Apesar da baixa procura da população nos postos de vacinação, Cuiabá poderá suspender a vacinação com o imunizante da Astrazeneca para aplicação da primeira dose caso novos lotes não cheguem até a próxima quarta-feira (16). Por enquanto, a capital conta com o total de 6 mil doses do imunizante armazenados para segunda dose.
“No momento, nós temos pouca quantidade para a primeira dose. Nós estamos com a Astrazeneca armazenada para a segunda dose, mas para a primeira dose amanhã talvez acabe se não chegar novos lotes”, disse a coordenadora da campanha de Imunização, Valéria Oliveira, ao Jornal do Meio-dia.
Até o momento, cerca de 177 mil pessoas foram imunizadas com a primeira dose. Já a segunda dose, o percentual de vacinação é de 9,9%, bem abaixo do que deveria.
Segundo a coordenadora, muitas pessoas estão evitando tomar a segunda dose alegando que esqueceram ou que não puderam comparecer no local.
Cuiabá já enfrenta problemas com a aplicação da Coronavac. Há mais de 20 dias não é aplicado o imunizante do Instituto Butantan na Capital e milhares de pessoas que receberam a primeira dose ficaram sem a segunda. Ainda não há expectativa de que novas doses da vacina cheguem à capital, já que insumos oriundos da China chegaram recentemente ao Brasil.
DOSES EXTRAS
Na última quarta-feira (9), foi anunciado o envio de doses extras para a capital. O pedido foi pleiteado pelo prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB) e contou com a articulação do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, Emanuelzinho, junto ao Governo Federal.
A solicitação de doses extras junto ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga foi a contrapartida do prefeito para a realização dos jogos da Copa América, que será realizada neste mês em Cuiabá.
Marcis
Segunda-Feira, 14 de Junho de 2021, 15h32Cuiabasempre
Segunda-Feira, 14 de Junho de 2021, 14h47joao
Segunda-Feira, 14 de Junho de 2021, 14h13