Cidades Sexta-Feira, 02 de Agosto de 2024, 15h:26 | Atualizado:

Sexta-Feira, 02 de Agosto de 2024, 15h:26 | Atualizado:

PANTANAL

Cobra imune a veneno é flagrada engolindo falsa coral

 

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

cobra.jpg

 

As cobras pretas, também chamadas de muçuranas (Pseudoboa nigra) , são conhecidas por predarem outras cobras e por serem imunes à peçonha. O guia de turismo e fotógrafo, Erisvaldo de Almeida, registrou o momento em que uma muçurana preda uma falsa coral, na região da Transpantaneira, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, nessa quinta-feira (1°).

Segundo o guia de turismo, essa é a segunda vez que registra uma cobra da espécie. O nome possui origem no tupi, no qual “rana” significa falso, no sentido de desconhecimento, e “muçu” vem de “muçúm”, que significa algo comprido, alongado.

“Eu saí pra fazer focagem noturna com clientes e por incrível que pareça eu avistei ela no meio da rodovia. Essa é a segunda vez que eu presencio uma cena dessa é muito incrível ver isso”, diz.

São chamadas de muçuranas todas as espécies de serpentes que são totalmente ou predominantemente pretas. Com corpo comprido, podem medir entre 1,5 a 2,5 metros e são inofensivas aos seres humanos.

Essas cobras, principalmente dos gêneros Clelia e Boiruna, conseguem predar cobras enormes, como cascavéis e jararacas, por serem imunes ao veneno delas. No entanto, nem todas as cobras pretas do Brasil se alimentam de outras serpentes e muito menos são imunes à toxinas.

De acordo com a bióloga Rita de Cássia Lamonica, especialista em serpentes, a muçurana é uma cobra comum de ser avistada.

“Ela é conhecida como ‘a cobra do bem’, é grande e imune à peçonha de outras serpentes. Nesse caso ela está se alimentando de uma pequena falsa coral, mas ela é bem dócil e preda outras serpentes”, explica.

Não é possível dar um número exato de espécies de cobras-pretas, pois algumas podem nascer melânicas e se tornarem totalmente escuras com o tempo.

Algumas espécies de muçuranas sofrem com um processo chamado de variação ontogenética. Isso nada mais é do que uma variação de coloração que diferencia o indivíduo jovem do adulto. Esse fenômeno ocorre em diversas espécies de animais, não exclusivamente em serpentes.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet