Sábado, 15 de Março de 2025, 09h32
EMBATE JURÍDICO
TJ proíbe procuradora comissionada de representar município de MT
Decisão é da desembargadora Wandymara Galvão Zanolo
DIEGO FREDERICI
Da Redação
A desembargadora da Terceira Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça (TJMT), Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, proibiu que a prefeitura de Santo Antônio de Leverger, na região metropolitana de Cuiabá, seja representada judicialmente por sua procuradora-geral, Luciane Rosa de Souza, que ocupa o cargo, é servidora comissionada do município, não sendo aprovada em concurso público para a carreira da procuradoria.
A decisão da desembargadora é da última terça-feira (12) e atende a um recurso da Associação dos Procuradores Municipais do Estado de Mato Grosso (APM/MT). A primeira instância do Poder Judiciário Estadual não concedeu a liminar pleiteada pela organização, que defende que Leverger possui procuradores efetivos, aprovados em concurso público, o que torna injustificável a nomeação de uma servidora comissionada no cargo.
Na análise de Vandymara Paiva Zanolo a associação tem razão, advertindo, inclusive, que as decisões tomadas pela procuradora-geral podem acarretar em insegurança jurídica e serem questionadas em razão de terem sido tomadas por uma servidora sem competência para o cargo.
“A continuidade da atuação irregular da procuradora-geral comissionada compromete não apenas a legalidade dos atos processuais, mas também a segurança jurídica das decisões e a proteção dos interesses públicos. Ademais, a demora no ajuizamento da demanda não pode legitimar a continuidade de uma prática flagrantemente inconstitucional, sob pena de perpetuar uma ilegalidade manifesta”, advertiu a desembargadora.
A decisão ainda cabe recurso. O Portal Transparência da prefeitura de Leverger informa que a servidora possui salário de R$ 10,5 mil.
Em meio a protestos, Justiça suspende reunião sobre extinção de autarquia em MT
Sábado, 12.07.2025 14h20
Presidente da AMM quer vaga na Assembleia
Sábado, 12.07.2025 12h32
TRE julga recurso de derrotada contra prefeito reeleito em MT
Sábado, 12.07.2025 11h56
Cattani diz que senador é candidato do PL e cita 'decepção' com vice
Sábado, 12.07.2025 09h49
Comitê de Governança debate políticas públicas eficientes
Sábado, 12.07.2025 09h34