O presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, recebeu nesta quarta-feira (14/05) o cônsul do Peru, Félix Vasquez. A visita teve o intuito de conhecer o cenário industrial mato-grossense para subsidiar futuras relações comerciais entre as indústrias estaduais com o país andino.
“Mato Grosso é estratégico para o Peru porque está no centro da América do Sul. Podemos contribuir muito com o estado porque podemos oferecer um apoio logístico através dos portos peruanos. Neste primeiro contato estamos conhecendo as necessidades locais para saber com o que podemos contribuir com os empresários”, disse Vasquez.
Para Milan, toda intenção de se estabelecer uma relação comercial internacional que contribua com o aumento da competitividade das indústrias deve ser apreciada. “Temos condição de fazer bons negócios com o Peru, mas temos que alinhar as respectivas necessidades para que essa relação seja bem equacionada com saldo positivo para todos”, afirmou.
Também participaram da reunião o vice-presidente do Conselho Temático de Integração Internacional (Coini) da Fiemt, Serafim Melo, o representante da Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (PromPeru), Victor Hugo, o presidente da Associação Brasileira das Agêncais de Viagens (Abav), Joari Proença, e da coordenadora geral do projeto Abrace Mato Grosso, Jacy Proença.