10 de Abril de 2020,

Cidades

A | A

Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 14h:50 | Atualizado:

Acordos destinam 23 condicionadores de ar para Hospital em MT

A atuação das Promotorias de Justiça de Peixoto de Azevedo (a 691km de Cuiabá) e de Matupá (a 695km da Capital) proporcionará a destinação de 23 condicionadores de ar ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do “Vale do Peixoto”. Os equipamentos serão usados na preparação do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo para eventualmente receber casos confirmados de pessoas contaminadas pela Covid-19.

Onze condicionadores classe A (mais econômicos), sendo nove de 12 mil BTUs e dois de 24 mil BTUs, serão destinados por meio de assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público e o proprietário do Sítio Ouro Verde. O compromisso foi assumido em 24 de março (terça-feira), como forma de compensação pelos danos morais difusos causados ao meio ambiente, decorrente da destruição de aproximadamente 317 hectares de floresta nativa no sítio.

No acordo, o proprietário da área desmatada na região de Peixoto assumiu o compromisso de adquirir e entregar os equipamentos no Hospital Regional, em 36 horas. Os 11 condicionadores já foram entregues e estão à disposição da unidade de saúde.

Outros 12 aparelhos serão destinados por meio de aditivo a um TAC firmado em Matupá, entre o Ministério Público e um pecuarista da região. Conforme o acordo, o proprietário da Fazenda Estrela Guia se comprometeu a pagar R$ 82 mil parcelados em cinco vezes a título de dano moral difuso ao meio ambiente, sendo uma das parcelas, com vencimento em 10 de abril, destinada ao Conselho Municipal de Segurança Pública da cidade.

Contudo, o MPMT entendeu que “não se afigura razoável, neste momento, a destinação dos recursos ao Conselho da Comunidade” e sugeriu que o montante da parcela com vencimento para abril de 2020 fosse destinado para atendimento das demandas de saúde decorrentes da pandemia coronavírus. Em comum acordo, as partes assinaram um aditivo ao TAC nesta quarta-feira (25 de março).

De acordo com o aditivo, o compromissário doará 10 aparelhos de 12 mil BTUs e dois de 24 mil BTUs ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do “Vale do Peixoto”. Os equipamentos deverão ser entregues em 10 dias ao Hospital Regional.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS