Cidades Quarta-Feira, 13 de Agosto de 2025, 16h:52 | Atualizado:

Quarta-Feira, 13 de Agosto de 2025, 16h:52 | Atualizado:

GARANTIA DE DIREITOS

DPEMT reforça compromisso com a luta

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

cepm.jpg

 

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), representada pela segunda subdefensora pública-geral, Maria Cecília Alves da Cunha, esteve presente na abertura da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada nesta quarta-feira (13), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Com o tema “Mulheres em Mato Grosso: Avanços e Desafios na garantia de direitos”, o encontro segue até quinta-feira (14), reunindo palestras, grupos de trabalho, rodas de discussões, apresentações artísticas e a eleição de representantes para o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres de Mato Grosso (CEDM-MT), responsável pela organização do evento. 

A segunda subdefensora destacou o papel da Defensoria Pública na defesa dos direitos das mulheres, especialmente as que vivem em situação de vulnerabilidade. “Entre janeiro e julho deste ano, registramos 2.092 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Cada número representa uma vida marcada por medo, dor e resistência — e nos lembra que nossa atuação precisa ir muito além da esfera judicial. Não falamos apenas de processos, mas de acolhimento, escuta qualificada, orientação jurídica e articulação com a rede de proteção”, afirmou. 

Maria Cecília ressaltou ainda que a violência contra a mulher atinge todas as classes sociais, mas recai de forma mais dura sobre mulheres que enfrentam múltiplas vulnerabilidades. “Sabemos que a violência contra a mulher não escolhe classe social, cor ou religião, mas atinge de forma mais dura aquelas que já enfrentam múltiplas vulnerabilidades — mulheres negras, indígenas, quilombolas, mulheres com deficiência, idosas, migrantes e em situação de pobreza. É por elas e com elas que devemos pensar e executar políticas públicas que sejam, de fato, inclusivas e eficazes”. 

A segunda subdefensora pública-geral reafirmou o compromisso da DPEMT de atuar junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, ao Poder Público e à sociedade civil para prevenir, combater e erradicar todas as formas de violência, garantindo que nenhuma mulher seja deixada para trás. “Reafirmo aqui o compromisso da Defensoria Pública de Mato Grosso em trabalhar lado a lado com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, com o Poder Público e com a sociedade civil organizada para que nenhuma mulher seja deixada para trás. Que possamos avançar na prevenção, no combate e na erradicação de todas as formas de violência, garantindo que cada mulher possa viver livre, segura e plenamente cidadã”. 

A programação da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de Mato Grosso conta com a palestra magna “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para todas!”, ministrada pela secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política (SENATP), Sandra Kennedy Viana. Também estão previstas a leitura e aprovação do regimento interno, apresentação da Norma Eleitoral e eleição para o comitê de representantes da sociedade civil e de entidades governamentais. 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet