A candidata que se jogou no chão e entrou ‘engatinhando’ pelo portão da universidade em que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Cuiabá, contou que estava ansiosa no 2° dia de prova. No domingo (10), Emanuelle conseguiu entrar no local segundos antes do portão fechar.
Em Mato Grosso, os portões fecharam às 12h e as provas começam às 12h30. Na ocasião, uma multidão se aglomerou em frente à faculdade e abriu caminho para a candidata conseguir entrar e realizar a prova.Ao g1, a candidata de 18 anos, contou que pretende cursar pedagogia e que precisou da ajuda de uma das fiscais de prova para se acalmar da ansiedade.
“Cheguei bem ansiosa e eufórica, fiquei muito nervosa! Inclusive a fiscal me acalmou um pouco, me deixou beber água para acalmar antes de entrar na sala de prova, me deu um lencinho para assoar o nariz porque tô gripada, foram altas emoções”, explica.
Nesse domingo (10), foram aplicadas 45 questões de múltipla escolha de matemática e outras 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (conteúdos de física, química e biologia). Os candidatos que participaram do segundo dia do Enem, em Cuiabá, começaram a deixar o local de prova por volta das 14h30 e avaliaram o teste como difícil e cansativo. Para Emanuelle, as questões de cálculo do segundo dia exigiam mais esforço.
“Sou de humanas e o primeiro dia foi maravilhoso! As questões pareciam bem fáceis e o tema da redação foi bem facinho pra mim, já o 2° dia, com cálculo e física ... esses são mais difíceis pra mim”, disse.
Menino é 'empurrado'
Nesse domingo (10), o candidato Gustavo Silvio da Silva Neves, chegou uma hora antes do fechamento dos portões para realizar o segundo dia do exame, em Cuiabá. No último domingo (3), em uma universidade de Cuiabá, o candidato rolou e foi 'empurrado' por baixo do portão no momento do fechamento e conseguiu, por questão de segundos, participar do primeiro dia da prova.
"Hoje foi mais tranquilo, consegui me organizar, conversei com a minha família e cheguei a tempo", contou.
O vídeo do jovem de 18 anos viralizou nas redes sociais do g1 e acumulou mais de 5 milhões de visualizações. Após o 'empurrão', voluntários e pessoas que estavam na porta da universidade comemoraram a entrada do candidato.