Cidades Quinta-Feira, 13 de Março de 2014, 16h:47 | Atualizado:

Quinta-Feira, 13 de Março de 2014, 16h:47 | Atualizado:

Notícia

Curso capacita militares em primeiros socorros

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Preparar policiais e bombeiros militares para prestarem os primeiros socorros em casos de mal súbito que possam ocorrer a magistrados e servidores. Esse é o objetivo do curso de suporte básico da vida que será ministrado a cerca de 60 profissionais que atuam no Tribunal de Justiça e nos fóruns de Cuiabá e Várzea Grande. A capacitação será realizada na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, entre os dias 18 e 19 de março.

Segundo o coordenador militar do TJMT, coronel Wilson Batista, o curso irá abordar ética e humanização; cinemática do trauma (observação da cena do evento); sinais vitais; atendimento inicial; vias aéreas; ressuscitação cardiopulmonar; além de imobilização e remoção. O curso será realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros e terá parte teórica, pela manhã, e prática, à tarde.

De acordo com o coronel Batista, o curso é relevante não apenas porque visa atender a eventuais necessidades dos trabalhadores do Poder Judiciário, mas também de todas as pessoas que transitam pelas unidades judiciais diariamente. “É importante que esses profissionais tenham conhecimento e aprendam a forma de atuar com intuito de salvar vidas”.

O instrutor será o coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Ricardo Antonio Bezerra Costa, especialista em atendimento ao trauma pelo Colégio Americano de Cirurgiões, pela USP, pelo Centro de Funcionamento Médico na Flórida (EUA) e em atendimento pré-hospitalar pela Fundação Universidade de Pernambuco.

Para o especialista, a preparação desses militares para chamar a emergência e iniciar os procedimentos de primeiros socorros pode salvar uma vida. “Uma parada cardíaca, um engasgo, a queda de uma escadaria, pode acontecer em qualquer lugar, inclusive no ambiente de trabalho”, lembrou.

A capacitação faz parte de um projeto mais amplo do Poder Judiciário, o “Fique Seguro”. Depois de capacitados, esses profissionais serão multiplicadores desse conhecimento para os servidores do Poder Judiciário, para que eles também possam estar preparados para atender os colegas em casos de emergência.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet