúvas do Silval são como Abutres .. Estão loucos pra voltar ao poder pra continuar roubando . Eu Apoio Pedro Taques. ...

  • Davi |  07/01/2018 15:03:34

    Como militante do PSDB vejo que os diretórios municipais precisam ser consultados sobre os rumos do partido. Do meu ponto de vista a reeleição do Taques com esse nível de rejeição popular e política se mostra inviável. O mais adequado seria indicar o vice do Mauro Mendes, que poderia ser o prefeito de Cáceres Francis do PSDB (que atrai voto da região Oeste) e o Leitão ao senado. Até os candidatos a deputado do PSDB seriam beneficiados em termos de votação porque é evidente que a rejeição ao governador trás um grande desgaste.

  • Marciano  |  07/01/2018 15:03:25

    Um governo que criticou a corrupção do governo anterior, mas teve o coordenador de campanha preso por desvios de mais de 50 milhões. Criticou a gestão anterior pelo aumento do gasto corrente, mas contratou mais de 5 mil servidores para a Segurança Pública, inviabilizando o Estado.

  • Lúcio |  07/01/2018 15:03:18

    O prefeito de Cáceres fez uma pesquisa interna que apontou rejeição acima de 70% ao governador em Cáceres. Diante desse cenário provavelmente deve se filiar ao PP ou PR para sair candidato a deputado federal. Detalhe: Cáceres foi o município em que o Taques obteve maior votação proporcional.

  • Túlio |  07/01/2018 15:03:05

    Este governador vai deixar uma bomba nas mãos do Mauro Mendes, vai deixar de pagar a dívida de 1 bilhão do estado com a União, jogando o pagamento para depois, vai fazer outro mega concurso pra Segurança Pública. Quero ver o que o Mauro Mendes vai fazer.

  • alexandre |  07/01/2018 14:02:14

    E vai votar em Lula e no PT, pra acabar de quebrar o Brasil ? Infelizmente a esquerda populista acabou com a Venezuela, não voto em Pedrinho malvadeza, mas Lula nunca mais..

  • sediclaur |  07/01/2018 11:11:58

    Chegou a sua vez Procurador Mauro! Tenha em mãos um bom programa de governo porquê dessa vez você leva. Seja honesto, justo e um bom administrador. Já vá pensando em secretários competentes e que tenham responsabilidade para com a coisa pública e que não estejam enlameados com esses políticos que aparecem na mídia todos os dias com escândalos de corrupção. Nós vamos te colocar no Paiguás e renovar todos os deputados da ALMT pra que você tenha condições efetivas de governar este estado. Porém não se esqueça que o governador é apenas um gerente administrativo do povo que o elegeu. Não me venha depois fazer que nem esse Pedro Táxi que após eleito se achou o rei, ditador, sei lá o quê, com esse bando corruptos e incompetentes dele e por isso vai levar um pé na bunda agora em 2018.

  • eleitor consciente |  07/01/2018 10:10:16

    não nos enganemos, mauro mendes, blairo maggi e jaime campos são farinha do mesmo saco, estão até fazendo parte da base de sustentação do atual governo, e esses politicos fizeram da politica um negócio, estão hoje milionários, com dezenas de fazendas, exportando soja e dono de empresas falidas. querem se passar como novo e oposição ao atual governo, é mentira!!!!!!!!!! o povo não é bobó chera chera, chega das elites e de corruptos no governo, é hora do procurador mauro, pra mudar completamente esse estado de coisas.

  • joao |  07/01/2018 09:09:57

    Concordo com o comentarista Saulo, sentar frente ao computador e escrever incriminando alguém e pedindo cabeça é fácil, ocupar a tribuna e meter o cacete e fácil, quero ver administrar um estado com renda mensal de mais de 1. bilhão. Deixou a desejar e não poderemos repetir os desmandos e a outra administração desastrosa.

  • Gilmar |  07/01/2018 09:09:52

    Na verdade nunca teve aliados e sim pucha sacos, já está sozinho faz tempo.

  • analista social |  07/01/2018 09:09:39

    ainda tem meia dúzia de puxa-sacos incrustados em cargos de confiança. tem gente disposto a tudo nesta vida, faz qualquer coisa por um DAS, mas, estão se queimando igualzinho o chefão ditador anão. só assume cargo comissionado nesse governo quem está morrendo de fome ou não tem ética nenhuma em sua vida.

  • joaoderondonopolis |  07/01/2018 09:09:23

    Se o governador tiver 2 aliados, eu ainda acho muito. Daqui pra frente ele não sabe se tira água da canoa que já está afundando ou se vai remar, vai ter que fazer os 2 juntos. Em pouco tempo se transformou em Persona non grata. Mauro Mendes, Blário Maggi e Jayme Campos nele.

  • Povinho burro tem o que merece |  07/01/2018 08:08:59

    A turma da direita defende o estado mínimo, menos gastos sociais, menores salários para funcionários públicos (menos para os juízes e promotores, e políticos, é óbvio) , menos gastos em saúde pública e educação pública (eles acham que tem que privatizar tudo), menos impostos (para os ricos, para a classe média e pobreza continua a mesma carga tributária). E o que fazem os idiotas funcionários públicos e classes C, D e E? Votam nessa turma da direita!!! Agora querem trocar Pedrinho Malvadeza por Mauro Mendes. Tem mais é que se ferrar. Acho é pouco. Vai bater panela agora, bando de burros, vai ver se vai ter cobertura da Globo domingo o dia inteiro, vai ver se vai sair no fantástico, bando de pato idiota de camisa da CBF pagando 100 reais o botijão de gas e e 4,50 a gasolina. Trouxas!!!

  • Mauro vicente |  07/01/2018 07:07:25

    O cara se achou o Rei do mundo ja estava ate se achando candidato a presidente ou seja achava que era um deus. O tempi sempre se encarregou de tudo.

  • Mandiocão do Araguaia  |  07/01/2018 06:06:10

    Game Over pra vc Pedro Taques!!!

  • AUTÊNTICO |  07/01/2018 05:05:40

    Independente se o Gov. está ou não envolvido no caso " grampolândia". O FATO é que o Gov. Pedro Taques não é USURPADOR e muito menos LADRÃOOOO DO ERÃRIO PÚBLICO ( DINHEIRO). Portanto, será reeleito na próxima eleição para GOVERNADOR.

  • O Analista |  07/01/2018 01:01:56

    Acredito que o funcionalismo público está caladinho só esperando as eleições para dar um NÃOOOOOOOOO coletivo para o Imperador Pedro Taques.

  • Cícero Catilina |  07/01/2018 00:12:44

    Quantos aqui são funcionários públicos?

  • alexandre |  06/01/2018 23:11:50

    Onde estão os articulistas sabe tudo de MT, a voz do governo ? Infelizmente o poder econômico da Secom, domina o Estado.

  • Edmilson Rosa  |  06/01/2018 23:11:13

    Espero que o povo lembre de rapaz nas urnas Pedro taques que acabou com Mato Grosso e deixou a assembleia legislativa roubar.

  • Matteus |  06/01/2018 23:11:06

    Deveria condenar Sinval, Riva eTaques e todos os corruptos que participara da obra faraonica do VLT, trabalho forçado de pedreiro 15 horas por dia até que termine o VLT.

  • Observador  |  06/01/2018 23:11:05

    Será que o Pedro Taques fala com o primo dele. Afinal de contas diz que ele não fala com ex presidiário.

  • So jesus na causa |  06/01/2018 22:10:55

    Esqueceu da improbidade...Do Fundeb....Ate o advogado Eduardo Mahon ja jogou no ventilador que é improbidade....ou nao MP..MPF..OAB..cade vs

  • Observador  |  06/01/2018 22:10:37

    De Presidencial a pedir bênção para Jaime Campos para a reeleição, que fim esse anão está tomando.

  • Paulo Sergio |  06/01/2018 22:10:35

    E para piorar tem o WILSON SANTOS como cabo eleitoral. Já era.

  • João José de Rosário  |  06/01/2018 20:08:38

    Ele, (TRAQUES), NEGA TUDO .... O SANTINHO VAI SENTIR TODA SUA POPULARIDADE ESTE ANO... AH VAI !!! LIXO !!!!

  • Futurologo |  06/01/2018 20:08:37

    Tua batata ta assando Sr governador que esta fazendo ótimo DESgoverno e mais sujo que pocilga

  • Pardal |  06/01/2018 20:08:30

    Estou decepcionado com o governo de MT; pensei como pensador e intelectual, que seria um bom governo, mas o que vejo é o desgoverno, fornecedores com contas em atraso, servidores com salários escalonados e com incerteza de recebimentos, pensionistas com atraso, aposentados com atraso de pagamentos; até quando? Vamos melhorar nesse último ano, pois os três que passaram deixaram a desejar.

  • João Carlos  |  06/01/2018 20:08:29

    Como governador foi muito INCOMPETENTE nao é do ramo seu negocio é investigar tanto que montou a GRAMPOLANDIA PANTANEIRA

  • alexandre |  06/01/2018 19:07:57

    quem planta ventos, colhe tempestades..

  • leitor atento |  06/01/2018 19:07:21

    a imprensa nacional não tem rabo preso com o ditador pedrinho malvadeza, por isso falam a verdade dos fatos, o que infelizmente a mídia local não diz e até se omite frente aos escândalos, o enorme desgaste politico e falcatruas do atual governo do estado.

  • Artur |  06/01/2018 19:07:18

    Triste que precisamos da Imprensa Nacional para reportar o que a imprensa regional não reporta!

  • santos |  06/01/2018 19:07:15

    não faz o menor sentido silval dar dinheiro para campanha de taques. Esse silval não presta

  • augusto |  06/01/2018 18:06:56

    quem semeia vento colhe tempestade

  • advair |  06/01/2018 18:06:47

    Do jeito que andas...Vai acabar o mandato e ainda vai continuar candidato!

  • bernardes |  06/01/2018 18:06:37

    Realmente ele falou tudo no ultimo parágrafo da materia. "sou candidato a ser um bom governo para seu estado" isso mesmo, "candidato". porque governo, ainda não foi".

  • Daniel Boone |  06/01/2018 18:06:11

    Fico imaginando a vergonha que a mãe de PT deve sentir dele. Um político eleito no primeiro turno e que carregava consigo as esperanças dos mato-grossenses em dias melhores terminar dessa forma, sendo odiado por quase todos... Deprimente...

  • Xomano |  06/01/2018 18:06:04

    Interessante que "foia", porta-voz do pt, não busca os estados destruidos pelos meliantes. Sempre busca maldizer os adversários mais fortes.

  • Pedro o Grande |  06/01/2018 17:05:54

    Esqueletos no armário de Pedro Taques: Alan Maluf,Guizard,Cel Zaqueu,Cel Lesco,Cel Siqueira Jr,Mauro Zaque e por fim,Paulo Taques.

  • Amilton |  06/01/2018 17:05:31

    Os bandidos da política assustaram com o procurador da republica. Desejo um Câncer em todos.

  • Professora |  06/01/2018 17:05:16

    E agora José? Tá todo mundo abandonando seu Táxi. Issos do Ofacio.

  • José Américo  |  06/01/2018 17:05:02

    Não existe melhor palavra que representa esse ser que não seja repugnante.

  • Saulo |  06/01/2018 15:03:39

    Era mais útil como procurador, como senador e governador um fracasso. O problema que quando se tem um mau gestor quem sofre e o povo. Vai demorar mais um ano pra ele desocupar a cadeira povo que se lasquei.Taques nunca mais.

  • Vagner  |  06/01/2018 15:03:31

    O atual governo está desgastado,e sua popularidade junto aos servidores e suas famílias que logicamente também votam, esta baixíssima.

  • Maristela  |  06/01/2018 15:03:16

    Quem iria querer ser aliado desse sr?

  • P.R |  06/01/2018 15:03:06

    a folha relata o resultado da molecagem...amadorismo & incompetência...... do atual governo de mt, "qualidades" que 90% da população ja conhece, muita pretensão querer pleitear vaga na majoritária ....quem sabe uma vaga na deputança federallllllllllllllll e é sóóóó

Confira também: Veja Todas