Cidades Sábado, 25 de Maio de 2019, 12h:28 | Atualizado:

Sábado, 25 de Maio de 2019, 12h:28 | Atualizado:

LIMPEZA

Cuiabá retira 50 toneladas de lixo dos bairros

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

limpeza.jpg

 

Os Mutirões de Limpeza e Cata-treco, além de melhorarem o visual das comunidades, são uma das atividades de saúde preventiva da Prefeitura de Cuiabá. A cada edição, realizada todos os sábados, são recolhidas cerca de 50 toneladas de lixo por bairro e em mais de dois anos da ação, 150 comunidades foram atendidas.

Coordenados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, os programas funcionam como ferramentas importantes no combate ao descarte irregular de resíduos. Por meio deles, foi possível alcançar nos últimos anos, uma drástica redução nas áreas utilizadas para este fim. Até 2016, por exemplo, existiam mais de 300 bolsões de lixo mapeados. Atualmente, o número caiu para cerca de 60, todos devidamente identificados e recebendo constantes trabalhos de limpeza.

Restos da construção civil, podas de árvores, pneus e móveis inutilizados estão entre os materiais mais encontrados a cada ação efetuada. Juntos, esses entulhos dão origem a problemas que englobam desde a poluição ambiental e o mau cheiro, até a proliferação de animais peçonhentos e transmissores de doenças. Conforme levantamento, os bairros Pedra 90, Santa Terezinha e Dr. Fábio Leite são os que apresentam situações mais críticas.

“Desde o início da nossa gestão, procuramos fortalecer essas atividades de zeladorias e é notório o quanto a cidade tem melhorado nesse quesito. O importante é que os avanços estão sendo alcançados no sentido qualitativo também. De forma integrada, os dois programas têm sido importantes, aliados na luta contra doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, por exemplo”, destaca o prefeito Emanuel Pinheiro.

Mutirão

O Mutirão da Limpeza é realizado todos os sábados e leva para os bairros, os serviços de limpeza dos espaços públicos, roçagem, podas de árvores, manutenção na iluminação, pintura de meio-fio, dentre outros. De 2017 até o mês de maio de 2019, o programa já atendeu mais de 150 comunidades e possui uma média de 50 toneladas de lixo recolhidas por edição.

“É fundamental destacar que o sucesso nessas atividades está atrelado ao papel de colaborador do cidadão. É necessário que cada cuiabano tenha uma participação ativa nesse processo, evitando jogar lixo nessas áreas e denunciando aqueles que cometem o ato”, argumenta o secretário José Roberto Stopa.

Cata-treco

Já o Cata-treco é uma iniciativa diária que recolhe e dá a destinação correta para objetos como camas, sofás, fogões, dentre vários outros, evitando que fiquem acumulados nos quintais ou que sejam jogados em locais inapropriados. O programa foi lançado em 2017 e atende uma média de quatro bairros por semana. Em cada um deles, pelo menos 12 caminhões de materiais inservíveis são levados para reciclagem ou ao aterro sanitário.

“Em dezembro de 2018, investimos aproximadamente R$ 1 milhão para reforçar o programa. Com a aplicação desse recurso, adquirimos quatro novos caminhões, aumentando o número de equipes de seis para 10. Também criamos um canal de comunicação, que é o Disque Cata-treco, visando dar mais agilidade na atuação. Tudo isso tem colaborado para o sucesso que estamos tendo”, lembra Pinheiro.

O cidadão que deseja agendar a ida de um dos caminhões do até o seu bairro poderá utilizar o telefone (65) 3645-5518 ou WhatsApp (65) 99243-6502. Já o agendamento do Mutirão é feito por meio dos presidentes das Associações de Moradores que, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, são recebidos na sede da Secretaria de Serviços Urbanos, situada na Avenida Dante Martins de Oliveira, nº 2273, Campo Verde.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet