Cidades Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025, 17h:21 | Atualizado:

Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025, 17h:21 | Atualizado:

SAÚDE MENTAL

Burnout é tema de ação do MPMT sobre segurança institucional

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

acao mp - burnout.jpg

 

Comprometido com o fortalecimento de uma cultura organizacional saudável e segura, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) realizou, por meio do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), em parceria com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – escola institucional do MPMT –, a palestra “Burnout: entendendo e prevenindo”. A ação, realizada nesta quarta-feira (30), integra a campanha “Agosto da Segurança Institucional” e reforça o cuidado com a saúde mental como parte essencial da rotina no serviço público.

O procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, lembra que a palestra faz parte dos esforços do MPMT em garantir um ambiente de trabalho saudável. “O maior patrimônio que o Ministério Público tem são nossos servidores. E eu acho que a gente tem que estar em constante evolução, porque o mundo evolui a cada dia, e a gente tem que ir acompanhando essa evolução constante das coisas. Hoje é muito mais difícil dizer quando estamos fora do horário de expediente. Praticamente, você está 24 horas por dia, e isso acaba sendo uma fonte de estresse para o ser humano”, destacou o procurador-geral de Justiça.

Coordenador do Centro de Apoio Operacional – Centro de Segurança e Inteligência (CAO-CSI), o promotor de Justiça Mauro Zaque, pontuou que a iniciativa reforça a importância do trabalho voltado à segurança institucional. “O CSI vem atuando dentro do ramo da contrainteligência, notadamente na segurança orgânica, no sentido de proteger os nossos ativos – tanto materiais quanto os nossos principais ativos, que são as pessoas. E o ato de proteger exige ação diária, permanente, constante, e exige capacitação.”

Para o procurador de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – escola institucional do MPMT –, saúde mental é um tema que precisa ocupar lugar central nas instituições públicas. “Não é exagero dizer que cuidar da saúde emocional de nossos membros e servidores é, sobretudo, cuidar também da qualidade da nossa atuação institucional. Vivemos tempos de altíssima complexidade, sobrecarga, demandas incessantes e, muitas vezes, expectativas difíceis de administrar.”

acao mp - burnout1.jpg

 

Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o coronel da Polícia Militar Marco Antônio Guimarães agradeceu pela iniciativa. “O Gabinete de Segurança Institucional promove a segurança dos membros do Ministério Público, assim como de todos os servidores. E nós fazemos alguns cursos permanentes. Então, gostaria de deixar aqui os parabéns do Gabinete de Segurança Institucional a essa iniciativa.”

Também integraram o dispositivo o secretário-geral do MPMT, procurador de Justiça Adriano Augusto Streicher de Souza, e a promotora auxiliar da Corregedoria-Geral, Alessandra Gonçalves da Silva Godoi.

A palestra “Burnout: entendendo e prevenindo” foi conduzida por Carla Adriana de Queiroz, mestre em Ensino, neuropsicóloga, especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações e Gestão Executiva de Negócios, além de aplicadora de ABA – Análise do Comportamento Aplicada. Atualmente, Carla é psicóloga credenciada junto ao Fórum da Comarca de Várzea Grande, atuando diretamente na Vara da Infância e Juventude, e também docente em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia Clínica.

Durante a palestra, ela falou sobre a definição da Síndrome de Burnout, sintomas comuns, causas e efeitos, estratégias de prevenção e técnicas de autocuidado. “É preciso estar atento aos sinais. O burnout baixa o sistema imunológico. Se passar uma gripe na esquina, te atinge. Aumenta a desatenção, colocando em risco a própria vida e gerando danos maiores.”

A ação integra a programação da campanha “Agosto da Segurança Institucional”, iniciativa vinculada ao projeto MP + Seguro, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o tema, além de incentivar práticas de prevenção e cuidado com a saúde mental.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet