O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antonio Azambuja (PP), apresentou indicação solicitando médico legista para o município de São José dos Quatro Marcos. A propositura que tem adesão dos vereadores e da população da cidade aponta a necessidade urgente de nomear ou designar esse profissional em caráter permanente. O que preocupa o deputado é a demora na liberação de corpo e realização de corpo delito por falta de um médico legista no município.
A indicação foi encaminhada ao governador Silval Barbosa (PMDB) e ao secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante. “Esperamos que o setor de segurança pública de uma resposta imediata a comunidade. A falta de um médico legista tem gerado desconforto aos familiares que tem esperar por muito tempo a liberação do corpo dos entes queridos”, explanou.
Azambuja explica que trata-se de uma reivindicação de muita relevância, pois quando ocorre óbito, o corpo tem que ser translado para outro município para perícia, tendo a família que esperar horas angustiantes pela chegada do corpo. “Além da dor da perda de seu ente querido, os familiares tem que conviver com a angústia de ter que esperar um longo tempo até a realização da necropsia. Foi pensando nisso que fiz essa solicitação”, enfatizou.
O parlamentar destacou que a presença de um médico legista em São José dos Quatro Marcos ira atender uma antiga reivindicação da comunidade.
Para o autor da indicação a nomeação ou designação do profissional legista em caráter permanente assegura a eficiência na apuração de infrações penais, cujo desfecho em grande parte depende de perícia técnica.
De acordo com o vice-presidente a ausência também ocasiona deficiência no exame de corpo delito em vitimas vivas. O laudo que auxilia na investigação de casos de violência, também imprescindível na resolução de casos judiciais, consubstanciando os inquéritos e as ações penais.
Segundo o vereador por São José dos Quatro Marcos, Renilson Senhorinho, um médico legista permanente na cidade é uma antiga reivindicação da população através de seus representantes políticos. “Acreditamos que desta vez, por intermédio do deputado Antonio Azambuja, a população será atendida”, ressaltou o vereador.