Durante a solenidade de abertura da inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), ocorrida entre os dias 24 e 27 de junho, o ministro Mauro Campbell Marques, corregedor nacional de Justiça, dedicou uma homenagem ao desembargador aposentado do TJMT, Guiomar Teodoro Borges, destacando sua valiosa contribuição à magistratura mato-grossense.
Em seu pronunciamento, o ministro Campbell referiu-se ao desembargador como um "excepcional magistrado" e um "querido amigo-irmão". Ele também fez questão de cumprimentar o desembargador, Deosdete Cruz Junior, expressando o "prazer em revê-lo". Deosdete Cruz ocupa a vaga deixada por Guiomar Teodoro, que se aposentou em fevereiro deste ano. A vaga pertence ao quinto constitucional do Ministério Público.
Campbell mencionou a exata data em que a relação de amizade começou, período em que ambos atuavam como procuradores-gerais, Guiomar Teodoro em Mato Grosso e Mauro Campbell no Amazonas.
"Quero, presidente [José Zuquim Nogueira], fazer uma homenagem a um excepcional magistrado. Brinco sempre, terceirizado como eu na magistratura brasileira, Guiomar Teodoro Borges. Meu querido amigo irmão, que juntos fomos procuradores-gerais, ele dos mato-grossenses e eu dos amazonenses, e nos conhecemos no dia 28 de março de 1999 e desde então, somos muito amigos", declarou o ministro Mauro Campbell Marques, ressaltando a trajetória conjunta e o vínculo pessoal que os une.
A homenagem estendeu-se aos votos de “saúde e sorte” ao desembargador e sua família, e um agradecimento em nome dos mato-grossenses e dos brasileiros. O ministro reconheceu "os longos e proveitosos anos prestados à magistratura e aos cidadãos de Mato Grosso", reafirmando o legado de Guiomar Teodoro Borges no Sistema de Justiça estadual.