O corregedor-geral da Justiça, desembargador Sebastião de Moraes Filho, determinou correição na Nona Vara Cível de Cuiabá. A ação consta da Portaria nº12/2014/CGJ, que designou o período compreendido entre os dias 10 e 14 de março para o desenvolvimento dos trabalhos, que transcorrerão sem prejuízo da atividade forense. A ação será coordenada pelo juiz auxiliar da CGJ Mário Roberto Kono de Oliveira.
Durante a correição na Nona Vara de Cuiabá, o magistrado será assessorado pelas servidoras Suellen Costa, Vanessa Pegorino, Ana Cláudia Ferreira, Maria Aparecida Gonçalves, Bernadete Pereira, Maria Souza, Analice Santos e Marta Melo. Serão examinados processos, livros, papéis ou atos e tudo mais que se relacionar com o expediente forense. Os interessados poderão registrar reclamação, sugestão, crítica ou elogios diretamente ao juiz auxiliar ou aos servidores designados.
Balanço - No primeiro ano da gestão 2013/2015, o magistrado e sua equipe correicionaram 13 comarcas no interior do Estado, envolvendo também foro extrajudicial e dez serventias em Cuiabá (em parceria com o Foro de Cuiabá), além de delegacias e cadeias públicas. No mesmo período o juiz emitiu pareceres, despachos e decisões em 856 processos.
As ações que têm cunho de fiscalização e orientação resultaram em 20.182 processos correicionados, 1.840 processos arquivados provisoriamente, 2.102 processos arquivados definitivamente e 15.600 documentos expedidos em processos.
Foram submetidos à correição os foros extrajudiciais das comarcas de: Nova Ubiratã (1º e 2º Ofício); Tapurah (1º e 2º Ofício e Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e Tabelionto de Notas de Itanhangá); Vera (1º e 2º Ofício); Feliz Natal (1º e 2º Ofício); Poconé (1º e 2º Ofício); Sinop (1º e 2º Ofício); Barra do Bugres (1º e 2º Ofício, Cartório de Paz e Notas do Município de Denise, Cartório de Paz e Notas do Distrito de Lavouras, Cartório de Paz e Notas do Município de Nova Olímpia e Cartório de Paz e Notas do Município de Porto Estrela); Barra do Garças (1º e 2º Ofício, 2º Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais e Jurídicas, Tabelionato de Notas do Município de Araguaiana, Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Pontal do Araguaia, Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Ribeirãozinho, Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Torixoréu); Alta Floresta (1º e 2º Ofício e Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Carlinda); Tangará da Serra (1º e 2º Ofício, Cartório de Paz e Notas do Distrito de Progresso e Cartório de Paz e Notas do Distrito de São Jorge); Nova Mutum (1º e 2º Ofício e Cartório de Paz de Santa Rita do Trivelato); São Félix do Araguaia (1º e 2º Ofício, Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Luciara e Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e Notas de Alto da Boa Vista); Paranatinga (1º e 2º Ofício) e Primavera do Leste (1º e 2º Ofício).
As delegacias e cadeias públicas das seguintes comarcas foram correicionadas: Nova Ubiratã (delegacia); Tapurah (delegacia); Vera (delegacia e cadeia pública); Feliz Natal (delegacia); Poconé (delegacia); Sinop (delegacia); Barra do Bugres (delegacia); Barra do Garças (delegacia); Alta Floresta (delegacia e cadeia pública); Tangará da Serra (delegacia); Nova Mutum (delegacia); São Félix do Araguaia (delegacia e cadeia pública) e Paranatinga (delegacia e cadeia pública).