Será inaugurada amanhã (13), às 09h, a 1ª Companhia de Polícia Militar do Centro Histórico de Cuiabá. A unidade de segurança é um sonho antigo dos milhares de lojistas do Centro Histórico e principalmente da população em geral que usa o centro comercial da Capital para fazer suas compras, além dos próprios moradores daquela área.
Conforme o presidente da Associação dos Lojistas do Centro Histórico de Cuiabá, João Batista de Abreu, a 1ª Companhia de Polícia do Centro Histórico da Capital “só saiu do papel, graças à Deus em primeiro lugar e ao deputado Mauro Savi, que nos ajudou em tudo, desde a locação do prédio onde vai funcionar a Companhia, passando pela mobília até chegar na articulação do efetivo da PM que vai estar ali à disposição da sociedade, 24 horas por dia”.
A Companhia de policiamento, conforme o presidente da Associação, vai beneficiar diariamente mais de 100 mil pessoas diretamente, podendo chegar a garantir a segurança de 200 mil pessoas em datas específicas, como dias das mães, dia das crianças e Natal.
O local onde vai funcionar a 1ª Companhia, na rua 07 de Setembro, próximo à Igreja Senhor dos Passos e ao Beco do Candeeiro, possui um histórico de intensos episódios de roubos, furtos, arrombamentos, comercialização de drogas, jogatina e prostituição.
De acordo com a Polícia Militar, o monitoramento na região será quadrilátero. Sendo da Avenida Beira Rio até a Avenida Mato Grosso e da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) à rua Barão de Melgaço, atendendo um fluxo de aproximadamente 100 mil pessoas por dia. Com a instalação da Cia de Polícia no Centro Histórico de Cuiabá, a Polícia Militar (PM) espera reduzir a criminalidade local em 80%.
O policiamento no local vai favorecer ainda a aproximação da Polícia com o cidadão. “E mesmo que esse fluxo de pessoas que circulam pela região central seja flutuante, teremos um alto conhecimento de quem são os comerciantes, o que já é um grande passo. Nesse raio também teremos o policiamento ciclístico reforçado, que nos permite uma mobilidade maior, já que os policiais designados para essa função poderão circular pelas ruas, calças, e até na contra mão se necessário. Sem contar que o tempo de resposta é bem maior, se comparado com o policiamento feito com o auxilio de viaturas”, observou o Capitão PM, Gilcimar Mendes Correa.
A inauguração da Companhia de Polícia do Centro Histórico será realizada, às 09 horas, desta quinta-feira, 13 de março, na rua 07 de Setembro, 325, no Centro, próximo à Igreja Senhor dos Passos.