A cirurgiã dentista Jussara Rodrigues Barbosa, de 41 anos, morreu neste domingo (9), em decorrência de complicações da Covid-19. Ela estava internada num hospital do município de Tangará da Serra (239 km de Cuiabá) desde abril com os pulmões comprometidos pela infecção provocada pelo coronavírus.
Segundo informações de amigos e familiares, a dentista necessitava de um equipamento de ventilação mecânica, conhecido como pulmão artificial, que custava em torno de R$ 400 mil. Por este motivo, pessoas mais próximas lançaram uma campanha na internet e redes sociais em busca de arrecadações em dinheiro que pudessem auxiliar no custeio do tratamento médico.
A terapia chamada ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), uma espécie de pulmão superficial, que a dentista precisava, é a mesma que o ator e comediante Paulo Gustavo foi submetido, antes de falecer no dia 4 deste mês, aos 42 anos. Contudo, antes de conseguir recursos suficientes para custeio do tratamento, o quadro de saúde de Jussara se agravou evoluindo para óbito no domingo.
Nas redes sociais, dezenas de publicações foram feitas por familiares, amigo e moradores de Tangará da Serra, município onde a dentista atuava atendendo seus pacientes. “Tristeza. Dra Jussara grande profissional uma mulher de bom coração deixa saudades! Que Deus a receba de braços abertos e de forças a família e amigos”, escreveu uma internauta no Facebook.
O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) também divulgou nota lamentando o falecimento da profissional. “Aos familiares, amigos e colegas, o Conselho presta os sinceros sentimentos pela perda”, consta na publicação.
O sepultamento foi agendado para esta segunda-feira (10) no município de Arenápolis, onde moram familiares da dentista.
COVID EM MT
Dados do mais recente boletim epidemiológico divulgado na tarde deste domingo (9) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) mostram que 10.149 pessoas morreram por complicações da Covid-19 em Mato Grosso. Nas últimas 24 horas foram registradas 29 mortes e 260 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado elevando para 373.121 os casos confirmados da doença.
J.JOS?
Segunda-Feira, 10 de Maio de 2021, 16h06