Alunos da Escola Estadual “Nadir de Oliveira”, localizada no bairro Jardim Glória participaram na manhã desta quinta-feira (10/04) da abertura do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento é realizado de forma conjunta, entre as secretarias de Saúde e Educação que promovem atividades relativas ao tópico definido pelos Ministérios das referidas pastas. “As práticas corporais, atividades físicas e lazer e numa perspectiva de cultura de paz e direitos humanos” foi o tema escolhido neste ano.
A coordenadora do PSE pela secretaria de Saúde, Jaira Silva, destacou a importância do evento para jovens e adolescentes, além das diversas atividades que serão aplicadas durante a realização do programa. “Os alunos receberão diversas informações relativas ao tema, além de atividades físicas que serão ministradas por professores de educação física”.
Quanto a escolha da Escola Estadual “Nadir de Oliveira”, a coordenadora informa que os Ministérios da Saúde e Educação são os responsáveis pela classificação das unidades escolares, a partir de um lista enviada pelos próprios ministérios. “No ano passado a lista de escolas habilitadas para receber o programa eram todas da rede municipal de ensino. Neste ano o programa será aplicado nas escolares da rede estadual”, explicou.
O diretor da Escola, Thiago Maratelli disse que o programa vai garantir aos alunos uma maior compreensão dos temas que serão abordados. Por isso ele pediu para que todos os estudantes ficassem atentos às explicações dos profissionais, tanto da área de saúde como da educação. “Aprender nunca é demais”, completou.
Já a subsecretária de Educação, Maria Auxiliadora lembrou da oportunidade que os jovens estão tendo em aprender, de forma mais detalhadas, temas essenciais como direitos humanos. “Crianças e jovens aproveitem essa semana para saber mais sobre os seus direitos e, sobretudo, sobre a sua saúde. Os nossos profissionais estarão aqui para ajudar vocês a sanarem todas as dúvidas”.
PSE: O programa foi criado em 2007 pelo governo federal para promover a melhoria da qualidade de vida dos estudantes brasileiros. São beneficiários do programa os estudantes da Educação Básica, do Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O TEMA – “As práticas corporais, atividades físicas e lazer e numa perspectiva de cultura de paz e direitos humanos” foi escolhido para estimular jogos cooperativos que promovam a solidariedade e o respeito pelas diferenças, garantindo a integração e a inserção social dos estudantes.
Este ano, todos os 4.684 municípios que participam do Programa Saúde na Escola estão realizando ações, que irão envolver mais de 30 mil equipes da Atenção Básica em cerca de 80 mil escolas.
Em 2013, os temas prioritários foram saúde ocular e prevenção da obesidade na infância e adolescência e a iniciativa contou com a adesão de 3.745 municípios, mobilizando 43.560 escolas e 20.737 equipes da Atenção Básica.
Também no ano passado, foram incluídas no programa os alunos da Educação Infantil (parte da Educação Básica), que contempla crianças de 0 a 6 anos de creches e pré-escolas, como parte do Brasil Carinhoso, programa federal voltado para famílias com filhos de até 6 anos vivendo em extrema pobreza.
SAÚDE NA ESCOLA – A participação dos municípios na Semana Saúde na Escola é voluntária, podendo integrar a mobilização de todos os municípios que aderiram em 2013 ao PSE, bem como os que fizerem adesão ao programa este ano. A oportunidade para os gestores municipais de saúde e educação que não aderiram ao programa em 2013 poderá acontecer até o dia 25 de abril deste ano, pelo portal do gestor (http://dab.saude.gov.br/sistemas/sgdab).