A Concessionária dos Serviços Públicos de Água e Esgoto da Capital, CAB Cuiabá está finalizando o Programa de Padronização do sistema de abastecimento de água de mais dois bairros da região Norte, Dr. Fábio Leite I e II. As obras foram iniciadas em fevereiro e a conclusão beneficiará aproximadamente oito mil moradores, a maioria deles vivendo em situação irregular: simplesmente não eram interligados à rede de abastecimento.
Iniciado em 2012, no primeiro ano da concessão, a empresa já investiu R$ 16 milhões nas ações do programa em dezenas de bairros da capital. A lógica por trás desse investimento é reduzir a perda de água e fortalecer as vias de distribuição adequando as ligações e redes de água aos padrões técnicos corretos buscando a eficiência e a regularização do abastecimento em áreas da cidade que convivem com a intermitência.
Nos bairros Dr. Fábio 1 e 2, as equipes trabalham na retirada das ligações irregulares e extensão ou substituição da rede de água – o trabalho incluirá no total cerca de 30 km de redes - e ainda a instalação de cerca de dois mil novos ramais e cavaletes (hidrômetros). O supervisor da concessionária, Markos Urano destaca que durante os trabalhos são encontradas quatro ligações irregulares para cada dez imóveis e que essa situação gera falta de água também para moradores de outros bairros.
“Estamos trabalhando em toda a rede de água do bairro, substituindo as tubulações e estendendo onde não tem. Também há as ligações irregulares, em grande número, que geram vazamentos, desperdício e diminuem a pressão. Sem pressão na rede não chega água na caixa de água. Quem faz gambiarra deixa os vizinhos sem água”, explica Markos.
Moradora do bairro Dr. Fábio Leite II há 17 anos, a aposentada Sílvia Antunes da Silva, 51 anos e dois netos, conta que era comum faltar água. Ela relembra que antes só era possível conseguir água fazendo gambiarra ou trazendo de longe com o carrinho de mão.
“Lembro que nunca tinha água. Era difícil conseguir água para dar banho nos netos. Alguns moradores conseguiam um pouco de água fazendo gambiarras em ruas distantes, mas tinha que por bomba de água na gambiarra e quando essa bomba parava, faltava água até na gambiarra. Cansei de buscar de carriola nos vizinhos. Todo dia ia lá eu subindo a rua com balde de água na carriola. Bom que agora a realidade é outra. Faço gosto de pagar a conta, pois estou tendo água todo dia na minha casa. Agora está ótimo!”, afirma a moradora.
Segundo o supervisor, em torno de 60% do bairro já está padronizado. “Nós sabemos que essa parcela padronizada já tem impacto positivo, mas a população precisa de um pouco mais de paciência. O fornecimento de água ainda vai ficar melhor, pois a rede de distribuição de água só ficará realmente eficiente após tudo concluído”.
Dados gerais
O programa de padronização da CAB Cuiabá atingirá 100 bairros da capital até abril de 2015. A CAB Cuiabá já executou as obras do programa em 45 bairros das regiões Sul e Norte da cidade. Atualmente as ações estão em execução em doze bairros da região Norte e Oeste da capital.