Cidades Terça-Feira, 27 de Abril de 2021, 11h:28 | Atualizado:

Terça-Feira, 27 de Abril de 2021, 11h:28 | Atualizado:

HERÓIS DA PANDEMIA

Enfermeiro mostra rotina da UTI Covid em hospital de Cuiabá

 

SUELLEN ALENCAR
TV Centro América

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

lenon-enfermeiro2.jpg

 

O enfermeiro Lenon Rodrigues, de 31 anos, gravou um dia de plantão em um hospital de Cuiabá e mostrou como é a rotina de trabalho em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinada para pacientes com Covid-19. O enfermeiro explicou que a ala Covid é uma área restrita e que os equipamentos de proteção são indispensáveis. “A gente vem com a roupa de casa normal e usa uma roupa privativa com touca, óculos e um capote que temos que usar sempre que estiver dentro da UTI. Toda vez que sai, tem que trocar”, explicou.

Já com os equipamentos de proteção, Lenon higieniza as mãos e entra na ala restrita. No local, há oito pacientes internados, que é a capacidade máxima da sala. Desses, seis estão intubados e dois estão acordados. “Temos um plantão bem difícil, porque esses pacientes intubados demandam muita atenção”, ressaltou.

No vídeo, Lenon mostra um dos pacientes mais graves internados na ala usando ventilação mecânica e aparelho de hemodiálise. “A hemodiálise é um dos procedimentos feitos para limpar o rim, que muitas vezes deixa de funcionar por causa da infecção ocasionada pelo coronavírus. Atualmente, esse paciente está usando sete medicações”, contou.

Já para os pacientes acordados os profissionais de saúde os ajudam a se aproximarem da família por meio de vídeos chamadas. “Tenho dois agentes motivadores. O primeiro é olhar para os meus colegas e ver que eles continuam lutando. Por mais que estejamos cansados, temos um ao outro como apoio. Outra coisa é se agarrar nas histórias de vitórias que temos aqui na UTI, olhar para eles [pacientes] e ver a importância do nosso trabalho na vida deles”, declarou.

Lenon disse que, junto com os colegas de trabalho, gerencia mais de 40 bombas de infusão e medicamentos correndo ao mesmo tempo em oito pacientes internados na ala que ele atua. Para o enfermeiro, o trabalho é um objetivo de vida que se apresenta como missão. “Por mais que a gente canse e se decepciona com uma sociedade que não segue regras, saber que nosso papel tem uma grande função na vida dessas pessoas, é muito importante”, ressaltou.

Durante o plantão de 12 horas, o enfermeiro faz uma pausa, às 3h. Depois de cerca de uma hora, ele volta para a rotina. Já pela manhã, Lenon encerra o plantão. “Todos os pacientes estão vivos e essa é uma dádiva que a gente comemora no dia a dia. Agora é ir para casa, descansar um pouco e amanhã tem mais”, finalizou.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou até esta segunda-feira (26), 355.086 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 9.580 óbitos em decorrência do coronavírus no estado. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 506 internações em UTIs públicas e 365 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 91,34% para UTIs adulto e em 46% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (75.314), Rondonópolis (26.265), Várzea Grande (23.795), Sinop (18.667), Sorriso (12.529), Tangará da Serra (11.688), Lucas do Rio Verde (11.245), Primavera do Leste (9.964), Cáceres (7.585) e Alta Floresta (6.776).

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet