Cidades Quinta-Feira, 20 de Março de 2014, 09h:24 | Atualizado:

Quinta-Feira, 20 de Março de 2014, 09h:24 | Atualizado:

Notícia

Aberta inscrições para curso de educação patrimonial

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O Curso de Educação Patrimonial é resultado da junção de dois projetos: Oficina de Educação Patrimonial: a identidade cuiabana, do arquiteto Paulo Crispim, e Patrimônio Cultural de Cuiabá: identidade, memória e cultura, da historiadora Tulasi Krishnadasi dos Santos Branco. O objetivo é ministrar conteúdos acerca dos bens culturais que funcionam como recursos e instrumentos no processo de fontes para o ensino-aprendizagem, além de metodologias que tomam esses bens como ponto de partida para desenvolver tarefas pedagógicas. Na prática, leva em consideração as relações sociais, memória, políticas de preservação e inclusão a partir de uma diversidade de possibilidades e de relações com outros elementos, bem como as vivências de cada um. Assim, busca-se preparar o docente das séries iniciais para ensinar com a ferramenta do Educar para o Patrimônio Cultural, além de torná-lo capaz de (re)conhecer sua própria cultura, deixando de ser espectador para se tornar sujeito. Também objetiva a busca de novos saberes e conhecimentos, provocando conflitos de variantes e, dessa forma, repassar para seus alunos as diversas formas de se estudar os aspectos do homem como indivíduo e como ser social ligado aos bens culturais e sua relação com as disciplinas de História, Sociologia, Linguística, Pedagogia e Geografia, dentre outras.

O curso pretende responder à crescente demanda no campo da formação de educadores para o desenvolvimento técnico – gerencial de projetos na área de educação patrimonial nas suas unidades escolares. Seu objetivo central é o de capacitar 60 docentes da educação infantil e ensino fundamental através de uma perspectiva interdisciplinar, para a formulação, planejamento, execução e avaliação de ações de educação patrimonial.

São cursos estruturados em 13 módulos, consecutivos e integrados através de aulas presenciais expositivas, dialogadas, seminários, painéis e visitas técnicas. As disciplinas possuem carga horária de 8, 6 ou 3 horas aula.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet