O defensor público Iderlipes Pinheiro de Freitas assumiu nesta segunda-feira (30/06) a presidência da Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP) para o biênio 2025/2027. A cerimônia, realizada de forma híbrida, marca uma nova fase na trajetória da entidade, que completa 26 anos na próxima quinta-feira (03/07).
Durante o discurso de posse, Iderlipes destacou que a nova gestão será guiada por princípios fundamentais: união, diálogo aberto, respeito mútuo e escuta ativa. “Assumimos hoje com a certeza de que esses fundamentos serão o alicerce de nossa atuação, contribuindo para uma AMDEP cada vez mais forte, representativa e próxima de seus associados”, afirmou.
A gestão recém-empossada reforça seu compromisso de lutar por melhorias concretas nas condições de trabalho, valorização salarial compatível com a responsabilidade da função, atenção integral à saúde de defensoras e defensores e busca por paridade com outras carreiras do sistema de Justiça. “Temos plena consciência de que esses são anseios legítimos e urgentes da nossa classe, e não mediremos esforços para promover avanços nessas pautas com firmeza e transparência, como merecem todas as Defensoras e Defensores Públicos. Sabemos que o caminho não será livre de desafios. Vivemos tempos difíceis, que exigem resistência, inovação, criatividade e coragem para defender nossas prerrogativas e direitos”, destacou Iderlipes.
Na cerimônia de posse, a defensora Janaina Yumi Osaki, que deixa o cargo de presidenta após duas gestões à frente da AMDEP, manifestou um sentimento de dever cumprido e agradeceu pelo apoio de toda a classe e dos membros da Associação. “Foram anos de batalhas, especialmente no Legislativo Federal, onde buscamos garantir direitos e avanços para nossa carreira. Tenho confiança de que a nova gestão, liderada pelo Iderlipes, continuará esses esforços, elevando ainda mais o trabalho da AMDEP em defesa de todos nós”, declarou.
O secretário executivo de Administração Superior da DPMT, Clodoaldo Queiroz, também destacou a continuidade do trabalho realizado pela entidade. “A Janaina desempenhou seu papel de liderança com excelência, e tenho certeza de que o Iderlipes, com sua experiência e dedicação, comandará uma gestão brilhante”, comentou.
Palavras de incentivo também vieram de colegas que participaram da luta de classe. A defensora Fernanda Maria Cícero de Sá França relembrou o papel da associação na trajetória de muitos defensores públicos. “Quando fui presidente da AMDEP, pude testemunhar as lutas e vitórias que fazem parte da nossa história. Hoje, vendo o Iderlipes assumir essa responsabilidade, tenho esperança de que o trabalho continuará forte, sempre colocando nossa carreira e a Defensoria Pública em primeiro plano, pois a melhora de nossa instituição reflete diretamente na qualidade do atendimento à população”, salientou.
Representando a defensora pública-geral Luziane Castro, o defensor Rogério Borges de Freitas, primeiro subdefensor público-geral, reafirmou o apoio ao trabalho desenvolvido pela AMDEP. “Quero parabenizar pelo excelente trabalho realizado pela entidade e, ao mesmo tempo, cumprimentar o Iderlipes. Em nome da Luziane, dizer que a administração está à disposição para colaborar com a nova gestão”, afirmou.
A cerimônia também empossou Caroline Maat Rodrigues Sakaui (vice-presidenta), Luiz Augusto Cavalcanti Brandão (secretário-geral), Alessandra Maria Ezaki (primeira secretária), Anderson Pereira Martins (diretor de atividades de pesquisas), Nelson Gonçalves de Souza Junior (tesoureiro) e Jorge Alexandre Felipe Viana Munduruca (diretor de previdência e assistência social).
E o Conselho Fiscal está formado por Alenir Auxiliadora F. da Silva Garcia, Janaina Yumi Osaki e Emília Maria Bertini Bueno.