Cidades Segunda-Feira, 09 de Agosto de 2021, 12h:38 | Atualizado:

Segunda-Feira, 09 de Agosto de 2021, 12h:38 | Atualizado:

PANTANAL

Bombeiros pedem reforço para combater incêndio em MT

 

G1-MT

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

incendio-pantanal.jpg

 

O Corpo de Bombeiros pediu reforço de um avião da Defesa Civil do estado para ajudar no combate a um incêndio na região do Pantanal mato-grossense iniciado há dois dias. Equipes estão no local desde a manhã de sábado (7) e usam maquinários para fazer aceiros a fim de conter as chamas. O fogo teve início em uma propriedade particular, no km 47 da Rodovia Transpantaneira, em Poconé, a 103 km de Cuiabá.

Os bombeiros ainda não informaram se o avião já está em uso. O tamanho da área já destruída pelo fogo e a quantidade de socorristas envolvidos na ocorrência também não foi divulgado.

Conforme a corporação, o incêndio começou em um trator da fazenda que estava sendo usado durante a produção de faixas de aceiros no campo. A vegetação seca e as altas temperaturas fizeram com que as chamas se espalhassem rapidamente para outras áreas.

Esta é a primeira ocorrência de combate a incêndio de grande proporção na vegetação seca do Pantanal de Mato Grosso desde o início do período de estiagem.

Um ano após maior incêndio da história

Em 2020, o Pantanal foi atingido pela maior tragédia de sua história. Incêndios destruíram cerca de 4 milhões de hectares. 26% do bioma - uma área maior que a Bélgica - foi consumida pelo fogo. Cerca de 4,6 bilhões de animais foram afetados e ao menos 10 milhões morreram.

Em Mato Grosso, quase 2,2 milhões de hectares foram destruídos e, em Mato Grosso do Sul, 1,7 milhão de hectares, virou cinzas.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a precipitação dos últimos meses na bacia do alto Paraguai ficou abaixo do esperado. O Pantanal não tem uma “cheia” há três anos.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Romildo Gonçalves

    Segunda-Feira, 09 de Agosto de 2021, 13h49
  • ACEIRO TEM O TEMPO CERTO DE FAZER ESTA ESCRITO EM LIVROS MEUS SOBRE PREVENÇÃO E CONTROLE DE INCÊNDIOS FLORESTAIS 1998. NO PERÍODO DE ESTIAGEM NÃO PODE PRATICA ESSA ATIVIDADE COM A VEGETAÇÃO SECA, O RESULTADO NÃO PODERIA SER OURTO. FALTA DE AVISÃO NÃO FOI
    0
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet