Sábado, 26 de Abril de 2014, 08h57
CASSAÇÃO DE EMANUEL
Toninho deve ser expulso do PSD na terça
DC
A Executiva municipal do Partido Social Democrático (PSD) deve enquadrar o vereador por Cuiabá Toninho de Souza (PSD) sob a acusação de infidelidade partidária. O social-democrata ignorou uma resolução da legenda e votou pela cassação do correligionário João Emanuel (PSD).
Toninho é presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara e conduziu todos os trabalhos de investigação contra o ex-presidente da mesa diretora. Por conta disso, desde o começo do processo interno, João Emanuel e sua defesa questionaram o posicionamento de Toninho. O fato de eles serem do mesmo partido também chegou a ser ressaltado por outros parlamentares.
Como Toninho não deixou a presidência da Comissão, João Emanuel ingressou, ainda nesta semana, com uma representação junto à diretoria do partido contra o correligionário. No documento, o ex-vereador alegou infidelidade partidária e pediu a expulsão de Toninho da legenda, bem como a cassação de seu mandato. Além disso, durante o decorrer deste processo, solicitou o afastamento do colega da condição de líder do partido na Câmara.
Para João Emanuel, Toninho e os demais membros da Comissão de Ética cometeram diversas ilegalidades na condução do processo interno, tal como prevaricação e subtração de provas e documentos. À legenda, o ex-presidente também pediu que Toninho fosse impedido de votar durante a sessão em que foi apreciado o pedido de cassação. O resultado foi a elaboração de uma resolução, no último dia 17, na qual o PSD determina que um correligionário não vote no outro em qualquer procedimento do Legislativo.
O descumprimento desta medida pode implicar na abertura de processos disciplinares, que podem ter como consequência a expulsão e a perda do mandato. Toninho, por sua vez, garante não temer represálias por parte do partido. Em seu entendimento, ele apenas cumpriu o papel de um vereador, “agindo com base na legislação”.
Acácio | 27/04/2014 09:09:53
Muito bem senhores do PSD, vou me lembrar dessa resoluçao nas próximas eleições. Parabenizo o Toninho pelo caráter e ombridade, lembrando que são estas atitudes que fazem a diferença do homem para os moleques.
Iron | 26/04/2014 17:05:03
Quer dizer então que se um membro de determinado partido comete algo irregular, todos os demais membros do partido tem que ser conivente? Alguém do PSD pode me responder? Pergunto ainda, o mandato do politico que esta no cargo é do partido, ou seria do povo que o elegeu? Será que tem algum politico para responder? Se houver resposta vão vir com uma alegação embasada em leis, que são um exemplo em primor em nosso paÃs. Não sou eleitor do sr. Toninho nem deste partido em que ele se encontra, mas o apoio totalmente nesta questão.
PF pede mais prazo ao STF para investigar esquema com lobista de MT
Sábado, 10.05.2025 17h01
Deputado de MT aposta em recuo de Lula e crê em 3ª via
Sábado, 10.05.2025 16h28
Bolsonarista vai pedir "cabeça" de colega de partido em Cuiabá
Sábado, 10.05.2025 11h24
STF confirma falha em tornozeleira de golpista em MT
Sábado, 10.05.2025 10h57
Abilio defende nome do PL para Governo de MT
Sábado, 10.05.2025 10h34