Política

Sexta-Feira, 14 de Março de 2025, 14h41

ATOS GOLPISTAS

STF vai decidir sobre liberdade de advogado de MT “enfeitiçado” por Bolsonaro

Ministro deu 5 dias à PGR para se manifestar

DIEGO FREDERICI

Da Redação

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pediu informações à Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre um recurso de Antonio Valdenir Caliare. Além de advogado, ele é um dos “vândalos” que depredaram a Praça dos Três Poderes em Brasília (DF), no dia 8 de janeiro de 2023, e é suspeito de descumprir o uso da tornozeleira eletrônica por quase 200 vezes.

Caliare chegou a ser preso pelos ataques aos Poderes no Distrito Federal mas foi beneficiado com medidas cautelares diversas da prisão em fevereiro de 2023. No mês de novembro de 2024, a 3ª Vara de Juína (750 Km de Cuiabá), que acompanha o uso da tornozeleira do réu, enviou um relatório ao STF informando o descumprimento do monitoramento eletrônico.

O advogado justificou as transgressões alegando que o sinal do GPS em Juína, cidade do extremo norte de Mato Grosso, era “fraco”. Um novo relatório do uso do dispositivo foi enviado ao STF, revelando que, no total, Cailare não cumpriu o monitoramento em 196 oportunidades. Um “elemento metálico”, colocado em volta da tornozeleira, teria bloqueado seu sinal.

“Indícios de envolvimento do dispositivo de monitoramento por um elemento metálico, produzindo uma blindagem eletrostática, também conhecida como ‘Gaiola de Fraday’, que impede a penetração de campos eletromagnéticos externos para o interior da superfície blindada. Desta forma, sinais de rádio frequência (RF) externos como: sinal da operadora celular e sinais de satélites (GPS), são impedidos de serem captados pelos dispositivos de monitoramento”, diz trecho dos autos.

Uma nova ordem de prisão foi expedida contra o advogado, que voltou para a cadeia no dia 27 de fevereiro de 2025. Caliare ingressou com um recurso, que deve agora ser analisado pela PGR para decisão posterior de Alexandre de Moraes.

“Encaminhem-se os autos à Procuradoria-Geral da República, para manifestação, no prazo de 5 dias”, determinou o ministro em despacho da última quinta-feira (12). Em Mato Grosso, o STF já condenou uma mulher a 14 anos de prisão pela participação nos ataques. Uma decisão judicial já determinou que ela realizasse um “exame psiquiátrico urgente”.

Outro “viciado” no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), morador do Jardim Renascer, em Cuiabá, também foi condenado pelo STF ao pagamento de R$ 5 milhões pelos prejuízos à Praça dos Três Poderes.

Comentários (8)

  • jj |  14/03/2025 17:05:32

    voces querem dar testeminho....meu primo é ptista rocho, quando lula ficou preso na PF...meu primo largou a familia pra passar 3 ou mais noites na porta da PF...pra glorigicar o lula...isso sim é fanatismo....kkkkk

  • Adolfo  |  14/03/2025 16:04:48

    Sem Anistia. Cadeia para golpistas

  • MARIA AUXILIADORA  |  14/03/2025 16:04:27

    olha, já vi vício em drogas, mas nenhuma tão maligna quanto o inelegível kkkkkk Chora mais que está pouco!

  • jj |  14/03/2025 16:04:06

    gente o lula e o stf... estão fazendo que bem querem aki no Brasil...aonde vamos parar com a ideologia desses comunistas...familia...vamos abrir os olhos

  • Ademir |  14/03/2025 15:03:33

    O STF poderia ver os " terroristas " do 8 de janeiro como ele solta os bandidos da esquerda que são sequestradores , estrupadores , traficantes , bandidos , corruptos, a toda hora e ver que se não tem DNA de esquerda , pode também soltar uns a mais , já que a esquerda é feita só de bandidos e sem caráter, principalmente repórteres que já foram presos no passado e agora escrevem em redações de sites , claro , tinha de ser da esquerda né, bandidos !!!

  • Tobias cpa 4 |  14/03/2025 15:03:07

    eu tbm ja fui enfeitiçado por esse ex presidente...me dei conta quando ficava debaixo de chuva em porta de quartel tendo que defecar na calçada; Depois vi que estava ficando alienado. Hoje sou uma outra pessoa, simples de alma e coração. Grato

  • Omar Telo |  14/03/2025 15:03:03

    Exame psiquiátrico na mente de um bolsonarisa: O aparelho: tic...tic...tic..

  • Jairo |  14/03/2025 14:02:25

    100 anystyha

Confira também: Veja Todas