Cidades Quarta-Feira, 19 de Agosto de 2015, 23h:28 | Atualizado:

Quarta-Feira, 19 de Agosto de 2015, 23h:28 | Atualizado:

Notícia

Deputado apresenta Indicação para reforma de escola indígena

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

 

Atendendo aos anseios do povo indígena da comunidade Mamaindê, de etnia Nambikwara, do município de Comodoro, o deputado estadual, Dr. Leonardo (PDT) indicou a necessidade de viabilizar recursos financeiros para reforma da escola indígena.

Atualmente, as salas estão todas sem janelas, com telhas e paredes quebradas, madeira apodrecendo, armários e materiais didáticos ao relento, cozinha e banheiro improvisado, o que torna um obstáculo que afeta diretamente o aprendizado dos alunos.

As condições estruturais precárias da escola já haviam sido constatadas em 2011, pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Naquela época, a sede da escola contava apenas com uma sala de aula, sendo que muitas crianças estudavam em duas outras salas improvisadas nas residências dos próprios indígenas.

“Há anos a comunidade aguarda pela reforma, mas, o descaso vem perpetuando ao longo dos anos sem solução”, criticou.

Vale ressaltar que os povos indígenas têm direito a educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena.

De acordo com a Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a coordenação nacional das políticas de Educação Escolar Indígena é competência do Ministério da Educação (MEC), cabendo aos Estados e Municípios a execução delas para a garantia deste direito.

“Nada mais justo que assegurar a esses povos originários do nosso país, o direito a uma educação de qualidade”, destacou o deputado Dr. Leonardo.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet