A Energisa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) lançam, nesta semana, um novo programa de aprendizagem para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. São 40 vagas e as aulas começam em setembro, com 09 meses de duração. Serão duas turmas – uma de manhã e outra a tarde. O programa tem o objetivo de promover a formação em assistente administrativo. Os alunos terão direito a bolsa de aprendizagem e, enquanto estiverem estudando, não vão perder o Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Governo Federal.
A gestora de Recursos Humanos da empresa, Silvana dos Santos, explica que a Energisa está investindo quase R$ 1 milhão na iniciativa e que o Senai traz toda a expertise de ensino profissionalizante. Além disso, há chance real de contratação da maior parte dos inscritos ao fim do curso.
“A Energisa é hoje uma das empresas que mais emprega em Mato Grosso e está inclusive ampliando as vagas. A empresa acredita que ter um time diverso, amplia os horizontes também para ter uma melhor visão sobre a sociedade. Isto é fundamental quando estamos falando da prestação de um serviço fundamental, como o de distribuição de energia. Então todos ganham com este curso,” destacou a gestora de Recursos Humanos da empresa, Silvana dos Santos.
As inscrições podem ser feitas pela página de carreira do Grupo Energisa (energisa.com.br/trabalheconosco) e nas unidades do Senai em Cuiabá. O telefone para esclarecimento de dúvidas é o (65) 9 9979-6868.
Desde 1991, a Lei de Cotas (art. 93 da Lei 8.213/91) garante a entrada de PCDs no mercado de trabalho, mas a falta de preparo para o trabalho, impede muitas vezes o ingresso nas vagas disponíveis. “Por isso, é tão importante um curso de formação”, explicou a coordenadora de Inclusão e Responsabilidade Social do Senai, Denise Molina.