Política

Domingo, 20 de Julho de 2025, 09h15

PRESSÃO

Senadora é contra novas vagas no Congresso e cita hipocrisia

Margareth Buzetti pondera que há cobranças ao Governo para reduzir gastos

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

Na avaliação da senadora Margareth Buzetti (PSD) aumentar o número de deputados federais é desnecessário e soa como hipocrisia por parte dos parlamentares, uma vez que o próprio Legislativo cobra do Governo Federal corte de gastos. Em coletiva de imprensa na última sexta-feira (18), ela disse que espera que os congressistas recuem de aumentar para 531 cadeiras na Câmara Federal após pressão popular. 

“A pressão da população pode ser, sim, um termômetro para que o Congresso recue. Isso é importante. É uma hipocrisia, ridículo isso. Nós acusamos o Executivo de não cortar gastos, mas o Legislativo aumenta. Aqui na Assembleia Legislativa de Mato Grosso que aumenta seis deputados. Gasto do Estado, vamos aumentar para quê, gente? Há necessidade? Vamos ser honestos não tem necessidade. Aliás, o pessoal tem que trabalhar mais e falar menos”, disparou. 

Na semana passada o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o projeto que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais. Agora, o veto será analisado pelo Congresso Nacional. A senadora já se manifestou contra o aumento e justificou o motivo de não ter conseguido votar na primeira vez. 

“O meu voto é para não aumentar o número de deputados. Isso eu já falei. No dia da votação, eu estava em viagem, a internet ficou instável. Eu estava em voo de Londres para o Brasil e não consegui votar na segunda votação. Fiquei muito brava, mas não ia fazer diferença o meu voto, porque o Davi Alcolumbre saiu da presidência e votou. E por 41 votos foi aprovado”, explicou. 

Na opinião da senadora, Lula “acertou totalmente” ao vetar o projeto. “Pelo que eu entendi, o acerto era deixar sem sancionar, para que o Senado sancionasse o presidente do Congresso, mas ele acertou totalmente [ao vetar]”, afirmou Margareth.

Agora, Buzetti tem “um fio de esperança” de que o veto seja mantido pelo Congresso devido à pressão popular. Pesquisa Genial/Quaest revelou que 85% dos brasileiros desaprovam o aumento. “Nem faz diferença os senadores votarem, porque a Câmara dos Deputados quer o aumento dos deputados. Quando ela fez isso, ela mostrou que não estava nem ai”, criticou. 

Confira também: Veja Todas