Realizada nesta sexta-feira, 25 de julho de 2025, no Centro de Convivência para Idoso Vovô Zeid, a 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Várzea Grande reuniu lideranças políticas e representantes de movimentos femininos de todo o estado. A prefeita Flávia Moretti (PL) abriu o evento ao lado de todas as titulares e adjuntas de suas secretarias, que, juntas, ultrapassam 75% do quadro de cargos de liderança da atual gestão.
Entre as destacadas presenças, a deputada estadual Janaína Riva (MDB) saudou a prefeita e reforçou a importância de espaços de protagonismo feminino na política: “São poucas as ocasiões em que mulheres ocupam o centro das decisões. Hoje, precisamos valorizar cada uma de nossas líderes: da rede de enfrentamento à violência doméstica à superintendência da Mulher que se avizinha”.
Alexandrina Esquivel, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, lembrou que “os debates de hoje vão enriquecer propostas que garantam mais democracia e igualdade”. Já Leliane Cristina Borges, do Conselho Estadual, destacou o simbolismo do Dia da Mulher Negra e o legado de Tereza de Benguela.
A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, ressaltou o papel estratégico da conferência: “Sem ouvir diretamente as mulheres, não se criam políticas reais. Este é um ponto de partida para avançarmos no enfrentamento e na proteção”.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Emerson, enfermeiro de formação, reforçou o compromisso de seus pares com a implantação da Delegacia da Mulher 24h e de políticas de acolhimento. A defensora pública e conselheira Tânia Mattos conclamou a sociedade ao controle social: “Participar é fiscalizar e é isso que transforma discurso em prática”.
A delegada Paula Gomes Araújo enfatizou a rede de proteção: “É essencial articular polícia civil, assistência social e serviços de saúde para reduzir a violência doméstica”. Pela primeira vez presente, a auditora Simony Jin, do TCE?MT, revelou dados alarmantes sobre feminicídio e ausência de orçamento dedicado nos municípios e apoiou o compromisso da prefeita Flávia em estruturar e financiar as políticas de mulheres.
Com apresentações culturais do Canto Coral Vitória Régia da Escola Estadual de Educação Básica (EMEB) ‘José Estejo de Campos’, a Conferência reforçou o engajamento político das mulheres na construção de uma Várzea Grande mais justa e segura.
Ainda estiveram presentes debatendo representantes dó Fórum de mulheres Negras, de Mulheres Trans, religiosas afros, entre outras.