Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025, 08h20
SANTA CASA
Senadora cita "hipocrisia" de deputado para "salvar" hospital
FRED MORAES
Gazeta Digital
A senadora Margareth Buzetti (PSD) atribuiu as tentativas de articulações do deputado federal Emanuelzinho (MDB) junto ao governo federal para administrar o Hospital Estadual Santa Casa - que deve ser encerrado em setembro pelo governo estadual -, como hipocrisia ao relembrar que durante a gestão municipal de seu pai, Emanuel Pinheiro (MDB), a unidade fechou as portas por falta de repasses do município.
Em um vídeo gravado para suas redes sociais, Buzetti sai em defesa do encerramento da unidade, alegando que o Hospital Central, inaugurado até o fim do ano pelo estado, abrigará muitos serviços ofertados, com exceção da oncologia. Para a senadora, o governo deu ‘sobrevida’ ao longo dos seis anos em que tocou a unidade, após o colapso do hospital em 2019m por falta de repasses, quando ainda era tocada pela instituição filantrópica Santa Casa, com auxílio do governo estadual, federal e a Prefeitura de Cuiabá.
“É falta de vergonha ou é falta de memória? A Santa Casa fechou em 2019 por quatro meses. Mais de 600 pacientes ficaram sem atendimento. 800 funcionários chegaram a ficar oito meses sem salário. A gota d'água foi quando a prefeitura da época, na gestão do senhor Emanuel Pinheiro, deixou de repassar quase 4 milhões obrigatórios. O resultado? Colapso. O Estado assumiu a gestão, reformou e reabriu o hospital. Nos últimos seis anos, o Estado conseguiu dar uma sobrevida à Santa Casa”, disse a senadora.
Conforme a senadora, não faz mais sentido tentar tocar a instituição já que possui uma dívida superior a R$ 118 milhões, acumulando processos trabalhistas e lembra que a mesma teve seu imóvel tomado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para pagamento de dívidas.
“A dívida do hospital, somando tudo, passava de 118 milhões de reais. A instituição bicentenária já respirava com a ajuda de aparelhos. Agora o prédio vai a leilão. Ele pertence à massa falida, não ao Estado. Mesmo assim, tem gente querendo que o Estado continue pagando. Aí eu pergunto, faz mais sentido transferir os atendimentos para um hospital novinho, com gestão eficiente ou empurrando o problema com a barriga?”, questiona.
Otimista, a senadora acredita que o Hospital Central dará conta dos demais atendimentos e entende que o melhor caminho é fechar as portas.
“O mais importante nessa história é que ninguém vai ficar sem atendimento. O novo hospital central vai absorver 70% dos atendimentos, dos serviços, e o restante será redistribuído na rede estadual. O contrário de entregar a Santa Casa é seguir gastando milhões num prédio que nem é do Estado e empurrar mais um custo para o governo, que está prestes a inaugurar o maior hospital da história de Mato Grosso”, finaliza.
Negociações de Emanuelzinho
Na semana passada, o deputado Emanuelzinho anunciou que levou o problema do hospital ao Ministério da Saúde, sob comando de Alexandre Padilha, quem demonstrou interesse em tocar a administração por meio do governo federal.
No entanto, as negociações foram travadas porque, segundo ele, o governo se negou a passar informações sobre o custo mensal com a unidade.
Igor | 16/07/2025 10:10:41
Quem é essa suplente de uma única suplência pra falar alguma coisa ? Deve passar em Cuiabá só pra ir na casa do governador ou evento do governo. Não sabe nada de povo. Vai trabalhar minha senhora que seu já tá acabando !!
joao paulo | 16/07/2025 09:09:54
EP tem culpa sim claro, mas é tÃpico desse povo sulista que vem pra cá fica podre de rico e só pensa nas tradições do estado que veio. Santa Casa é um patrimônio da sociedade, não é só fÃsico, estrutura, é um patrimônio de utilidade pública do CUIABANO. ai pergunto, QQ CUSTA ESSES PAU RODADO QUE NÃO TEM MAIS ONDE GASTAR DINHEIRO (AEROPORTO, CASAMENTO DE 1 SEMANA, ANA CASTELA, JATO) QQ CUSTA??? JUNTA AI UNS 10 DESSE POVO E COMPRAR ESSA SANTA CASA???? ISSO É HIPOCRESIA SENADORA TAMPÃO QUE NÃO TEM VOTO
Nilson Ribeiro | 16/07/2025 09:09:17
AS (PESSOAS) AO SE TORNAREM INÚTEIS (POLITICOS), PERDEM O SENSO DO RIDÃCULO. "VOVÓZINHA", SE A SENHORA NÃO SABE LER, SE A SENHORA NÃO ESCUTA MAIS, SE A SENHORA NÃO ESTà MAIS ENXERGANDO, PEÇA PARA ALGUEM, MESMO SEMIALFABETIZADO, PARA LER PARA A SENHORA SOBRE A POSIÇÃO DOS MEDICOS E PROFISSIONAIS DA ÃREA DA SAÚDE, SOBRE O FECHAMENTO DA HISTÓRICO E HISTÓRIA DA SANTA CASA. MAS, A SENHORA, ASSIM COMO O ILUSTRE GOVERNADOR, NÃO QUEREM SABER NADA DISSO, PARA VOCÊS, O OOVO QUE SE LASQUE, QUALQUER COISA, VCS VOLTAM PARA AS SUAS ORIGENS E VIDA QUE SEGUE.
JOAO DA SILVA | 16/07/2025 08:08:02
PALETO SEM FIM UM VERGONHA
Servidores da Sema não pedem perícia e tem condenação mantida em MT
Domingo, 20.07.2025 22h45
Manobra mantém cargo de ex-deputada de MT no Governo Lula
Domingo, 20.07.2025 21h29
Empresário de MT teve complicações em cirurgia e perdeu 33 quilos na prisão
Domingo, 20.07.2025 21h05
Cuiabá estuda parceria com Exército em escolas municipais
Domingo, 20.07.2025 21h04
Deputado vê "conversa fiada" em saída de deputado e quer Riva no comando
Domingo, 20.07.2025 20h20