Com o objetivo de fortalecer a atuação dos membros do Ministério Público no Tribunal do Júri, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) - Escola Institucional do Ministério Público de Mato Grosso - promove o curso de extensão Curadoria da Vida, iniciativa voltada à capacitação técnica e reflexiva sobre temas centrais da justiça criminal contemporânea. Destinada exclusivamente a membros do Ministério Público brasileiro, a formação contará com 10 módulos mensais (com pausa em dezembro e janeiro). O primeiro encontro ocorre nesta sexta-feira (25).
As aulas serão virtuais, via plataforma Microsoft Teams, na modalidade de ensino síncrona (ao vivo), das 8h às 11h (horário de Mato Grosso), permitindo a participação ativa dos alunos, que poderão interagir com os professores e colegas em tempo real, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências. O curso reúne especialistas com ampla experiência na tribuna do Júri, que irão tratar de temas como racionalidade decisória dos jurados, técnicas argumentativas, nulidades processuais e construção de discursos persuasivos.
De acordo com o coordenador da Escola Institucional, procurador de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, o curso nasce da necessidade de qualificação contínua diante dos desafios cada vez mais complexos enfrentados no Júri, como os crimes relacionados ao tráfico de drogas, o feminicídio e a atuação de organizações criminosas.
“A escolha do título Curadoria da Vida remete ao papel institucional do Ministério Público como defensor da dignidade humana e da proteção à vida, bem jurídico máximo. Assim, buscamos não apenas o aprimoramento técnico, mas também o fortalecimento de uma atuação ética, estratégica e comprometida com os direitos fundamentais”, argumentou o procurador de Justiça.
O curso é uma realização da Escoa Institucional do MPMT em parceria com a Confraria do Júri - Associação dos Promotores do Júri e o Centro de Apoio Operacional (CAO) do Júri.
Programação – As aulas terão início no dia 25 de julho. O primeiro módulo abordará o tema “Inteligência artificial no Tribunal do Júri”, com o promotor de Justiça do MPMT Leoni Carvalho Neto. No dia 29 de agosto, o tema será “Histórias que convencem”, com o promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo Rodrigo Merli Antunes. Confira abaixo a programação completa do curso em anexo.