Cidades Quarta-Feira, 21 de Julho de 2021, 15h:50 | Atualizado:

Quarta-Feira, 21 de Julho de 2021, 15h:50 | Atualizado:

PASSEIO

Cuiabá é a terceira capital do país com as piores calçadas

 

RAFAEL MEDEIROS
TV Centro América

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

CALCADA-CUIABA.jpeg

 

Cuiabá é a 3ª cidade do país com as piores calçadas, de acordo com o relatório Campanha Calçadas do Brasil. Numa escala de 0 a 10, a capital recebeu a nota 4,52, que é considerada muito ruim. Em primeiro lugar está Belém e, em segundo, Fortaleza. São Paulo, segundo o levantamento, tem as calçadas em melhores condições.

O Bairro Araés lidera o ranking, com as piores calçadas. De um lado tem areia e cascalho e, do outro, o pedestre divide o passeio com o carro estacionado e também com mato alto e entulhos.

A pesquisa avaliou a qualidade do piso, largura do passeio, inclinação e degraus e a existência de barreiras e rampas de acessibilidade. Desde quando sofreu um AVC, o aposentado Bernardo Neves precisa usar a cadeira de rodas para se locomover. "Você tem que dividir a calçada com carro. A calçada aqui não vale nada. Não tem calçada, tanto no bairro como no centro", disse.

Em Cuiabá, é comum encontrar calçadas com buracos, que são quase uma armadilha, e ruas desniveladas. Quem é o responsável pela manutenção das calçadas é o proprietários. O município até tem disponível um plano que orienta a população sobre construções de passeios. Alguns até seguem.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município, Renivaldo Nascimento, disse que o município tem consciência legislação. A obrigação munícipes encerra com calcadas com buracos.





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Francisco Santo.

    Quinta-Feira, 22 de Julho de 2021, 11h30
  • Terceira ? Certeza ? quem contou ? o Ciro Gomes ou Lula ? Puro chute, chute puro. Não existem estatisticas com essa abordagem. Lorota
    0
    0



  • Sócrates de Albuquerque Menezes

    Quinta-Feira, 22 de Julho de 2021, 08h26
  • Calçadas totalmente desniveladas, sem rampa com degraus, totalmente impossibilitada para pessoas com mais idade ou com alguma deficiência caminhar, falta haver por parte do poder público uma disposição em não só fazer calçadas com critérios, como obrigar os donos de residencias e empreendimentos fazerem de forma adequada.Ruas podres de horríveis, sem o minimo de respeito com o transeunte.
    1
    0



  • Paulo

    Quinta-Feira, 22 de Julho de 2021, 08h16
  • Há muitos anos não vejo investimento em passeios públicos (calçada) em Cuiabá, nunca foi prioridade das administrações municipais. Os avanços que tivemos foi por iniciativa dos novos empreendimentos residenciais e comerciais pela cidade. É necessário uma política de revisão das regras e investimento público voltado ao pedestre. Lembrando que nem todos são motoristas, mas todos são pedestres.
    1
    0



  • ELI ROCHA

    Quarta-Feira, 21 de Julho de 2021, 20h11
  • Em Cuiabá, calçadas estragadas e terrenos baldios, fazem parte da cultura da nossa cidade. Ninguém se importa com isso. Isso é uma vergonha.
    3
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet