As equipes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso enviadas para o Rio Grande do Sul, estado afetado desde o final de abril por fortes chuvas que deixaram centenas de municípios debaixo d'água, informaram, nesta segunda-feira (13), que a corporação atuou no salvamento de 16 pessoas e quatro animais. Os bombeiros também divulgaram um vídeo que mostra as equipes navegando pelas ruas, completamente alagadas, durante um trabalho de resgate.
As informações indicam que estão sendo realizadas duas ações em áreas de deslizamento na cidade de Roca Sales, região que ainda sofre com o mau tempo. As equipes também estão atuando em Pelotas.
Segundo o Governo de Mato Grosso, desde o dia 3 de maio, a gestão presta apoio ao Rio Grande do Sul, com o envio de equipes especializadas das forças de segurança e equipamentos. Mato Grosso também foi o autor da proposta que autorizou, via Conselho Nacional de Política Fazendária, a dispensa da apresentação de nota fiscal para o transporte de mercadorias destinadas como doações ao Rio Grande do Sul, criando um corredor humanitário.
Na última sexta-feira (10), o governo do estado também fez a doação de R$ 50 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), para ajudar nas obras de reconstrução do estado gaúcho. De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, até a manhã desta segunda-feira, mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas intensas na região. Em razão do temporal, 147 pessoas morreram, 806 ficaram feridas e 127 estão desaparecidas.
Professor Monteiro
Segunda-Feira, 13 de Maio de 2024, 18h23