03 de Agosto de 2020,

Cidades

A | A

Sexta-Feira, 02 de Fevereiro de 2018, 20h:21 | Atualizado:

Convênio prevê alfabetização de imigrantes bolivianos em MT

Para atender imigrantes bolivianos que chegam sem escolaridade nas cidades fronteiriças com a Bolívia, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) pretende realizar uma parceria com o Consulado da Bolívia em Cáceres (225 quilômetros a Oeste da Capital).

Para concretizar essa parceria, a Gerência de Educação de Jovens e Adultos realizou um encontro, nesta quinta-feira (01.02), nas dependências do Consulado, entre o cônsul Emilio Tamoyo Oblitas e representantes do Ceja Milton Marques Curvo. A próxima etapa é uma reunião com o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marcos Marrafon, para a assinatura do convênio.

“A expectativa é abrir 80 vagas para imigrantes, sendo a maioria pequenos comerciantes que vivem em Cáceres”, explica a diretora do Ceja, professora Edileuza da Silva Oliveira. A maior parte deles acabam não apresentam documentos na hora da matrícula com receio de serem deportados.  

Segundo o técnico da Seduc, Maurício Macedo Vieira, o encontro foi produtivo uma vez que os presentes tiveram a oportunidade de expor seus argumentos para a solução dos problemas.

“A Seduc tem em sua política educacional a meta de escolarização da população imigrante”, destaca. Ele lembra que essa parceria acaba cumprindo duas metas que é a escolarização e regularização legal dos bolivianos no país.

Saúde

O atendimento para alunos da Educação de Jovens e Adultos também se estende à saúde. Aproveitando a Caravana da Transformação que esteve na região, numa parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, foram realizados exames médicos para os estudantes e também turmas do Programa Brasil Alfabetizado.

Durante o encontro, o gerente de Educação de Jovens e Adultos, Elinaldo Ângelo Conceição, convidou o cônsul para visitar a Seduc e assinar a parceria. Participaram também do encontro as assessoras Flávia Gislene Ribeiro, Gislene Castro Monteiro e Cícero Elivaldo Gonçalves.

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS