Cidades Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024, 16h:05 | Atualizado:

Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024, 16h:05 | Atualizado:

DIVERSIDADE

Cuiabá reúne mais de 20 mil pessoas na Parada Gay

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Enfeitada com

parada gay.jpg

 

as cores do arco-íris, a Avenida 15 de Novembro foi tomada pela celebração da diversidade, um dos temas principais da 21ª Edição da Parada LGBTQIA+, que aconteceu neste sábado (29). A festa, que reuniu mais de vinte mil pessoas, teve concentração na Praça Ipiranga e seguiu até a Orla do Porto II, onde aconteceu o show nacional com a cantora Lexa. A Prefeitura de Cuiabá, por meio do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, foi mais uma vez parceira do evento, que neste ano teve como tema "Nada Sobre Nós, Sem Nós - Vote com Orgulho".

“Nós sabemos que a 21ª Parada da Diversidade é muito mais do que um ato de festa. É um ato de resistência, é um ato de luta, e a gestão Emanuel Pinheiro sempre abriu as portas para a população LGBTQIA+. Então, estar aqui é só comprovar que a Prefeitura de Cuiabá garante políticas públicas para essa população e sempre estará presente dando atenção e voz para as questões de diversidade sexual”, explicou a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca.

O evento foi organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso (LGBTQIA+MT), que se empenhou para que os princípios de inclusão e respeito fossem colocados em pauta durante todo o evento.

“Esse ato é importante para todo Mato Grosso. Na realidade, nós temos 17 caravanas que vieram do interior para prestigiar esse grande ato de resistência. É importante que a gente saia às ruas para dizer que nós temos orgulho. Nós temos orgulho e queremos políticas públicas. A Prefeitura de Cuiabá contribuiu na organização da Parada. Temos o Centro Municipal de Direitos Humanos, com serviços à disposição da população que procura essa assistência”, pontuou Clóvis Arantes, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso e coordenador da 21ª Parada da Diversidade.

A ação, que misturou festa com ativismo, garantiu um público maior que a edição do ano anterior. “Estamos crescendo ano após ano, principalmente nas conquistas dos nossos direitos. E é por isso que a gente tem saído às ruas, temos que discutir e solicitar todas as demandas que a nossa população necessita e precisa. A gestão Emanuel Pinheiro tem nos ajudado muito. Este ano fizemos uma parceria, inclusive com a Secretaria de Comunicação, que está nos ajudando na cobertura, o que é primordial, porque precisamos divulgar a Parada, falar sobre o nosso tema ‘Nada Sobre Nós, Sem Nós - Vote com Orgulho’. Precisamos de voz, e isso a Prefeitura de Cuiabá tem nos proporcionado”, esclareceu Menotti Griggi, organizador do evento.

Além da atração nacional, o público acompanhou diversos shows com artistas locais, como as drags Sarah Mitch, Lorena Kempfer e a recém-eleita Drag da Parada, Kiarah Granada, além de shows de ballroom e hip hop.

“Estou impressionado com a organização do evento, tudo muito bem programado, sem tumultos nem nada. Para nós da comunidade LGBTQIA+, ter esse tipo de evento mostra que estamos sendo vistos e ouvidos, e é isso que precisamos. Então, podemos fazer nosso ato de resistência e ainda aproveitar muitas atrações. Só temos que parabenizar toda a organização deste evento”, finalizou Guilherme Freitas, ativista pela causa LGBTQIA+.





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • PAULO LUIZ

    Terça-Feira, 02 de Julho de 2024, 09h50
  • Este país será a maior nação islamica de todas as américas e aí veremos como sera, em nome de Alá.
    0
    0



  • Gustavo

    Terça-Feira, 02 de Julho de 2024, 08h59
  • Não tinha nem 3 mil assim mesmo e veado e bicha p caramba ????e infelizmente esse número vem aumentando . muito triste,mas fazer oq enquanto isso vou comendo todo mundo ?????
    0
    0



  • Paolla Vedarosca

    Terça-Feira, 02 de Julho de 2024, 08h35
  • Ai gente, tem que deixar também alguns homens "héteros" pra nós!! Como é que eu vou faturar lá no Zero Km?? Não dá pra todo mundo virar gay ou mulher trans. Afff estou muito preocupada com meu futuro profissional.
    0
    0



  • Zeca

    Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024, 16h59
  • Do jeito que anda, a tendência é quadruplicar.
    7
    3











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet