Fotos que marcam os principais acontecimentos da Justiça do Trabalho em Mato Grosso, máquina de escrever utilizada nas Juntas de Conciliação e Julgamento e um projeto multimídia e interativo para navegar pela história. Esses e outros itens fazem parte do Memorial do TRT/MT e ganham um destaque especial no Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado nesta sexta-feira, 10 de maio.
Para o coordenador de Gestão Documental e Memória do TRT, Nelson Ferraz, esta é uma data para refletir sobre os valores da justiça, da igualdade perante a lei e da proteção dos direitos dos cidadãos. “Através da memória, podemos aprender com o passado e fortalecer as bases para um futuro mais justo e democrático”.
A data foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para celebrar o patrimônio cultural, construído desde o Brasil Colônia. A data escolhida é a mesma da criação, em 1808, da Casa da Suplicação do Brasil, primeiro órgão de cúpula do Judiciário brasileiro.
Memória do TRT/MT
Em Mato Grosso, o TRT realiza uma série de ações para preservar a memória da instituição. Uma delas é o Memorial onde podem ser encontrados objetos que foram testemunhas da história e transformações da Justiça do Trabalho.
Localizado no saguão do complexo-sede do TRT/MT, o Memorial guarda a primeira mesa utilizada por magistrados, uma máquina manual de datilografia utilizada em muitos atos judiciais e fotos da primeira Junta de Conciliação e Julgamento de Cuiabá. O visitante também pode conferir mobiliários, equipamentos, fotografias, filmes, documentos, processos administrativos e o acervo de processos judiciais selecionados como históricos, que contam o passado da Justiça trabalhista no estado.
O Tribunal também investe na guarda de processos históricos no Arquivo Geral. O local, repletos de caixas e arquivos, guarda verdadeiros tesouros históricos, como o primeiro processo ajuizado na Justiça do Trabalho no estado. Muitas dessas histórias foram contadas na obra “Foi Assim... Vidas, olhares e personagens por trás dos processos trabalhistas em Mato Grosso”.
Prêmio Nacional
O TRT/MT possui um projeto multimídia que comemora os 30 anos de instalação do TRT mato-grossense e é destaque nacional como finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2024. Produzido pela equipe da Coordenadoria de Comunicação Social o projeto comemorativo é composto por cinco produtos interativos que levam a um passeio pela história e instalações do TRT/MT.
Encontro Nacional
A Justiça do Trabalho mato-grossense participa nesta semana do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que ocorre de 7 a 10 de maio, na capital paulista. O evento é uma realização conjunta do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Tribunal de Justiça de São Paulo, Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e Tribunal de Justiça Militar de São Paulo.